Você sabe o que é, quais são os tipos de rolamento e como escolher o ideal em seu projeto? Entenda isso e muito mais!
Rolamento, conhecido popularmente como rolimã, é um item muito utilizado em eletrodomésticos, automóveis e até equipamentos esportivos.
Sabendo do seu potencial para o funcionamento seguro e correto de máquinas e equipamentos, a indústria também aproveita os seus benefícios.
Presente em esteiras, empilhadeiras e uma infinidade de outras aplicações, essa peça faz realmente a diferença nas linhas de produção, suportando cargas elevadas em ambientes agressivos.
Continue a leitura desse conteúdo que a Kalatec preparou para que você compreenda o porquê dos diferentes tipos de rolamento serem fundamentais para a sua empresa.
O que são rolamentos industriais?
Rolamento industrial é um componente de transmissão mecânica utilizado em máquinas, motores e ferramentas para realizar movimentação rotativa controlada entre duas ou mais partes.
Essa peça serve para reduzir o atrito de deslizamento entre eixos, polias e mancais, carregando e suportando cargas. Resiste a ambientes agressivos, apoiando o movimento de eixos em operações industriais.
Geralmente é feito de aço combinado com cromo, produzido para resistir a variações de temperatura e velocidade, além de impactos mecânicos. Sua composição inclui: elementos rolantes, retentores, gaiolas e pistas.
Necessita de lubrificação para seu correto funcionamento, com frequência que varia bastante conforme o modelo de rolamento.
Os rolamentos industriais podem ser usados em esteiras planas e inclinadas, sistemas lineares e outras operações que envolvam o movimento de engrenagens.
A contribuição para a redução de falhas de operação nos processos produtivos é um dos seus principais benefícios.
Como os rolamentos são classificados?
Os diferentes tipos de rolamento são divididos em dois grupos principais: rolamentos de esferas e rolamento de rolos.
Podemos, ainda, classificar os rolamentos quanto a aplicação de forças ou segundo a direção em que é utilizada a carga:
Axiais
Os rolamentos axiais suportam carregamentos axiais, ou seja, no mesmo sentido do eixo.
Este é um dos tipos de rolamento bloqueia o deslocamento no sentido axial e não pode ser usado para cargas radiais. Têm alta capacidade de carga, com ângulo de contato maior que 45°.
Radiais
Rolamentos radiais aguentam cargas radiais e não atuam com cargas axiais, evitando o deslocamento no sentido transversal ao eixo.
Geralmente têm alta capacidade de carga radial e ângulo de contato menor que 45°, atuando de forma perpendicular ao eixo.
Mistos ou combinados
Há ainda os rolamentos mistos, também chamados de combinados. Rolamentos desse tipo combinam características de carga radiais e axiais, trabalhando nos dois sentidos.
Conheça os tipos de rolamento industriais
São diversos os modelos de rolamento produzidos especialmente para a indústria, com materiais resistentes e aplicabilidade variada. A seguir, te apresentamos os principais modelos:
Rolamento de esferas
É classificado quanto a apresentação de seus anéis: de esferas rígido, de contato angular e axiais.
No rolamento de esferas, a superfície de contato tem formato oval quando a carga é empregada, apresentando baixo ruído. Por ter pouco contato com a pista ou anel, suporta cargas menores em comparação com os rolamentos de rolos.
O ponto de contato oferece pouca resistência ao giro, por isso o rolamento de esferas costuma ser usado em aplicações de alta velocidade e baixo torque.
Rolamento de rolos
Os rolamentos de rolos são classificados a partir do formato dos elementos rolantes e podem ser: cilíndricos, agulhas, cônicos ou esféricos.
A superfície de contato do rolo com a pista ou anel é, normalmente, retangular e linear, quando a carga é colocada. Seu torque de rotação é maior em comparação com o rolamento de esfera, apresentando rigidez superior.
Assim, o rolamento de rolos suporta cargas altas e, em consequência, tem velocidade menor.
Rolamentos autocompensadores
São constituídos de uma estrutura especial de esferas ou rolos para compensar prováveis desalinhamentos angulares, com duas carreiras no anel interno e uma pista esférica no anel externo.
Essa característica ajuda o rolamento autocompensador a superar flexões de eixos, resultando em menos atrito.
