Como a escolha de um simples rolamento pode evitar que você tenha um enorme prejuízo na automação da sua empresa?
Sim, isso pode acontecer. Sabendo disso, a Kalatec propõe, neste artigo, colocar à sua disposição os melhores e mais seguros tipos de rolamentos com as mais variadas aplicações para a sua planta fabril.
Neste texto, você vai conhecer, em especial, o Rolamento Linear. O que é, como funciona e suas variações.
Também vai receber orientação sobre qual deles é o mais indicado para o seu projeto.
Boa leitura!
São aplicados nas mais diversas circunstâncias automotivas, domésticas, esportivas, processos de fabricação das indústrias, suportando cargas muito altas, além de materiais corrosivos.
Rolamento, conhecido popularmente como rolimã, é uma peça feita de metal utilizada em diversas aplicações, desde eletrodomésticos a máquinas industriais.
É uma peça muito comum, um mecanismo com esferas que permite o movimento controlado entre duas ou mais peças e tem o objetivo de minimizar o atrito entre os elementos mecânicos que se movem em uma máquina, além de suportar cargas.
Impactam diretamente na capacidade de produção da fábrica, muitas vezes, compondo esteiras e engrenagens de elevação.
Na automação industrial, por exemplo, possibilitam maior controle de máquinas e processos, potencializando a produtividade, qualidade, segurança e eficiência do processo produtivo.
Os Rolamentos Lineares, também conhecidos como Buchas de Esferas Lineares, ou ainda Guias de Eixo, também são muito conhecidos e utilizados nas indústrias.
Geralmente são compostos por anéis (interno e externo) e corpos rolantes (esferas ou rolos) e fabricados com componentes que possuem aço, revestidos com poliacetal e vedação de borracha.
Esses mecanismos, em sua grande maioria, são capazes de suportar cargas axiais e radiais ao mesmo tempo e tem sua classificação descrita conforme seu ângulo de contato.
São usados em movimentos de translação, em linhas retas, com pouco atrito, para movimentar objetos de alta precisão para cargas leves de maneira moderada.
Compostos por uma gaiola de polímero com segmentos de pista de aço temperado, com raspadores e esferas em aço, trabalham conjugados com eixos lineares e possuem aplicações bastante variadas.
Os diferentes tipos de rolamento podem ser utilizados em robôs, linhas de produção, máquinas-ferramentas, sistemas de posicionamento, sistemas de proteção, instrumentos de medição e monitoramento, prensas, furadeiras etc.
São várias as vantagens encontradas na utilização dos Rolamentos Lineares. Seguem abaixo algumas delas:
O Rolamento Linear faz um movimento de translação em equipamentos industriais que necessitam do movimento linear em algumas de suas composições.
Composto por um cilindro externo, com um conjunto de esferas e duas vedações principais, é preso a um eixo de alta dureza, promovendo o movimento de translação deste eixo.
Possui curso limitado, por isso conduz o produto à distância que for necessária.
Esses mecanismos apoiam, guiam, localizam e movem componentes com precisão.
Também funcionam como equipamentos de segurança, garantindo que um eixo tenha somente um único sentido de giro.
E se as máquinas representam hoje 79% da ocupação das indústrias, priorizar investimentos em equipamentos precisa ser uma realidade.
Existem vários tipos de rolamentos lineares, mas abaixo listamos os 5 modelos mais utilizados.
Os Rolamentos Lineares Simples (LM) geralmente são fabricados com materiais que garantem uma vida mais longa, como o aço cromo, com um grande teor de carbono, retificado e temperado na parte externa.
Já na parte interna utiliza-se o poliacetal (POM) e vedações de borracha de Nitrilo Butadieno (NBR).
Requer que o eixo seja retificado, em aço SAE 52100, dureza de 60 a 64 HRC e tolerância h6, para que o conjunto atinja a vida útil prevista.
Essa série é apresentada nas versões LME e LM. A diferença entre as duas está no dimensional externo.
São aplicados em linhas de automação industrial, medicina, embalagem, semicondutores, impressoras 3D, montagem automotiva, aeroespacial, etc.
Os Rolamentos Lineares Flangeados (LMF) são desenvolvidos para serem usados com Eixos Retificados Lisos para apoiar, guiar, localizar e mover componentes com precisão.
São montados com uma capa de aço escovado, preenchidos por 06 a 08 fileiras de esferas em pistas de aço temperado e raspadores.
Pelo fato deste produto estar integrado a um flange isso permite que seja montado com facilidade apenas com uso de parafusos.
Opera com baixo atrito, em temperatura que pode variar entre -200C e +800C, garantindo movimentos suaves e precisos.
O Rolamento Linear Longo (LM-L) é uma ferramenta de movimento linear para deslocamento ilimitado, também utilizado com eixo retificado.
Seu ponto de atrito com o eixo limita-se a contato tangencial, possibilitando uma carga pequena e bem distribuída.
Suas esferas de aço rolam com o mínimo de atrito, obtendo, com isso, um movimento preciso e suave.
O Rolamento Pillow Block (SME) é um mecanismo aberto e montado em bloco (mancal) de alumínio ou ferro fundido, para fornecer alta resistência e rigidez.
Constitui-se de um rolamento de esferas de fixação rápida, combinado com o mancal, e possui vários tamanhos e formas.
Por ser aberto, garante uma operação com suportes lineares de eixos, sem flambagem.
O Rolamento Pillow Block (SMA) é um mecanismo fechado, também montado em bloco (mancal) de alumínio ou ferro fundido, para fornecer alta resistência e rigidez.
Devido à leveza do mancal, as forças de inércia causadas pela aceleração são mínimas.
Por existir diversos tipos de rolamentos, com suas propriedades e aplicações peculiares, você precisa definir um objetivo, o que ele deverá cumprir, a fim de escolher o modelo ideal que atenda ao seu projeto.
Por isso, na hora da escolha, observe, dentre outras particularidades, características como:
Nesse relatório sobre o mercado global de rolamentos de esferas lineares 2020 – 2026 é possível acompanhar as tendências do mercado e as projeções.
Depois de tudo que abordamos aqui, podemos afirmar que não dá para viver sem os benefícios dos rolamentos, nem nos nossos afazeres cotidianos e, muito menos, nas atividades industriais.
É por isso que a Kalatec trouxe até você todo esse conteúdo de informações para facilitar o seu processo de produção com os benefícios da automação industrial, reforçados com sua linha completa de Rolamentos Lineares.
Pois, com um sistema fácil de instalação, esses mecanismos podem prover, para a sua empresa, uma alta capacidade de transferência de cargas, redução no consumo de energia, aumento de produtividade, dentre outros benefícios.