O inversor de frequência é essencial em um bom sistema de automação industrial. Ele é responsável por alterar a frequência da rede, de acordo com as necessidades do motor. Isso ajuda a mudar os valores de rotação e velocidade, além de gerar economia e aumento da durabilidade.
Ao mesmo tempo, não basta conectar o equipamento e aguardar os bons resultados. Para potencializar a atuação da máquina, o ideal é saber como explorar as funcionalidades desse recurso.
Que tal não ter mais dúvidas a respeito do tema? Veja como aproveitar tudo o que o inversor de frequência tem a oferecer!
Faça a especificação correta
Para explorar todo o potencial que o equipamento apresenta, é essencial especificá-lo corretamente. Para tanto, comece com uma análise do sistema de automação e do número de fases do motor.
Depois, pense em características como a alimentação, a potência, a frequência de saída, a forma de comunicação e assim por diante. Compreenda como será o sistema pronto para selecionar a alternativa que é capaz de oferecer, exatamente, o que for necessário.
Além de isso levar a uma compra ideal, também leva ao máximo aproveitamento dos recursos disponíveis. Então, há uma redução dos custos e uma garantia quanto aos melhores resultados.
Opte por uma versão com driver moderno e adequado
Se quiser maximizar a atuação do inversor de frequência, ao mesmo tempo em que obtém economia, é preciso avaliar o driver empregado. Esse elemento envolve a tecnologia e deve ser moderno o bastante para cumprir a função da maneira ideal.
Com um bom driver, é possível diminuir o gasto de energia, aumentar o monitoramento e fazer um controle maior de velocidade e outros aspectos. Além do rendimento das máquinas, há uma elevação na utilização dos recursos.
Não se esqueça de verificar a compatibilidade, para garantir que todos os elementos possam ser acionados corretamente. Sem isso, há uma perda elevada em relação ao potencial.
Escolha inversores de frequência que atendam a Norma NR12
Inversores de Frequência são itens bem comum de encontrar no mercado. Porém precisamos aproveitar todos os recursos e estar dentro da Norma NR12 para a segurança do projeto e do operador.
A adequação a Norma NR12 exige que o inversor de frequência tenha a função STO. Desse modo fica mais fácil explorar as funcionalidades sempre que for necessário.
Tenha cuidado com o isolamento do motor
Embora o inversor de frequência seja muito prático e funcional, ele gera picos de tensão no equipamento. Esses valores afetam diretamente o enrolamento do motor e podem até comprometer o sistema de isolamento. Se isso acontecer, há um comprometimento do sistema e não dá para aproveitar todo o potencial do inversor.
Para não correr o risco, o melhor é adquirir um motor de qualidade. De marca reconhecida e de um fornecedor confiável, o item deve oferecer proteção extra contra esse cenário. Assim, dá para explorar ao máximo as funcionalidades.
Com essas ações, dá para potencializar a atuação do inversor de frequência e aumentar o nível de economia. Então, não deixe de colocar isso em prática para otimizar o desempenho.
E para não ficar de fora de nenhuma dica ou novidade tecnológica, curta a nossa página no Facebook!