4 vantagens dos eixos retificados aço cromo
Automação Industrial Dicas para projetos

4 vantagens dos eixos retificados aço cromo

Na hora de elaborar um sistema de automação industrial, é fundamental contar com os recursos certos. Antes mesmo de pensar no controle digital, é preciso montar a estrutura física de movimentação. Entre os itens necessários, estão os eixos retificados aço cromo.

Feitos com material com adição especial, os produtos apresentam características específicas. Quando você passa a conhecer as vantagens, fica claro por que é interessante escolher a opção — desde que tudo seja adquirido em um fornecedor de qualidade.

Para que não restem dúvidas, veja quais são 4 benefícios dos eixos retificados aço cromo e o que podem fazer pelo seu projeto.

1. A resistência é elevada nesse tipo de produto

O cromo é um dos componentes mais importantes para as ligas de aço. Ele ajuda a aumentar a proteção contra a oxidação — inclusive, a atmosférica em altas temperaturas. Então, é natural que um eixo retificado com adição desse elemento tenha uma resistência e uma durabilidade maior.

Além disso, a própria fabricação do produto permite que ele seja usado em diversas condições. A temperatura de trabalho varia de -20?°C a 80?°C, o que garante uma ampla faixa de segurança. Também oferece um bom nível de dureza superficial, o que confere mais confiabilidade para o sistema de automação.

2. A capacidade de carga dos eixos retificados aço cromo é alta

Outro ponto importante é que esses produtos conseguem suportar uma carga elevada. Ao mesmo tempo em que resistem a diversas intempéries, auxiliam a compor sistemas lineares e de guias que movimentam elementos destacáveis.

eixos retificados aço cromo

Como tem baixa rugosidade, o atrito é diminuído e o deslocamento é favorecido. Tudo isso ajuda na criação de sistemas robustos e que atendem às necessidades. Além do mais, é um jeito de evitar a falha por fadiga, o que aumenta a segurança.

3. O baixo preço garante um excelente custo-benefício

Um dos principais aspectos dos eixos retificados aço cromo é o seu preço. Basicamente, essa é a alternativa considerada mais barata para compor alguns sistemas lineares e composições de guias. Na hora de direcionar os cilindros pneumáticos, é a opção que oferece melhor resultado com o menor gasto.

Mais que economia, é um jeito de obter ótimo custo-benefício e elevado retorno sobre investimento. Na prática, mesmo pequenos e médios negócios podem adotar a proposta de indústria 4.0 e começar a elaborar o próprio sistema.

4. A versatilidade de fornecimento atende a diversas necessidades

Além da facilidade de uso em condições distintas, os eixos retificados aço cromo são vendidos em tamanhos variados. Em média, o comprimento máximo disponível é de 3000 mm. Abaixo disso, entretanto, é possível escolher a dimensão que se adéqua a cada necessidade.

Tanta versatilidade permite que o empreendimento elabore um sistema de acordo com as próprias necessidades. Desse modo, dá para obter uma alternativa de maior desempenho e aproveitamento de recursos disponíveis.

Os eixos retificados aço carbono são resistentes, versáteis e econômicos. Com essas aquisições, seu negócio tem a chance de obter os melhores resultados com a automação industrial.

Para não errar na escolha, descubra como um bom fornecedor ajuda a automação industrial.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também