PLC: o que é e qual a sua real importância na automação
Automação Industrial

PLC: o que é e qual a sua real importância na automação

Quando falamos em automação industrial, uma sigla se destaca: PLC — do termo em inglês Programmable Logic Controller. Mas você também pode conhecer a tecnologia por CLP (ou, simplesmente, Controlador Lógico Programável).

Esse tipo de dispositivo tem parte fundamental nos processos de controle digital e pode servir de base estrutural para agregar mais automatização aos processos do seu empreendimento.

Quer saber mais a respeito e entender, definitivamente, como funciona o sistema PLC? Basta seguir ao longo desta leitura conosco!

O que é PLC?

O PLC — ou Programmable Logic Controller — é um dispositivo de controle digital e, atualmente, é também o método mais popular e aplicável no segmento industrial.

Isso porque, o seu grande diferencial reside na possibilidade de automação de processos industriais diversos, garantindo total adaptabilidade às suas necessidade e conveniências múltiplas para conferir mais agilidade, produtividade e segurança ao trabalho diário.

Como funciona o sistema PLC

Basicamente, o PLC tem um meio de funcionamento a partir de módulos de entradas e saídas e também de softwares, sendo que cada solução de PLC tem o seu próprio.

Além disso, o dispositivo conta com um tipo de memória interna programável. E para que isso? Porque é um meio prático e eficiente para armazenar todo tipo de instrução e configurar funções específicas, que podem ser:

  • sequenciamento;
  • aritmética;
  • temporização;
  • lógica;
  • contagem.

Como funciona o sistema PLC

Requisitos mínimos de um PLC

Quando se fala em PLC e automação, temos que considerar que o software específico para isso deve ser idealizado para trabalhar em tempo real. Assim como o seu controle, visando precisão, rapidez e total confiabilidade à solução.

Saiba mais: entenda como funcionam as redes de automação

Para tanto, o primeiro ponto de atenção é certificar-se de que a solução de PLC de sua preferência conta tanto com um hardware quanto com um software de controle que seja adequado para uma aplicação no segmento industrial.

Também é válido destacar que o próprio equipamento tem que ser resistente e adequado para o ambiente em que ele estiver inserido. Por exemplo: o PLC do seu empreendimento tem que suportar todo tipo de condição considerada adversa, como locais com temperaturas extremas, muita umidade ou mesmo elevada pressão, entre outros fatores.

Como conectar mais de um PLC

Tem interesse em saber como conectar mais de um PLC? O processo pode ser realizado sem grandes dificuldades, uma vez que diferentes PLCs têm a capacidade de comunicação integrada a partir da utilização de canais seriais. 

Assim, você obtém um sistema de controle integrado e monitorável por meio do uso de softwares de supervisão. Confira, a seguir, alguns exemplos de sistemas para isso:

Tipos de PLC

Boa maneira de compreender o que é o PLC e como ele pode ser implementado no dia a dia da sua empresa é aprendendo, primeiramente, as categorias nas quais esse tipo de dispositivo está inserido.

Confira, abaixo, como essa classificação acontece para que você extraia o melhor desse tipo de solução capaz de agregar muito mais valor à sua automação industrial:

  • capacidade de processamento;
  • quantidade de entradas e/ou de saídas do dispositivo;
  • compactos, que se traduz nos pontos de entrada e saída estão juntos na mesma unidade;
  • modulares, uma alternativa de análise para identificar quais pontos de entrada e saída podem ser conectados e desconectados (permitindo alterar a estrutura e controle do processo).

Onde é aplicado o PLC

Um dos grandes adventos do PLC é a automação industrial. O setor automotivo, por exemplo, e linhas de montagem em geral tendem a ser as aplicações mais populares desse tipo de tecnologia e de solução.

Contudo, também é fácil de identificar a utilização do PLC em outros segmentos, setores e também objetivos. É o caso, por exemplo, das áreas de controle de processos — o que se aplica em grande parte às produtoras de líquidos e materiais gasosos, entre outras empresas.

As vantagens dos dispositivos PLC

Com base em tudo o que vimos, até aqui, o PLC tem uma aplicação evidente e diversificada. E como resultado, você pode se beneficiar desse tipo de dispositivo de múltiplas maneiras.

Para que fique claro, confira a seguir quais são as principais vantagens dos dispositivos PLC!

PLC automação

Possibilidade de monitorar on-line

Esse é um recurso capaz de favorecer a análise de desempenho em tempo real e, assim, promover muito mais agilidade, precisão e eficiência na sua tomada de decisão cotidiana. Assim, você consegue obter meios de controlar todo o processo assim que situações acontecem.

Fácil controle

Os dispositivos PLC são intuitivos e versáteis, além de fáceis de configurar e de oferecerem muita praticidade na integração ou mesmo na substituição de módulos de entrada e saída;

flexibilidade, pois você consegue configurar, ajustar e modificar os processos conforme julgar necessário para atingir seus objetivos e superar gargalos produtivos e carências;

Proteção contra ruídos eletromagnéticos 

Importante mencionar que o dispositivo PLC conta com proteção contra ruídos eletromagnéticos (possui sistema de isolamento contra ruídos elétricos);

Sistema de notificação

Isso acontece automaticamente, favorecendo a agilidade e eficácia na resolução de problemas relacionados a erros e situações imprevistas;

Controle facilitado

Por meio disso, você obtém uma verdadeira transformação digital na sua empresa sem grandes riscos e com agilidade de implementação.

E se você se interessou pelo assunto, saiba que é possível enriquecer muito mais os seus conhecimentos a partir de tudo o que vimos neste artigo. A Kalatec, referência no ramo de automação industrial, planejou um treinamento presencial imperdível de Programação CLP. Clique aqui e saiba mais a respeito dessa oportunidade incrível para trocarmos experiências e aprendizados!

Conclusão

Viu como é possível obter um controle mais eficiente dos seus processos e se beneficiar de sistemas de automação na sua indústria por meio do PLC? Agora, caso ainda tenha dúvidas sobre a melhor solução para a sua indústria, especificamente, é só entrar em contato com um de nossos atendentes!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também