Automação industrial: 4 dicas para descomplicar o processo
Automação Industrial

Automação industrial: 4 dicas para descomplicar o processo

A automação industrial tende a aprimorar os processos no ciclo de produção de qualquer indústria. A tecnologia, de modo geral, sempre oferece uma contribuição para a melhoria de qualquer negócio. Mas as coisas não acontecem de forma mágica, nem com tanta rapidez.

Para muitas pessoas, a implantação de um sistema automatizado significa aumentar as dificuldades, já que se trata de uma mudança à qual nem todos que trabalham na indústria estão familiarizados.

Além disso, é necessário escolher a melhor solução e não automatizar somente por automatizar. É importante considerar os prós e os contras do sistema antes de implementá-lo na fábrica.

Por isso, listamos abaixo 4 dicas para descomplicar esse processo e conseguir fazer um bom uso dele. Confira!

1. Identifique os problemas e a melhor solução

Vale a pena fazer uma minuciosa análise dos problemas da indústria que podem ser solucionados por meio de automação. Talvez seja a necessidade de maior agilidade na produção. Pode ser também que a empresa precise investir em tecnologia tendo como principal objetivo a diminuição dos gastos. Em algumas situações, um trabalho mais seguro pode ser a razão mais importante.

Depois de ponderar os motivos e as prioridades, é preciso analisar a melhor solução. Como o mercado oferece uma grande variedade de opções, é uma sábia atitude pesquisar bem antes de fazer sua aquisição.

O próprio fornecedor, desde que seja confiável, tem condições de sugerir a solução mais compatível com o perfil da sua indústria, que atende às necessidades do negócio.

2. Prepare e treine os funcionários

Não adianta decidir por soluções de automação industrial sem comunicar as equipes a respeito de sua decisão. Os funcionários precisam estar a par de todas as mudanças, pois somente assim poderão se ajustar às novidades e interagir satisfatoriamente com elas.

Por isso, os colaboradores devem ficar cientes do sistema com antecedência e é recomendado que sejam treinados para trabalhar com as máquinas.

Haverá resistência da parte de alguns colaboradores, mas é importante convencê-los da importância da implementação da automação na indústria. Com o tempo, mesmo os mais obstinados poderão ceder, desde que sejam devidamente preparados e treinados para usar os novos equipamentos.

automação industrial

3. Calcule os custos, o payback e o ROI

Não adianta aplicar dinheiro sem planejamento. Todo recurso financeiro precisa de um direcionamento bem definido e um motivo para sua aplicação.

A automação industrial envolve custos iniciais que podem ser altos, dependendo das mudanças que pretende fazer. É necessário calcular o capital necessário para o investimento e calcular também outros indicadores.

O Retorno Sobre o Investimento (ROI) é o lucro presumido que a indústria terá com o sistema automatizado. É importante compreender que o ROI pode ser calculado também em termos de economia, ou seja, uma determinada máquina pode contribuir para uma redução de gastos de 30% com energia elétrica.

Outro indicador interessante é o payback, a taxa de retorno. Representa o tempo que a indústria terá que esperar para recuperar o dinheiro que aplicou. Claro que não existe um payback único, variando conforme o tipo de automação, a atividade que a indústria desenvolve e outros fatores.

O payback pode ser de 4 ou 6 meses, mas também pode levar de 1 a 2 anos.

4. Aplique a automação industrial de forma efetiva

Imagine que você vai ao médico fazer uma consulta. Ele dá o diagnóstico e prescreve o tratamento. Você compra os remédios mas não toma.

O tratamento não vai adiante.

Não adianta comprar uma máquina, um equipamento, um sistema específico de automação e não usá-lo como deve. Ele não servirá de nada, não aumentará a produtividade, não reduzirá custos, nem aumentará lucros.

Enfim, se tornará um dinheiro desperdiçado — até que você se resolva a utilizá-lo da maneira adequada.

A automação industrial pode ser um grande aliado para as operações e os processos do ciclo de produção, como geralmente faz toda tecnologia. Mas é preciso ficar atento a alguns pontos para aproveitar do melhor modo possível os benefícios que ela proporciona!

Já conhece os produtos de automação comercializados pela Kalatec? Se você também é frequente usuário das redes sociais, curta a página da empresa no Facebook.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também