Fechamento de motor elétrico: o que é, tipos e como fazer
Motores elétricos transformam energia elétrica em energia mecânica,e parte dos objetivos destinados ao seu uso se define pelo fechamento de motor.
E se você deseja saber como é o funcionamento desse tipo de motor — e quais tipos existem —, siga com esta leitura! Vamos explicar tudo o que você precisa saber a respeito do fechamento e, inclusive, quando usar ligação estrela ou triângulo!
O que é fechamento de motor?
O fechamento de motor consiste na adequação de um motor elétrico para suportar a tensão elétrica sem que um eventual acréscimo ocasione na queima do motor em questão.
Com essa prática, as bobinas recebem a mesma tensão independentemente do tipo de fechamento utilizado nos terminais do produto.
Inclusive, como veremos adiante, existem diferentes tipos de fechamento porque cada nível de tensão requer a realização de um modelo específico de fechamento das bobinas.
Quais os tipos de fechamento de motores?
Como explicamos acima, o fechamento de motores é uma prática variável conforme o nível de tensão para conferir total proteção ao equipamento em geral.
Confira, a seguir, os tipos de fechamento de motor:
- Duplo Triângulo, usado para níveis de tensão de 220 V;
- Duplo Estrela, usado para níveis de tensão de 380 V;
- Triângulo, usado para níveis de tensão de 440 V;
- Estrela, usado para níveis de tensão de 760 V.
O que são as fases do motor?
Temos, inicialmente, os motores síncronos, que trabalham livres de defasagem na velocidade do seu rotor com relação ao campo magnético girante. O que, consequentemente, estabelece uma velocidade síncrona com a rede de alimentação.
Por sua vez, os assíncronos são mais eficientes em locais com potências maiores (também conhecidos como motor de indução). Neles, sim, existe um trabalho do rotor em defasagem de velocidade com o campo magnético girante. Isso também ocasiona a variação de velocidade conforme a carga usada na ponta do eixo.
Quais são as 3 fases do motor?
Podemos encontrar as três fases de um motor em produtos popularmente conhecidos como motores trifásicos. Eles são aplicados em redes elétricas que possuam três fios referentes a três fases distintas e um que é neutro.
Assim, toda tensão elétrica gerada é de 1 V e ainda é capaz de lidar com potências de até 2,5 mil W. Tudo porque o motor elétrico trifásico tem um rotor que gira em torno do próprio eixo.
Como é feito o fechamento em estrela?
O fechamento de motor, como vimos, deve ser aplicado para acomodar diferentes níveis de tensão. Neste caso, vamos falar sobre o fechamento em estrela, uma forma de fazer com que as características apresentadas do motor tenham recebam a mesma carga de tensão elétrica conforme a necessidade — por exemplo: fechamentos duplo estrela e duplo triângulo.
O fechamento de motor em estrela ainda faz com que as bobinas assumam uma função de divisão proporcional da tensão elétrica. Consequentemente, elas estão aptas a receber diferentes tipos de alimentação sem riscos de queimar as suas máquinas e equipamentos.
Como é feito o fechamento em triângulo?
Por sua vez, o fechamento em triângulo tende a ser aplicado quando existe a necessidade de conectar o motor a uma tensão elétrica de 440 V.
Dessa maneira, cada enrolamento do motor vai receber o mesmo nível de tensão para cada fechamento duplo estrela e também duplo triângulo — o que se traduz em 220 V.
Vale destacar, também, que esse tipo de fechamento de motor possibilita a conexão motor na menor tensão que ele tenha a capacidade de suportar.
Quando usar ligação estrela ou triângulo?
Também podemos destacar o melhor momento de utilização para você que deseja saber quando usar ligação estrela ou triângulo.
Imagine, por exemplo, que você queira aplicar a redução da corrente de partida. Isso pode acontecer, por exemplo, a partir da diminuição da tensão que o motor recebe, conforme a lei de Ohm.
Uma alternativa é por meio da alteração dos valores de resistividade do motor, algo que pode ser aplicado por meio da implementação de uma ligação estrela triângulo e, assim, realizar o controle da corrente de partida.
Portanto, é uma maneira interessante de considerar caso você esteja à procura de meios de reduzir a corrente de partida.
Quer automatizar processos da sua empresa com os melhores equipamentos do mercado? Entre em contato com os especialistas da Kalatec e conheça as melhores soluções para a sua indústria!
Inversores de Frequência para Motores Trifásicos ( Ligação Triângulo ou Estrela )
Conclusão
Falamos um pouco a respeito do fechamento de motor ao longo deste artigo. Como vimos, trata-se de uma maneira de agregar eficiência à adequação do motor elétrico para que o equipamento seja capaz de suportar a tensão elétrica.
Isso tudo, é claro, com ligações que também ofereçam segurança para que a nova conexão (ou mesmo as características originais do motor) não causem a queima do equipamento quando conectado à rede elétrica.
Para tanto, vimos que existem diferentes tipos de fechamento de motor, e eles são aplicados conforme as características de cada motor e também da tensão elétrica do local.
Existem, assim, boas alternativas para garantir eficácia operacional e sem riscos de queimar os seus equipamentos elétricos. E conte conosco para promover, continuamente, qualidade de operação para a sua empresa por meio de soluções de automatização para empresas!