4 dicas fundamentais para construir uma programação amigável no CLP
Automação Industrial Dicas para projetos

4 dicas fundamentais para construir uma programação amigável no CLP

Em um sistema de automação industrial, o CLP funciona como o cérebro da operação. Trata-se de um equipamento que controla todos os comandos e que monitora as máquinas. Com isso, é um dos maiores responsáveis por gerar o desempenho esperado.

Como esse é um computador com função específica, é necessário pensar em soluções direcionadas. A programação torna-se indispensável porque ele funciona a partir de softwares construídos. Ao mesmo tempo, não podem ser muito complexos ou se tornam difíceis de operar.

Para garantir um bom resultado, 4 dicas essenciais para elaborar uma programação amigável no CLP.

1. Entenda claramente o que a máquina deve fazer

O grande problema com o uso de linguagem computacional é que, muitas vezes, o foco está no programa — sem considerar quais são as ações que a máquina deve desempenhar. Isso gera uma programação mais complexa do que deveria, o que prejudica os resultados.

Portanto, o ideal é compreender o que se deseja que a máquina faça, de forma clara. Entenda todas as ações, mudanças de posicionamento e fluxo de repetições. Documente esse processo para só depois pensar nas linguagens.

2. Empregue as técnicas corretas no CLP

Mais que apenas conhecer a linguagem, é essencial identificar como aplicá-la. Se a intenção é ter uma programação amigável no CLP, é indispensável utilizar abordagens específicas que simplificam a etapa.

Uma sugestão é o uso de máquina de estados. Com essa estrutura, é possível “quebrar” as ordens em entrada, execução e saída. Assim, é mais fácil definir quem controla qual parte, quais são as condições de saída e como os parâmetros se comunicam. Dessa forma, dá para evitar que as ações não funcionem conforme o esperado.

CLP

3. Tenha cuidado com variáveis e loops

Para que a programação no CLP seja amigável, ela não deve ser apenas simples. Ela também tem que transmitir confiança para que o usuário possa usá-la da melhor maneira. Nesse sentido, vale a pena ter cuidado com dois aspectos principais: parâmetros variáveis e loops.

A criação de ciclos não é recomendável porque um pequeno erro pode comprometer todas as outras operações. Vale dedicar um tempo maior para estabelecer entradas e saídas bem definidas, pois isso diminui os riscos de algo não sair conforme o previsto.

Quanto às variáveis, elas devem ter limites adequados para as máquinas. Pense em um componente que se move sobre um trilho mediante ordem do usuário. O parâmetro de movimentação deve ser limitado pelo tamanho do trilho. Do contrário, uma falha de digitação pode fazer com que a máquina não funcione, o que exige o reinício da execução. Com uma mensagem de erro, por outro lado, o uso se torna amigável.

4. Faça mudanças controladas

Durante a utilização do sistema de automação, é natural precisar fazer algumas transformações e adaptações. No entanto, realizá-las sem controle aumenta os riscos de erros e pode comprometer a facilidade de adoção.

Então, o ideal é sempre ter controle sobre qualquer alteração. Salve várias versões e mantenha um histórico detalhado. Assim, se uma modificação não sair como o planejado, é possível restaurar a alternativa que funcionava corretamente.

Uma programação amigável no CLP facilita a adoção da automação e garante resultados melhores. Com essas orientações, dá para acertar no processo e fazer com que tudo saia conforme o esperado.

Para ter muitas outras dicas relevantes, curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também