Inteligência Artificial, Robôs e Automação: a Quarta Revolução Industrial já começou, você está preparado?
Automação Industrial Dicas para projetos

Inteligência Artificial, Robôs e Automação: a Quarta Revolução Industrial já começou, você está preparado?

Foi com a descoberta da máquina a vapor que a indústria pode, enfim, começar a se consolidar no cenário econômico. Desde o século 18 até os dias atuais, muitas mudanças já ocorreram — e o segundo setor da economia foi causa e consequência das transformações. Atualmente, o cenário encara a chamada Quarta Revolução Industrial.

Com a promessa de ser uma das mais intensas e disruptivas, ela já tem apresentado suas principais ferramentas e transformações. Para não ficar para trás, é essencial estar preparado.

Na sequência, entenda melhor a Quarta Revolução Industrial e veja como lidar com esse cenário.

Afinal, o que é a Indústria 4.0?

Como o segundo setor passa por uma grande transformação, é natural que as principais características também se modifiquem. No princípio, a produção industrial era marcada pela divisão de segmentos e pela manufatura.

Depois, novos métodos produtivos surgiram e formaram a Indústria 2.0. Há cerca de 30 anos, a tecnologia começou a entrar no ramo, principalmente pela telefonia e internet, o que criou a Indústria 3.0.

Agora, a Indústria 4.0 ainda está em desenvolvimento, conforme as mudanças acontecem. Ela inclui todas as ações da Quarta Revolução Industrial, a qual envolve a participação máxima da tecnologia e a conquista de um desempenho especialmente diferenciado.

Quais são as principais tecnologias envolvidas?

Nesse cenário, há alguns recursos que têm sido utilizados com maior frequência. Os projetos de automação industrial merecem destaque, pois garantem que muitas atividades ocorram sem interferência humana. Por meio de sensores, motores e comunicação, fazem com que diversas ações sejam executadas.

Quarta Revolução Industrial

Além disso, há o uso de robôs. Essas máquinas programáveis estão longe das figuras humanoides do cinema de ficção científica — ao menos, na indústria. Na verdade, são braços e componentes mecânicos que reagem a “ordens” e garantem muito mais eficiência de produção.

Há, ainda, a aplicação de Inteligência Artificial. Além de ser programável, a robótica tem se tornado inteligente. A partir do uso e da coleta inicial de certos dados, as máquinas conseguem aprender e já não precisam ser programadas.

Como se preparar para a Quarta Revolução Industrial?

Além de entender o papel dessa mudança ou quais tecnologias têm sido usadas, é fundamental se preparar. Diante das transformações rápidas e cada vez mais consolidadas, é esperado que a Indústria 4.0 se espalhe de forma completa. A acessibilidade à tecnologia, inclusive, é um fator que motiva esse aspecto.

Para abraçar todas essas modificações é importante elaborar, desde já, um planejamento. Mesmo pequenas e médias empresas podem desenvolver projetos de automação, ainda que sejam simples.

Com o objetivo de que tudo dê certo, também é essencial contar com bons fornecedores. Os parceiros devem ser confiáveis, oferecer alternativas robustas e trazer uma grande variedade. Se houver suporte técnico, é ainda mais fácil realizar as escolhas.

O fato é que implementar desde já soluções do tipo é determinante para chegar ao sucesso. Então, é preciso se planejar de modo a conquistar um desempenho de destaque no mundo da indústria conectada.

A Quarta Revolução Industrial já começou e promete se tornar cada vez mais forte, graças às diversas tecnologias. Com a preparação correta, seu negócio tem a chance de se destacar e obter a competitividade ideal.

Curta a nossa página no Facebook e esteja sempre por dentro do que acontece nesse setor!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também