Ir para o conteúdo
Site Kalatec
kalatec-side-image
Início » Automação Industrial » Barômetro: o que é e como medir a pressão atmosférica?

Barômetro: o que é e como medir a pressão atmosférica?

  • Automação Industrial
  • 20 de setembro 2022

Compartilhe:

barômetro

Importante artefato de medição, o barômetro tem o papel de determinar a pressão exercida pelo ar no ambiente. 

O primeiro exemplar do instrumento foi criado pelo cientista Torricelli – que foi aluno de Galileu – e continha mercúrio em um tubo de vidro. Mais tarde, foi desenvolvido um modelo que não usava líquido e era portátil, porém menos preciso: o aneroide.

Ao longo dos séculos, desde a sua invenção, o barômetro ganhou novas versões e hoje o encontramos até mesmo embutido em celulares e relógios.

Mas e você, conhece bem esse aparelho? Continue a leitura para entender para que ele serve, como usá-lo, além de esclarecer outras dúvidas recorrentes sobre o assunto.

O que é barômetro?

Barômetro é um instrumento científico que mede a pressão atmosférica. Como a pressão se altera dependendo do nível do mar, também pode ser usado para medir a altitude. É utilizado na física e na meteorologia, em campos, navios, aviões e laboratórios, para encontrar o valor da pressão exercida pelo ar no ambiente.

Existem dois tipos principais do aparelho: o barômetro de mercúrio e o barômetro aneroide. Além dessas versões, também são encontrados barômetros analógicos, digitais, como complementos de aparelhos como drones, smartphones e relógios, entre outros.

Na indústria, é comum o uso de barômetros digitais em operações de embalagem a vácuo e para auxiliar processos gravimétricos.

Qual é a função do barômetro?

O barômetro é utilizado para medir a pressão atmosférica, com grande aplicação na meteorologia, já que apresenta as tendências climáticas. Quando a pressão barométrica sobe, geralmente indica uma melhora no estado do tempo.

O artefato também pode ser adotado para: medição de altitude, níveis, força, ou volume e massa; determinação de vazão ou de densidade.

O barômetro aneroide é empregado em casas e navios, em qualquer época do ano, enquanto o de mercúrio é um instrumento mais comum em ambientes de pesquisa.

Ciclistas, montanhistas e outros atletas se beneficiam com os dados fornecidos pelo instrumento, como: a medida exata da altura alcançada durante um percurso ou o ponto mais alto durante uma corrida.

Pescadores também são adeptos do aparelho, pois a pressão atmosférica interfere no comportamento dos peixes, e isso está diretamente ligado ao sucesso de uma pescaria.

Como medir a pressão do ar?

Muito preciso, o barômetro de mercúrio é constituído por um tubo de vidro com quase 1m de comprimento e uma das extremidades tapada, além de uma base e mercúrio.

A extremidade aberta do tubo é invertida na base contendo mercúrio. O mercúrio da coluna desce para a base até que o peso da coluna de mercúrio fique igual ao peso de uma coluna de ar de mesmo diâmetro (que vai da superfície até o topo da atmosfera).

Para medir a pressão do ar com esse aparelho, observa-se o comprimento ou altura da coluna de mercúrio, encontrando uma medida da pressão atmosférica que, quando em nível do mar, mede 760 mmHg. 

O barômetro aneroide é menor e menos preciso, porém, mais portátil do que o de mercúrio. É composto por uma câmara metálica com uma parte evacuada que é comprimida com o aumento da pressão e expandida com a diminuição da mesma. Essa movimentação é transmitida a um ponteiro que indica unidades de pressão.

Esse tipo de barômetro costuma ser usado em barógrafos (aparelhos que gravam alterações de pressão).

Qual a unidade de medida do barômetro?

Segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade padrão de pressão é o Pascal (Pa), sendo que 1 pascal equivale a 1 Newton/1m2. Muitos cientistas adotam a unidade milibar (1 mb = 100 Pa), mas o uso do Pascal ainda se sobressai.

Outra unidade que pode ser empregada nesse tipo de medição é o milímetro de mercúrio (mmHg) ou polegadas de mercúrio.

Vale lembrar que a pressão média do ar quando em nível do mar vale 101,325 KPa (KPa significa quilopascal e é igual a 1000 Pa) ou 1013,25 mb ou 760 mmHg e o intervalo usual de variação fica, geralmente, entre 970 mb e 1050 mb.

