4 vantagens do cilindro elétrico em comparação com atuadores lineares
Automação Industrial

4 vantagens do cilindro elétrico em comparação com atuadores lineares

Um cilindro elétrico é fundamental para a configuração de um sistema de automação. Ele é uma espécie de atuador linear e é responsável por realizar uma conversão de movimentos em diversos sentidos. Com eles, é possível abaixar, levantar, mudar de posição e assim por diante.

Como é uma espécie de evolução, é uma alternativa melhor que o atuador linear. Em muitos casos, realizar a troca é a opção ideal e que permite alcançar resultados reforçados.

Por isso, veja quais são os benefícios do cilindro elétrico e entenda todos os diferenciais em relação aos atuadores lineares.

1. O aumento de velocidade garante maior produtividade

Em comparação à versão básica, o cilindro é responsável por oferecer um nível maior de velocidade. Como esse indicador se torna maior, é possível ter uma produtividade ampliada, já que os deslocamentos ocorrem com menos dificuldades.

Em parte, isso acontece porque a aceleração desse componente é especialmente elevada. Ele permite aumentar a velocidade rapidamente, o que garante dinamismo e adaptação às necessidades.

Por outro lado, a desaceleração também se destaca. Alguns têm até freio eletromagnético para as aplicações verticais. Então, é possível ter desempenho elevado de segurança e eficiência.

2. A capacidade de carga mais alta torna o cilindro elétrico uma opção melhor

A elevação da velocidade é acompanhada pela elevação da capacidade de carga. Isso significa que a aplicação permite otimizar os resultados e aumentar a versatilidade, de forma ampla.

cilindro elétrico

Enquanto muitos atuadores lineares são limitados por valores menores de carga, o cilindro elétrico é capaz de atender até a opções mais complexas de automação industrial. Com segurança, confiabilidade e bom desempenho, a estrutura se torna robusta e especialmente útil.

3. O controle de velocidade e posição melhora a utilização

Outro aspecto é que esse equipamento é determinante para empreendimentos que buscam ter máxima precisão na automação industrial. Esse componente oferece um bom acompanhamento sobre como as ações são executadas e quais são os resultados obtidos.

É um excelente jeito de comandar o servo motor, de modo a garantir a melhor performance com máximo acompanhamento. Com uma ciclagem alta, traz o controle necessário para que seja possível alcançar o desempenho desejado.

É diferente dos atuadores lineares que não permitem fazer um acompanhamento tão intenso. Desse jeito, eles são menos adequados para cumprir com as necessidades específicas.

4. O aumento do nível de eficiência diminui perdas e desperdícios

Além de tudo, o cilindro elétrico tem um nível de eficiência bem maior. O índice supera 95% nos itens de qualidade, o que confere ótimos resultados para o empreendimento. Nesse sentido, há máximo aproveitamento dos recursos e das funções.

Com menos perdas de performance, também há uma redução em relação aos desperdícios. Desse modo, é possível garantir uma boa atuação e com maior previsibilidade. Quanto aos lineares, essa é a chance de ter uma atuação mais interessante e capacitada.

O cilindro elétrico é essencial para qualquer empreendimento que procure máxima eficiência e ótimos resultados para todo o sistema. Em relação aos atuadores lineares, traz uma performance ainda melhores — então, vale considerar essa possibilidade entre as suas escolhas.

Se quiser muito mais dicas e informações sobre as soluções, curta nossa página no Facebook e não perca as novidades!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também