Como maximizar os recursos disponíveis no seu inversor de frequência para economizar dinheiro
Dicas para projetos

Como maximizar os recursos disponíveis no seu inversor de frequência para economizar dinheiro

O inversor de frequência é essencial em um bom sistema de automação industrial. Ele é responsável por alterar a frequência da rede, de acordo com as necessidades do motor. Isso ajuda a mudar os valores de rotação e velocidade, além de gerar economia e aumento da durabilidade.

Ao mesmo tempo, não basta conectar o equipamento e aguardar os bons resultados. Para potencializar a atuação da máquina, o ideal é saber como explorar as funcionalidades desse recurso.

Que tal não ter mais dúvidas a respeito do tema? Veja como aproveitar tudo o que o inversor de frequência tem a oferecer!

Faça a especificação correta

Para explorar todo o potencial que o equipamento apresenta, é essencial especificá-lo corretamente. Para tanto, comece com uma análise do sistema de automação e do número de fases do motor.

Depois, pense em características como a alimentação, a potência, a frequência de saída, a forma de comunicação e assim por diante. Compreenda como será o sistema pronto para selecionar a alternativa que é capaz de oferecer, exatamente, o que for necessário.

Além de isso levar a uma compra ideal, também leva ao máximo aproveitamento dos recursos disponíveis. Então, há uma redução dos custos e uma garantia quanto aos melhores resultados.

Opte por uma versão com driver moderno e adequado

Se quiser maximizar a atuação do inversor de frequência, ao mesmo tempo em que obtém economia, é preciso avaliar o driver empregado. Esse elemento envolve a tecnologia e deve ser moderno o bastante para cumprir a função da maneira ideal.

inversor de frequência

Com um bom driver, é possível diminuir o gasto de energia, aumentar o monitoramento e fazer um controle maior de velocidade e outros aspectos. Além do rendimento das máquinas, há uma elevação na utilização dos recursos.

Não se esqueça de verificar a compatibilidade, para garantir que todos os elementos possam ser acionados corretamente. Sem isso, há uma perda elevada em relação ao potencial.

Escolha inversores de frequência que atendam a Norma NR12

Inversores de Frequência são itens bem comum de encontrar no mercado. Porém precisamos aproveitar todos os recursos e estar dentro da Norma NR12 para a segurança do projeto e do operador. 

A adequação a Norma NR12 exige que o inversor de frequência tenha a função STO. Desse modo fica mais fácil explorar as funcionalidades sempre que for necessário.

Tenha cuidado com o isolamento do motor

Embora o inversor de frequência seja muito prático e funcional, ele gera picos de tensão no equipamento. Esses valores afetam diretamente o enrolamento do motor e podem até comprometer o sistema de isolamento. Se isso acontecer, há um comprometimento do sistema e não dá para aproveitar todo o potencial do inversor.

Para não correr o risco, o melhor é adquirir um motor de qualidade. De marca reconhecida e de um fornecedor confiável, o item deve oferecer proteção extra contra esse cenário. Assim, dá para explorar ao máximo as funcionalidades.

Com essas ações, dá para potencializar a atuação do inversor de frequência e aumentar o nível de economia. Então, não deixe de colocar isso em prática para otimizar o desempenho.

E para não ficar de fora de nenhuma dica ou novidade tecnológica, curta a nossa página no Facebook!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também