Controlador e programador de produção: o que é e como atua?
Automação Industrial

Controlador e programador de produção: o que é e como atua?

controlador programador de produção

Uma orquestra precisa da regência de um maestro para que cada músico realize seu papel, no tempo certo, e o resultado seja bem-sucedido. Na indústria, ocorre algo semelhante: é necessário contar com um controlador e programador de produção, para que haja equilíbrio entre as operações e as metas planejadas sejam alcançadas.

Quer saber como a programação ajuda a harmonizar o seu sistema produtivo? Então, continue a leitura.

O que é a programação da produção?

Programação da produção é uma técnica de PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção) que define o que será produzido, sua quantidade, processos utilizados e o período em que será realizado. É um sistema adotado em indústrias de transformação, para harmonizar o fluxo de fabricação.

Todas as etapas de produção são acompanhadas, com a finalidade de manter a sustentabilidade das operações e aumentar a sua eficiência.

Essa técnica ajuda a otimizar o negócio, fazendo-o crescer, pois coleta informações sobre estoques, previsão de vendas, linha de produtos, formas de fabricação, capacidade produtiva, etc., gerando as ordens de serviço.

O PPCP detalha todas as atividades, orientando a equipe para a correta realização das mesmas, no tempo certo e usando os métodos corretos – que podem ser específicos para cada tipo de produto.

Portanto, o programador tem em suas mãos informações valiosas para agir de forma eficaz e coordenar o trabalho de funcionários, máquinas e instalações.

99 2 1

Qual é a diferença entre planejar, programar e controlar a produção?

Podemos afirmar que as ações se complementam. Inicialmente, é feito um planejamento estratégico, pensando na previsão de vendas e nos recursos disponíveis para a produção das demandas.

A programação pode ser dividida em fases, indicando quais tarefas serão realizadas em cada uma. A compra de materiais, a montagem e a fabricação são definidas, com base nos pedidos e seguindo os critérios de prioridade da empresa.

Todas essas ações são acompanhadas e controladas para assegurar que o plano está sendo aplicado. Para tanto, dados são reunidos e analisados, permitindo a identificação rápida de irregularidades e correções imediatas.

Quais os objetivos da programação da produção?

O papel da programação é conseguir o melhor aproveitamento dos recursos de uma fábrica, conciliando oferta e demanda. Ela existe para definir o quê, quanto, quando produzir, comprar e entregar.

Procura diminuir o prazo de entrega, com os processos produtivos sendo executados de forma planejada. Assim, se produz mais, gastando menos e elevando os ganhos.

Orientada por essa técnica, a empresa pode tomar decisões melhores para as vendas, gerenciando suas atividades para atender bem ao seu público consumidor.

O PPCP ainda ajuda a lidar com imprevistos do cotidiano industrial, como falta de matéria-prima ou quebra de maquinário, direcionando medidas corretivas.

O que é Controlador e Programador de Produção?

Pode parecer complexo organizar pedidos, recursos e entregar produtos de qualidade dentro do prazo.

Mas isso é possível, devido ao trabalho fundamental de um determinado profissional: o controlador e programador de produção.

Qual é o papel do PPCP?

O controlador e programador de produção aplica as técnicas do PPCP, sendo considerada uma das funções mais importantes dentro de uma empresa.

Como o nome indica, ele é responsável por planejar, programar e controlar a produção, fazendo agendamentos, logística de suprimentos e monitoramento.

Isto é, realiza todo o necessário para que os projetos saiam do papel e o cliente receba seu produto.

Ele costuma participar de reuniões de fechamento de pedidos, para informar os gestores sobre possíveis problemas que possam ocorrer em alguma das etapas de produção.

Entre as suas atribuições, ainda tem que elaborar cronogramas de fornecimento, verificar se o material comprado chegou direitinho, emitir ordens de produção, etc.

Quanto ganha um PPCP?

Segundo o site de empregos Vagas, um controlador e programador de produção recebe, em média, R$ 3.098,00, que pode chegar a até R$ 4.267,00, e a formação mais comum é a de graduação em Engenharia de Produção.

Entre os temas que o profissional deve dominar estão: conceitos de logística industrial, elaboração de cálculos com planilhas eletrônicas, entre outros.

Como fazer uma boa programação de produção?

Para garantir que um sistema produtivo funcione perfeitamente, o controlador e programador de produção deve desenvolver um roteiro de operações, definindo os processos necessários para cada produto.

O documento deve conter o tempo e a sequência das atividades, os equipamentos e outros materiais necessários, além de reservar períodos para setup e manutenção.

Os indicadores industriais devem ser amplamente utilizados, pois auxiliam o trabalho do programador, esclarecendo aos envolvidos todo o planejamento e quais são as metas da empresa.

A criação de um calendário de produção também pode ser útil, porque traz informações sobre a capacidade produtiva, auxiliando a planejar horas extras.

Além disso, existem diversas ferramentas especializadas disponíveis no mercado para ajudar a fazer a programação da produção com agilidade e precisão.

99 2 2

Conclusão

Pudemos perceber que, assim como planejamos o nosso dia a dia, usando agendas, por exemplo, para organizar nossas prioridades e direcionar nossas ações, a indústria também precisa programar seus projetos.

Isso porque os recursos devem ser usados de forma consciente, para evitar desperdícios, e também para atender com agilidade às suas demandas, aumentando a competitividade.

Portanto, o PPCP é uma das estratégias mais indicadas para alinhar processos, aprimorar a gestão e fazer o empreendimento crescer. Por isso o trabalho do controlador e programador de produção é tão importante.

E para otimizar a sua linha de produção, conte com a Kalatec, líder em automação industrial. Visite o nosso site para conhecer soluções para os mais diversos projetos.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também