É capaz de atuar sob baixas temperaturas e com velocidade elevada, suportando cargas variadas. Seu uso é indicado para eixos longos e flexíveis, em indústrias agrícola e química, por exemplo.
Rolamentos de precisão
Esse tipo de rolamento de esferas com contato angular tem uma estrutura de anéis externos e internos, além de coroas de esferas e gaiolas com janela. Sua exatidão é muito elevada, sendo escolhido para aplicações exigentes.
Como é uma peça muito precisa, no momento da troca, ela não pode ser substituída por outro modelo de rolamento, sob risco de perder a eficiência da operação.
Rolamentos lineares
Também chamados de buchas de esferas, os rolamentos lineares são compostos por gaiola de polímero com segmentos de pista de aço temperado com raspadores e esferas.
São usados em eixos lineares para realizar deslocamentos laterais horizontais ou verticais de avanço e retorno.
O que é e para que serve o rolamento linear?
Rolamento linear é uma peça feita de metal utilizada em diversas aplicações, desde eletrodomésticos a máquinas industriais. Também são conhecidos como buchas de esferas lineares, ou ainda guias de eixo.
São aplicados nas mais diversas circunstâncias automotivas, domésticas, esportivas, processos de fabricação das indústrias, suportando cargas muito altas, além de materiais corrosivos.
É uma peça muito comum, um mecanismo com esferas ou rolos que permite o movimento controlado entre duas ou mais peças e tem o objetivo de minimizar o atrito entre elementos mecânicos que se movem em uma máquina.
Impactam diretamente na capacidade de produção da fábrica, muitas vezes, compondo esteiras e engrenagens de elevação, suportando cargas.
Geralmente são compostos por anéis (interno e externo) e corpos rolantes (esferas ou rolos) e fabricados com componentes que possuem aço, revestidos com poliacetal e vedação de borracha.
Esses mecanismos, em sua grande maioria, são capazes de suportar cargas axiais e radiais ao mesmo tempo e têm sua classificação descrita conforme seu ângulo de contato.
São usados em movimentos de translação, em linhas retas, com pouco atrito, para movimentar objetos de alta precisão para cargas leves de maneira moderada.
Compostos por uma gaiola de polímero com segmentos de pista de aço temperado, com raspadores e esferas em aço, trabalham conjugados com eixos lineares e possuem aplicações bastante variadas.
Os diferentes tipos de rolamento podem ser utilizados em robôs, linhas de produção, máquinas-ferramentas, sistemas de posicionamento, sistemas de proteção, instrumentos de medição e monitoramento, prensas, furadeiras etc.
Vantagens do rolamento linear
São várias as vantagens encontradas na utilização dos rolamentos lineares. Seguem abaixo algumas delas:
- Ampla série de produtos;
- Alta capacidade de carga;
- Sistema de fácil instalação;
- Redução no consumo de energia;
- Dimensionamento intercambiável;
- Disponibilidade de modelos abertos e fechados;
- Processo de manutenção e lubrificação simples;
- Materiais de alumínio de alto nível com baixo peso;
- Ferro fundido de alta resistência para os modelos flangeados.
E como funciona?
O rolamento linear faz um movimento de translação em equipamentos industriais que necessitam do movimento linear em algumas de suas composições.
Constituído por um cilindro externo, com um conjunto de esferas e duas vedações principais, é preso a um eixo de alta dureza, promovendo o movimento de translação deste eixo.
Possui curso limitado, por isso conduz o produto a distância que for necessária.Esses mecanismos apoiam, guiam, localizam e movem componentes com precisão.
Também funcionam como equipamentos de segurança, garantindo que um eixo tenha somente um único sentido de giro.
E se as máquinas representam hoje 79% da ocupação das indústrias, priorizar investimentos em equipamentos precisa ser uma realidade.
Principais modelos de rolamento linear?
Existem vários tipos de rolamento lineares, mas abaixo listamos os 5 modelos mais utilizados.
Simples (LM)
Os Rolamentos Lineares Simples (LM) geralmente são fabricados com materiais que garantem uma vida mais longa, como o aço cromo, com um grande teor de carbono, retificado e temperado na parte externa.
