4 passos para o sucesso na sua aplicação com servo motor

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

No contexto da automação industrial, o servo motor é uma alternativa muito conveniente. O componente eletromecânico é capaz de realizar movimentos referentes à ordem de execução. Tecnológico e eficiente, permite que os empreendimentos levem a atuação para o próximo nível.

Ao mesmo tempo, é preciso saber como aplicá-lo corretamente. Somente desse jeito ele poderá oferecer todos os benefícios e garantirá o alcance dos resultados esperados.

Na sequência, confira 4 passos para acertar na implementação do servo motor.

1. Defina o Tipo de Controle do Servo Motor

Em primeiro lugar, é indispensável fazer a escolha correta do controle, isso define a família do servo motor e a garantia de uma instalação rápida e assertiva.

Portanto, o melhor é escolher um servo motor que atenda a esses requisitos. Conheça quais são as principais necessidades da aplicação, em geral o servo motor opera em três modos distintos: Velocidade, Posição ou modo Torque.

A partir disso, defina como será o controle: Modo Pulso/Direção , Comando Analógico , Streaming via RS-232 /RS-485 ou Programação Residente que permite em geral definir até 64 posições (conhecida como programação Standalone).

2. Defina a Potência do Servo Motor

Para a aplicação ser bem sucedida, é preciso considerar como ele será usado, quais as variáveis envolvidas e definir os valores ideais do Torque Nominal, Torque de Pico e Velocidade.

O cálculo do torque deve ser feito a partir do cálculo de inércia e aceleração necessária para tirar a massa do repouso e colocá-la em uma trajetória linear. O Torque de Pico é o torque durante a aceleração e pode alcançar valores de até 300% o torque nominal. E o torque nominal é torque necessário para manter a massa em movimento durante a velocidade cruzeiro.

servo motor

3. Servo Motor – Sistema de Controle em malha fechada

Uma das características dos servos é que ele depende da retroalimentação para funcionar. Na prática, isso significa que o sistema deve ser fechado para que a atuação seja adequada.

Os sistemas modernos de servo acionamento são desenvolvidos com encoders de 17 ou 23 Bits, garantem excelente resolução e permitem a realimentação através de um controle malha fechada com sofisticados algoritmos PID.

4. Defina os parâmetros e faça AutoTunning

Nas etapas acima, foram definidos os elementos de apoio para o sucesso da aplicação. Como a posicionamento preciso e confiabilidade são os resultados esperados nos servos motores, é determinante a correta parametrização

Em seguida, é hora de estabelecer a estabilidade do servo motor, por meio dos ajustes dos ganhos Proporcionais, Integrativos e Derivativos. E não se preocupe se tudo isso parece complicado. Adquirindo o Servo Motor de Empresas Especializadas em poucos minutos você terá o Conjunto Servo Motor parametrizado e configurado corretamente.

Após a definição dos comandos, realize os testes iniciais, mas antes, certifica-se que os Sensores de Home , Fim de Curso e Botão de Emergência estejam perfeitamente conectados na entrada de I/Os do Servo Drive.

A aplicação com servo motor deve ser planejada e executada com cuidado. Com essas orientações, é possível conquistar os melhores resultados e aproveitar todo o potencial do componente. A Kalatec Automação possui mais de 30.000 servos instalados no Brasil e possui softwares exclusivos de modelamento que em poucos minutos é capaz de assegurar o melhor conjunto de servo motor para a sua aplicação com total segurança.

Curta a nossa página no Facebook e continue acompanhando o nosso blog!

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×