Quando devo escolher um motor de passo ou um EasyServo?
Automação Industrial Dicas para projetos

Quando devo escolher um motor de passo ou um EasyServo?

O motor de passo e o EasyServo foram projetados para diferentes finalidades. Escolher o equipamento correto conforme o objetivo contribui para melhorar o trabalho que está sendo efetivado.

Para escolher entre um e outro, é necessário avaliar os prós e os contras de cada produto. Somente uma cuidadosa análise permitirá que se aplique a melhor solução ao projeto industrial.

A seguir, mostramos algumas dicas para escolher entre um e outro equipamento conforme a ocasião e as suas necessidades!

As principais características do motor de passo

Geralmente, o motor de passo tem preço mais acessível. Além disso, ele oferece custos mais baixos de cabeamento.

Outra característica que vale realçar é a parametrização facilitada, pois ele tem um sistema de controle com malha aberta, simplificando a conexão com a máquina.

Os motores de passo oferecem opções de torque mais baixo.

As principais características do EasyServo

O EasyServo envolve as características dos motores de passo, mas oferece maior precisão. O acionamento é realizado de forma similar (com sinais de pulso e de direção), mas opera em malha fechada, em que o EasyServo tem um sensor de posição e a capacidade de corrigir ou prevenir falhas.

Além disso, apresenta torques mais altos, estando apto a atuar com tensões mais elevadas. O sensor de posição favorece o menor consumo de energia e a temperatura interna do equipamento, oferecendo uma vida útil mais longa.

Os movimentos mais suaves ajudam na redução dos ruídos.

motor de passo

O regime contínuo Vs. O regime intermitente

O motor de passo aplica-se melhor ao trabalho de regime contínuo. Assim, ele desacelera ou acelera determinado sistema. Também atende às necessidades de uma faixa de torque.

Ele pode ficar totalmente imóvel quando se encontra em repouso, mesmo que a corrente de alimentação esteja ativa.

Já o EasyServo é recomendado para trabalhos de intermitência máxima, paradas instantâneas, ações repetitivas e alterações bruscas na direção.

Quando se encontra em repouso, esse tipo de motor realiza “buscas”, que são as movimentações de vai e vem. É uma movimentação que não é facilmente perceptível, mas existe.

A repetitividade e a alimentação

Os motores de passo podem ser usados em diferentes aplicações, especialmente quando atuam em uma só direção, porém a precisão pode sofrer alguma interferência com a redução de corrente, a mudança na direção e o aumento da carga, que podem ultrapassar o potencial do motor.

Por causa da fricção ou inércia, esses motores tendem a perder passos após uma brusca mudança. Depois disso, o motor readquire sua repetitividade.

Quanto à alimentação, o motor de passo é comparável a um indutor em série com resistência. A corrente leva algum tempo para se desenvolver. O resultado é que a velocidade fica restringida à tensão de alimentação. Quanto mais elevada a tensão que incide sobre o motor e o driver, maior será a produtividade, ou seja, o motor rende mais. Mas a tensão precisa respeitar os limites suportados pelo equipamento.

Já o EasyServo é mais eficiente em relação à repetitividade, considerando que sua malha fechada permite fazer as correções necessárias.

Quanto à alimentação, esse tipo de motor atua de maneira parecida à dos motores de passo. Mas está sempre integrado ao driver, pois é ele que oferece a tensão e a corrente requeridas para a movimentação.

Por esse motivo, alguns desses motores não precisam de fontes e podem ser alimentados diretamente na tomada.

Diante dos critérios apresentados, percebe-se que a escolha entre o motor de passo ou o EasyServo deve ser planejada, ainda que, de modo geral, o último ofereça vantagens sobre o primeiro.

O que você achou do artigo? Esclareceu suas dúvidas? Muitos outros leitores também têm dúvidas sobre o assunto! Compartilhe o artigo nas redes sociais para que outras pessoas tenham acesso a ele!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também