Já na parte interna utiliza-se o poliacetal (POM) e vedações de borracha de Nitrilo Butadieno (NBR).
Requer que o eixo seja retificado, em aço SAE 52100, dureza de 60 a 64 HRC e tolerância h6, para que o conjunto atinja a vida útil prevista.
Essa série é apresentada nas versões LME e LM. A diferença entre as duas está no dimensional externo.
São aplicados em linhas de automação industrial, medicina, embalagem, semicondutores, impressoras 3D, montagem automotiva, aeroespacial, etc.
Flangeado (LMF)
Os Rolamentos Lineares Flangeados (LMF) são desenvolvidos para serem usados com Eixos Retificados Lisos para apoiar, guiar, localizar e mover componentes com precisão.
São montados com uma capa de aço escovado, preenchidos por 06 a 08 fileiras de esferas em pistas de aço temperado e raspadores.
Pelo fato deste produto estar integrado a um flange isso permite que seja montado com facilidade apenas com uso de parafusos.
Opera com baixo atrito, em temperatura que pode variar entre -200C e +800C, garantindo movimentos suaves e precisos.
Longo (LM-L)
O Rolamento Linear Longo (LM-L) é uma ferramenta de movimento linear para deslocamento ilimitado, também utilizado com eixo retificado.
Seu ponto de atrito com o eixo limita-se a contato tangencial, possibilitando uma carga pequena e bem distribuída.
Suas esferas de aço rolam com o mínimo de atrito, obtendo, com isso, um movimento preciso e suave.
Montado em bloco de alumínio ou Pillow Block (SME)
O Rolamento Pillow Block (SME) é um mecanismo aberto e montado em bloco (mancal) de alumínio ou ferro fundido, para fornecer alta resistência e rigidez.
Constitui-se de um rolamento de esferas de fixação rápida, combinado com o mancal, e possui vários tamanhos e formas.
Por ser aberto, garante uma operação com suportes lineares de eixos, sem flambagem.
Montado em bloco de alumínio ou Pillow Block (SMA)
O Rolamento Pillow Block (SMA) é um mecanismo fechado, também montado em bloco (mancal) de alumínio ou ferro fundido, para fornecer alta resistência e rigidez.
Devido à leveza do mancal, as forças de inércia causadas pela aceleração são mínimas.
Como saber o tipo de rolamento mais indicado para o seu projeto
Por existir diversos tipos de rolamentos, com suas propriedades e aplicações peculiares, você precisa definir um objetivo, o que ele deverá cumprir, a fim de escolher o modelo ideal que atenda ao seu projeto.
Por isso, na hora da escolha, observe, dentre outras particularidades, características como:
- A carga que o rolamento deve suportar: que pode ser axial (exercida paralelamente ao eixo), radial (exercida perpendicularmente ao eixo), ou se ambas combinadas (axial e radial simultaneamente).
- A velocidade de rotação necessária: o rolamento deve suportar alta velocidade de rotação.
- Os desalinhamentos: deve-se escolher o tipo de rolamento que melhor absorva os desalinhamentos de um equipamento.
- As condições de uso: avaliar se o ambiente de trabalho onde o mecanismo será exposto apresenta algum tipo de interferência ou impacto.
- A vida útil: o rolamento pode ser afetado pela alta velocidade e o ciclo contínuo de uso. Por isso, deve-se escolher um com vida útil longa, a fim de diminuir a recorrência de troca.
Nesse relatório sobre o mercado global de rolamentos de esferas lineares 2020 – 2026 é possível acompanhar as tendências do mercado e as projeções.
Conclusão
Depois de tudo que abordamos aqui, podemos afirmar que não dá para viver sem os benefícios dos rolamentos, nem nos nossos afazeres cotidianos e, muito menos, nas atividades industriais.
É por isso que a Kalatec trouxe até você todo esse conteúdo de informações para facilitar o seu processo de produção com os benefícios da automação industrial, reforçados com sua linha completa de rolamentos.
Pois, com um sistema fácil de instalação, esses mecanismos podem prover, para a sua empresa, uma alta capacidade de transferência de cargas, redução no consumo de energia, aumento de produtividade, entre outros benefícios.
Entre agora mesmo em contato com nossa equipe para saber mais!