Quantos patins por trilho pode haver em uma guia linear?
Dicas para projetos

Quantos patins por trilho pode haver em uma guia linear?

Muita gente ainda acredita que uma guia linear pode conter apenas um ou dois bloco por trilho. Mas uma guia linear pode possuir vários blocos por trilho, não é comum, é verdade! A grande questão é alinhar os  patins no mesmo trilho na peça movida de modo a não criar forças contrárias. Muito mais comum e atende as demandas da Indústria, e especificar um par de guias, cada qual com dois patins, de modo a distribuir a carga e eliminar ou minimizar o momento torsor. Como é comum em centros de usinagem, tornos CNC, equipamentos de medição, equipamentos automáticos, automação industrial e máquinas de alta precisão, por exemplo.

Porque usar uma guia linear

A missão de uma guia linear é deslizar cargas com precisão e suavidade ao longo de um trilho. Seu deslocamento linear ilimitado acontece por meio de um elemento rotativo integrando um sistema de recirculação de rolamentos e esferas, e um trilho montado para deslocamento. Uma solução eficaz para diferentes aplicações como maquinários industriais, proporcionando um processo mais leve e dinâmico.

Mas existe um outro modelo, com diferente sistema e design, também fabricada pela Kalatec. As guias de trilhos de precisão, que como o próprio nome diz, são muito precisos e requerem pouco espaço de montagem. No entanto, essas guias são indicadas apenas para viagens limitadas.

Além disso, as guias lineares aliam o baixo custo com alto desempenho, e a alta versatilidade em sua aplicação, na horizontal ou na vertical. Também são consideradas a melhor opção em desenvolvimento tecnológico e qualidade de processos produtivos dentro do moderno mercado de tecnologia de automação.

Vale lembrar que existem diferentes tipos e modelos de guias lineares, indicados para aplicações específicas, cuja tabela de aplicação você pode conferir aqui.

Qual a função dos trilhos de guia lineares

Os trilhos de guias lineares são feitos de aço temperado ou aço inoxidável devido à resistência do metal necessário para garantir uma vida útil mais longa e alta precisão. São os trilhos que vão suportar os blocos e, portanto, as cargas que precisam ser movimentadas.

A relação da capacidade de carga dinâmica e carga propriamente aplicada sobre os trilhos é o que vai definir sua vida útil e seu desempenho.

Para obter os melhores resultados é preciso dimensionar como serão as movimentações no processo industrial e, a partir disso, selecionar a guia linear compatível.

Guias Lineares Kalatec - baixo custo, alto desempenho e tecnologia.

Guias Lineares Kalatec – baixo custo, alto desempenho e tecnologia.

Como garantir longevidade às guias lineares

Lubrificação é o segredo desse processo. Além disso é a forma mais fácil de garantir que a guia linear funcione por mais tempo com a mesma eficiência. Para isso é preciso remover o bloco ou os blocos do trilho, e as caixas de cada bloco, se atentando para que não perca nenhum rolamento.

Limpe a caixa do mancal com um pano e lubrifique o rolamento com óleo sintético ou lubrificantes à base de graxa. Confira se os rolamentos estão devidamente recolocados na carcaça e retorne com o bloco para a pista, para testar o funcionamento.

Existem alguns modelos de guias lineares com sistemas autolubrificantes e reduzem significativamente o número de manutenções por um longo período.

Ainda pensando na longevidade das guias lineares, ao comprar itens para o seu funcionamento, é preciso pensar em questões como tamanhos, nível de altura e aplicabilidade, e sempre verificar se são intercambiáveis, para o caso de possíveis substituições futuras. Peças com essas características precisam seguir padrões internacionais de medidas e estarem alinhadas com os principais fabricantes do mercado. Dessa forma você previne grandes transtornos se precisar fazer alguma troca sem ter que alterar o projeto mecânico inteiro.

Não fique com dúvidas para escolher e implantar as melhores guias lineares, a quantidade de caixas por trilho, nem os demais equipamentos e acessórios. Consulte um de nossos consultores e conquiste o melhor desempenho no processo de automação para a sua empresa.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também