Robôs Industriais: como funcionam e quais os principais tipos?
Automação Industrial

Robôs Industriais: como funcionam e quais os principais tipos?

Em 1961, o primeiro robô industrial foi instalado em uma montadora de automóveis em Nova Jersey, nos EUA. Ele erguia peças aquecidas de metal e as empilhava. 

Desde então, houve uma crescente adoção dessa tecnologia que surpreende pela precisão, velocidade e  robustez.
Em constante evolução, hoje há uma variedade enorme de robôs industriais aptos a auxiliar o trabalho nas fábricas.

Continue nesta leitura para conhecer mais sobre o assunto.

Aprenda como preparar sua fábrica para Indústria 4.0, acesse nosso Ebook!

Robôs industriais: o que são e como funcionam?

Robôs industriais são manipuladores multiuso reprogramáveis e controlados automaticamente, programáveis em três ou mais eixos. Esta definição é dada pela Organização Internacional de Normalização (ISO). Os robôs possuem diferentes graus de liberdade que identificam sua versatilidade. 

Ou seja, o número de movimentos individuais das articulações pode variar. Apresentam base fixa ou móvel e são usados em aplicações de automação industrial.

Os robôs são capazes de mover peças, dispositivos, materiais ou ferramentas, auxiliando em diversas operações da cadeia produtiva.

Possuem características similares em sua composição: 

  • braço mecânico para manipulações controlável;
  • componentes rígidos que atuam como elos, conhecidos como links;
  • conexões de juntas rotativas ou lineares;
  • atuadores, que podem ser, por exemplo, motores elétricos, pneumáticos ou hidráulicos; e
  • extremidades manipuladoras (garra, pinça ou ferramenta) em seus braços   robóticos.

Aplicações dos robôs industriais

São usos comuns aos robôs atividades como fundição, pintura, soldagem e montagem. Além disso, eles são aplicados em movimentação de cargas, inspeção de produtos e deslocamento.

Podem, ainda, manipular, explorar, transportar e armazenar materiais. Isso contribui inclusive para livrar os operários de atividades não ergonômicas.

Os robôs na indústria têm modificado o mercado de trabalho, e o investimento na área garante um futuro melhor, assim como mostra reportagem sobre a era dos robôs no Portal da Indústria. Ele revela também que a estimativa de compra de robôs no Brasil era de 3.500 unidades, em 2019.

Além dos modelos multitarefa, existem também os chamados robôs colaborativos – que interagem com os trabalhadores. Esse tipo é seguro para trabalhar no chão de fábrica, sem a necessidade de isolamentos. 

Há ainda outros robôs que fazem a transferência de itens ou produtos por toda a extensão das linhas de produção, atuando como verdadeiros operadores. 

O investimento na tecnologia robótica é fundamental para inserir a empresa no conceito de Indústria 4.0.

Apesar de ser um número baixo comparado a outros países, ele está em constante crescimento, impactando de forma positiva na indústria nacional, que se torna mais competitiva.

Modelos de robôs industriais

Quais são os tipos de robôs industriais?

Dependendo de seu aspecto mecânico e estrutural, os robôs industriais podem ser classificados em tipos como:

Cartesianos

Este modelo de robô realiza movimentos perpendiculares usando os eixos cartesianos X, Y e Z. Também conhecido como robô retilíneo. Com anatomia retangular, é muito adotado para soldagem. 

Sua configuração é bastante flexível, podendo ser personalizado para diversas tarefas industriais, como: selecionar itens, montar, colocar, carregar e descarregar materiais.

Sua operação e programação são consideradas simples. Além disso, são rentáveis, tornando-se um modelo de robô muito atrativo para as fábricas.

SCARA

robô scara ou robô paralelo

Esta sigla é originada da denominação em inglês Selective Compliance Assembly Robot Arm, que significa Braço Robótico para Montagem de Conformidade Seletiva. Também conhecido como robô paralelo, é semelhante ao modelo cartesiano. 

Muito utilizado em processos de montagem e aplicações de peças, por conta da capacidade de girar o final de seu braço robótico. 

Este robô consegue estender e retrair seu braço, com uma área de trabalho em forma de anel. Tem boa repetibilidade e é fácil de programar.

Delta

Também conhecido como robô de link paralelo ou robô aranha. Seu layout é formado por ligações paralelas de junções unidas a uma base, configurando uma pirâmide invertida.

Excelente para transferir e coletar materiais devido a sua alta precisão de movimentos. 

Opera em alta velocidade, graças ao fácil controle de cada um de seus braços. Este robô é muito utilizado nas indústrias farmacêutica, eletrônica e alimentícia.

Articulados

Chamado também de antropomórfico, este tipo de robô apresenta ao menos três juntas de rotação, garantindo alta mobilidade. Amplamente utilizado na indústria, ele tem um braço robótico ligado a uma base, permitindo o movimento de giro. 

Sua estrutura imita a anatomia do braço humano. Pode alcançar altas velocidades e se alinha facilmente a coordenadas. É flexível para atuar em pequenos espaços. 

Cilíndricos

Este modelo de robô industrial redundante opera ferramentas em diversas posições. Sua estrutura é composta de ao menos uma junta prismática e uma junta rotativa, permitindo movimentos de duas translações e uma rotação. 

Sua forma de trabalho é baseada em sua estrutura cilíndrica. É capaz de realizar movimentos lineares verticais e horizontais. Indicado para aplicações como recolher, girar e colocar.

Como escolher um robô industrial?

Para escolher os robôs industriais ideais, é preciso saber quais serão as suas aplicações. Geralmente, os equipamentos eleitos para manufatura estão entre os tipos citados acima. 

Eles serão definidos de acordo com a função que irão realizar e quais suas vantagens para a empresa.

Também é preciso considerar o número de eixos, a sua velocidade, o alcance e a capacidade de carga, de maneira que atenda às demandas de cada negócio.

Um dos benefícios principais de um robô é a sua capacidade de executar funções repetitivas sem erros, podendo atuar em ambientes considerados perigosos. Sendo assim, além de aumentar a produtividade, ele também eleva a segurança do trabalho.

Qual robô escolher para a sua indústria?

Conclusão

Os robôs industriais são elementos importantes para elevar a precisão e a qualidade em muitos segmentos industriais

Sem dúvida, uma de suas maiores vantagens é a flexibilidade em comparação com outras máquinas, resultando também em maior retorno financeiro. 

Além disso, as condições de trabalho são otimizadas, com as tarefas mais monótonas e complexas sendo destinadas aos robôs, aumentando a confiabilidade da empresa.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre inovação e automação industrial, nos acompanhe também nas redes sociais da Kalatec (Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn).

Até a próxima!

Conheça as soluções da Kalatec para automação industrial!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também