4 dicas para obter a melhor performance dos servos motores
Automação Industrial Dicas para projetos

4 dicas para obter a melhor performance dos servos motores

Os servos motores são o que há de mais moderno ao falar de automação industrial. Esses componentes podem ser controlados quanto à posição e velocidade, além de pelo torque. Com diversos sistemas de entrada e muita compatibilidade, garantem total aplicação em propostas robustas e eficientes.

Mas você sabia que é possível aumentar seu desempenho? Com as técnicas certas, dá para explorar ao máximo o potencial desse componente. Como resultado, o sistema se torna ainda mais completo.

Para não ter dúvidas sobre o que fazer, descubra como conquistar a melhor performance com os servos motores e saiba usá-los de uma forma diferenciada.

1. Respeite os limites especificados

Algumas empresas, em busca de economia, buscam motores intermediários para aplicações intensas. Ou seja, exigem muito mais ao avaliar a curva de torque e velocidade, além de movimentarem cargas maiores. Normalmente, isso também aumenta o momento de inércia, o que pode gerar perdas que não são compensadas.

O resultado da sobrecarga não é apenas o impacto na durabilidade. Com um trabalho excessivo, o componente não rende como deveria. Então, o melhor é respeitar as especificações dadas pelo dimensionamento. Ao manter o uso dentro da faixa avaliada, a performance é reforçada.

2. Realize a programação adequada para as necessidades

Ao escolher os servos motores, é necessário ver qual seria o melhor modo de operação para a sua aplicação. Os modos mais comum são: Modo Velocidade, Modo Torque e Modo Posição. Com cuidados extras, torna-se possível atingir performances excepcionais. Então, é indispensável cuidar da programação.

servos motores

O ideal é que a relação de inércia entre a carga e o motor estejam equilibradas; e que o torque calculado esteja dentro da faixa nominal de torque. Com uma revisão periódica nesses aspectos e a configuração robusta, dá para garantir os melhores resultados no uso dos equipamentos.

3. Faça o autotuning dos servos motores

Esses componentes envolvem diversos cálculos complexos, como de torque máximo, nominal, energia e ganhos. Esses, especialmente, aparecem em três formas (Kp, Ki e Kd) e são essenciais para levar o equipamento ao máximo desempenho.

Como o cálculo não é tão simples, vale buscar maneiras de otimização, como o autotunning. Esse processo autoregulado faz com que os ganhos sejam calculados e ajustados automaticamente. Isso diminui o tempo de partida do componente, melhora a configuração e garante um desempenho reforçado.

4. Conte com o apoio de um suporte especializado

Além de aplicar as dicas anteriores, é interessante ter o apoio direto de quem mais entende do tema. A orientação de um time altamente capacitado no tema faz com que os servos motores funcionem em plena capacidade, sem comprometer aspectos como segurança e qualidade.

Um dos jeitos de explorar essa alternativa é ao encontrar um bom fornecedor. Além de adquirir motores de alta qualidade, você terá a chance de conversar com especialistas para entender quais são as maiores exigências e quais modificações realizar. Dessa forma, é possível implementar as mudanças necessárias para atingir os objetivos.

Os servos motores são equipamentos potentes e que podem se tornar ainda melhores, com a abordagem correta. Com essas dicas, você será capaz de obter uma performance reforçada, de modo a garantir resultados diferenciados para o projeto do empreendimento.

E para conquistar todos os objetivos com a estratégia, aproveite e conheça  onde adquirir equipamentos de automação industrial com segurança.

 

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também