Motor Trifásico: o que é, como funciona, tipos e como ligar
Automação Industrial

Motor Trifásico: o que é, como funciona, tipos e como ligar

Os motores elétricos são responsáveis pelo funcionamento de uma grande parte de máquinas e equipamentos existentes. Na indústria, entre os atuadores elétricos, o motor trifásico é um dos mais utilizados, devido às inúmeras vantagens que apresenta, como a durabilidade e a facilidade de ligação e de controle.

Ele converte força elétrica em energia mecânica e costuma ser aplicado em tornos, fresas, esteiras rolantes, sistemas e máquinas de transporte de carga, que demandam potência.

Conheça agora como funciona um motor trifásico, quais são suas principais características, tipos, aprenda como ligar e encontrar sua tensão nominal.

Acompanhe.

 

O que é um motor trifásico?

 

Motor trifásico é um tipo de motor elétrico, síncrono ou de indução, constituído por estator, rotor e carcaça. Ele recebe esse nome devido ao tipo de alimentação que recebe, ou seja, se refere à quantidade de fases que a instalação elétrica precisa fornecer para o seu funcionamento.

Enquanto o motor monofásico é mais utilizado em residências, o trifásico é mais popular na indústria e no comércio, onde pode ser aplicado no acionamento de bombas, elevadores, ventiladores, entre diversos outros equipamentos.

Esse tipo de motor é encontrado em uma grande variedade de potências, dadas em quilowatts ou cavalos vapor. Comparado a um modelo monofásico de mesma potência, o trifásico tem manuseio mais simples e é menor.

O motor trifásico também é conhecido como motor de corrente alternada (AC), motor assíncrono trifásico, atuador trifásico, entre outras denominações.

 

Qual a característica de um motor trifásico?

 

Geralmente, um motor trifásico é caracterizado por seis partes principais:

 

  • Rotor – parte rotativa do motor, por onde é feita a transmissão da energia mecânica. Apresenta um núcleo com chapas magnéticas, que otimizam a permeabilidade magnética. Seu enrolamento pode ser de dois tipos: bobinado (com um enrolamento trifásico fechado internamente em estrela) ou gaiola de esquilo (com condutores em barras curto-circuitados por anéis contínuos);

 

  • Estator – parte fixa do equipamento composta internamente por chapas magnéticas que, assim como o núcleo do rotor, concentram as linhas de indução geradas pelos condutores. Possui ranhuras – onde fica o enrolamento trifásico, composto por 3 ou mais bobinas de alumínio ou cobre;

 

  • Mancais – tipo de rolamento que prende o eixo na carcaça e ainda protege o equipamento contra infiltrações;

 

  • Ventilador – responsável pelo resfriamento e circulação de ar no conjunto do motor trifásico;

 

  • Caixa de ligação – abriga os cabos que realiza as ligações do equipamento, conectando-os às bobinas;

 

  • Carcaça – estrutura que abriga todos os componentes do motor trifásico.

Foto: Motor Spindle

Como funciona um motor elétrico trifásico?

Esse tipo de motor fornece energia por um fio neutro e três fases (R, S e T). As fases transportam as três ondas senoidais que atuam juntas (defasadas em 120° uma em relação à outra).

Um campo magnético girante é criado a partir da circulação de uma corrente alternada nos enrolamentos do estator. Tal campo apresenta linhas de indução que transcendem os condutores do rotor, induzindo uma diferença de potencial nele.

O campo magnético tende a se alinhar com o campo girante gerado pelo estator. O campo magnético do estator gira em velocidade síncrona, possibilitando que o campo do rotor o acompanhe.

Há um atraso no seguimento do campo magnético do rotor ao campo magnético do estator. Ou seja, a velocidade do rotor não é igual a do campo magnético girante. Para a produção do torque, o rotor realiza um “escorregamento” ou “deslizamento” em relação ao estator.

Para saber a porcentagem de escorregamento entre rotor e estator, é preciso realizar um cálculo, utilizando a velocidade síncrona do campo girante em RPM e a velocidade do rotor.

Por causa do escorregamento, o motor trifásico é conhecido como motor assíncrono; porém, também existem os motores síncronos, que não apresentam essa característica.

Quais são os tipos de motores trifásico?