Como usar o barômetro para saber se vai chover?

O barômetro auxilia na previsão de alterações no tempo, fornecendo informações sobre massas de ar. Quanto maior a pressão atmosférica, maiores as chances de se ter um dia de sol. Quanto menor a pressão do ar, aumenta a probabilidade de céu nublado, chuvas ou vento na superfície terrestre.

Assim, utilizando apenas esse instrumento, dá para prever as condições atmosféricas. Então, agora você já sabe: se a pressão estiver subindo, é provável que seja um bom dia. Se estiver caindo, há chances de tempo fechado.

Quer saber como funciona um motor de indução? Leia mais!

O que é o barômetro no celular?

Os celulares modernos podem atuar como barômetros. Isso mesmo: muitos já vem com a ferramenta incluída, outros aceitam a instalação de aplicativos para o mesmo fim. Tais barômetros digitais não têm a mesma precisão que um modelo de mercúrio, por exemplo, mas podem ser calibrados para realizar uma leitura melhor. Basta informar a sua elevação precisa – informação que o aparelho aprenderá sozinho, com o passar do tempo.

Além do auxílio na previsão do tempo e medição de altitude, o barômetro no celular atua como um sensor que capta dados complementares para o GPS, melhorando a sua precisão.

Barômetro caseiro funciona?

Um barômetro artesanal também funciona e ajuda a analisar a pressão atmosférica, permitindo prever o tempo. Para montar o seu próprio barômetro aneroide, use uma bexiga, um recipiente de vidro, papel-cartão, elástico e um canudo. Agora, siga esses passos simples:

  • Pegue a bexiga e corte sua ponta, garantindo uma boa abertura, de forma que cubra a boca do recipiente inteiramente. Estique a bexiga no topo do pote, cobrindo por completo, sem deixar rugas. Para que não saia do lugar, coloque um elástico;
  • Cole um canudo em cima dessa “tampa” de bexiga, com a ponta chegando até o centro. A ponta que fica “pra fora” funcionará como ponteiro do barômetro;
  • Adicione uma seta feita de papel-cartão, enfiando-a e fixando na ponta do canudo que não foi colada. A seta servirá para indicar a movimentação do canudo, mediante as alterações da pressão;
  • Agora, apoie ou cole um papel rígido em uma parede, colocando o pote ao seu lado, com o ponteiro voltado em sua direção, quase tocando-o. Marque no papel a posição da seta e escreva “alta” acima e “baixa” abaixo dessa marcação;
  • Hora de começar a registrar as alterações de posição do ponteiro. A subida do mesmo se refere a uma pressão também subindo, enquanto a descida indica queda de pressão;
  • Anote as condições climáticas a cada alteração na posição do barômetro e vá interpretando os resultados: observe como estava o céu quando a pressão subiu ou desceu.

Barômetro: história

O primeiro exemplar do instrumento foi criado em 1643, pelo cientista italiano Torricelli, e continha mercúrio em um tubo de vidro. Existem algumas discussões a respeito da autoria, já que pouco tempo antes, o matemático Gasparo Berti realizou projetos semelhantes.

Mais tarde, já em 1843, o francês Lucien Vidie desenvolveu o modelo aneroide, partindo do conceito elaborado pelo alemão Gottfried Leibniz, que diz que a deformação de uma cápsula de metal vazia podia ser uma forma de medir a pressão do ar. Atualmente, esses são os barômetros mais comuns. 

Conclusão

Concluímos que a invenção do barômetro contribuiu significativamente para a obtenção de dados importantes, que facilitam a nossa vida auxiliando, por exemplo, a prever as condições climáticas ou a melhorar a precisão do GPS.

Vimos que esse instrumento pode ser aplicado em diversas áreas, como a esportiva, científica e industrial. Conhecemos formas de medir a pressão do ar, com o modelo de mercúrio ou o aneroide, e até aprendemos a construir um barômetro caseiro.

Gostou do artigo? Para mais conteúdo sobre instrumentos e equipamentos, continue navegando pelo blog e acompanhe também nosso canal no YouTube e redes sociais: Instagram e Facebook.

Para soluções de Automação, acesse o site Kalatec. Até o próximo post!

Picture of Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 25 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especializado em Automação Industrial pela USP e MAUÁ. Atuei em projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Cadastre-se na nossa Newsletter

Instagram Facebook Youtube Linkedin

© 2025 © Grupo Kalatec. Todos os direitos reservados.