Esse atuador se destaca na indústria, pois é escalável, isto é, pode ser construído em qualquer tamanho. Além disso, seu conjugado de giro é alto e constante, e o seu rendimento é superior ao de outros tipos de motores.

Geralmente, os modelos de corrente alternada são classificados desta maneira:

Motores de Indução

Tipo de motor elétrico que possui dois campos magnéticos girantes, conhecido também como motor de corrente alternada (AC) ou motor assíncrono trifásico. É constituído por duas partes: um rotor (parte móvel) e um estator (parte fixa).

Seu funcionamento é simples: o estator conduz e transforma a energia elétrica em mecânica. Enquanto isso, girando em torno de seu eixo, o rotor gera movimento de rotação e energia produzida pela força dos campos magnéticos.

O motor de indução atua exclusivamente com corrente alternada e não requer gastos elevados com manutenções, montagem ou fabricação. Os motores assíncronos são encontrados no mercado com diferentes opções de velocidade e potência.

Motores Síncronos

Alternador que atua como um motor, com o estator utilizando corrente alternada e o rotor usando corrente contínua (vinda de uma excitatriz). Este atuador tem a velocidade de rotação proporcional à frequência de sua fonte de alimentação.

Para realizar a partida, requer um agente auxiliar (normalmente um motor de indução tipo gaiola).

Depois de atingir a rotação síncrona, é possível manter uma velocidade constante (segundo a sua capacidade), independentemente da carga. Para variar a velocidade, é preciso alterar a frequência da corrente. 

Veja também: como escolher o motor de passo certo

Qual a tensão nominal de um motor trifásico?

Em um motor trifásico, uma tensão nominal em baixa tensão pode ser de 220V (em situações que envolvam apenas uma tensão). Ou seja, o equipamento pode vir somente com esse valor, ou 380V ou, ainda, 440V. Alguns modelos atuam em média tensão de 2.300V; 4160V; ou 6.600V.

Para calcular, por exemplo, a corrente nominal de um motor trifásico alimentado com 440V, potência de 10cv, rendimento de 86,0% e fator de potência de 0,85, usa-se a fórmula:

Onde: In = corrente nominal; P (W) = potência nominal em watts; VL = tensão de linha; Cos ? = fator de potência; ? = rendimento; 1 cv = 736W; e 10 cv = 7360W.

Assim, a tensão nominal do motor trifásico do nosso exemplo equivale a 13,21A. Uma observação importante: os dados necessários para o cálculo se encontram na placa de dados do motor.

Motor Trifásico: como ligar?

Após montar um comando de proteção para o motor – usando um contator, relés, disjuntores e botoeiras – ele pode ser ligado das seguintes formas: 

Ligação Triângulo

Diferente da ligação estrela, esse tipo de fechamento permite que o motor receba a menor tensão de alimentação para a qual foi desenvolvido. Então, se um equipamento apresenta a tensão de 220V/380V, por exemplo, ele receberá uma tensão de 220V.

Para realizar essa ligação, conecte o terminal 1 ao 6, o 2 ao 4 e o 3 ao 5 – o que irá formar um triângulo. Após, ligue cada uma das fases (R, S e T) em uma ponta desse triângulo. Assim, cada bobina ficará ligada em duas fases e não haverá um ponto neutro.

Ligação Estrela

Tipo de fechamento que permite ao motor receber a máxima tensão de alimentação suportada. Quando a tensão de alimentação for 220V/380V, por exemplo, o atuador vai receber 380V.

Em um motor elétrico de 6 pontas numeradas, a ligação é feita conectando as fases do circuito (R, S e T) nas pontas 1, 2 e 3. Depois, as pontas 4, 5 e 6 devem ser curto-circuitadas, conectando os terminais entre si. O ponto de encontro desses terminais forma um ponto neutro.

 

Conclusão

Agora sabemos porque o motor trifásico é tão requisitado nas indústrias: simples e ao mesmo tempo robusto, atende às exigências de muitas aplicações que envolvem, por exemplo, cargas pesadas.

Seu funcionamento, baseado na operação sincronizada de um rotor e um estator, resulta em um sistema eficaz para garantir a potência requerida por bombas, exaustores, britadores, moinhos, talhas, compressores, etc.

Para saber mais sobre os melhores tipos de motores para a indústria, acesse o nosso site e fale com a nossa equipe de especialistas. Não perca as próximas atualizações do blog! Até breve!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também