Os servos motores são o que há de mais moderno ao falar de automação industrial. Esses componentes podem ser controlados quanto à posição e velocidade, além de pelo torque. Com diversos sistemas de entrada e muita compatibilidade, garantem total aplicação em propostas robustas e eficientes.
Mas você sabia que é possível aumentar seu desempenho? Com as técnicas certas, dá para explorar ao máximo o potencial desse componente. Como resultado, o sistema se torna ainda mais completo.
Para não ter dúvidas sobre o que fazer, descubra como conquistar a melhor performance com os servos motores e saiba usá-los de uma forma diferenciada.
1. Respeite os limites especificados
Algumas empresas, em busca de economia, buscam motores intermediários para aplicações intensas. Ou seja, exigem muito mais ao avaliar a curva de torque e velocidade, além de movimentarem cargas maiores. Normalmente, isso também aumenta o momento de inércia, o que pode gerar perdas que não são compensadas.
Leia também: Quais são as principais diferenças entre torque e potência!
O resultado da sobrecarga não é apenas o impacto na durabilidade. Com um trabalho excessivo, o componente não rende como deveria. Então, o melhor é respeitar as especificações dadas pelo dimensionamento. Ao manter o uso dentro da faixa avaliada, a performance é reforçada.
2. Realize a programação adequada para as necessidades
Ao escolher os servos motores, é necessário ver qual seria o melhor modo de operação para a sua aplicação. Os modos mais comum são: Modo Velocidade, Modo Torque e Modo Posição. Com cuidados extras, torna-se possível atingir performances excepcionais. Então, é indispensável cuidar da programação.
O ideal é que a relação de inércia entre a carga e o motor estejam equilibradas; e que o torque calculado esteja dentro da faixa nominal de torque. Com uma revisão periódica nesses aspectos e a configuração robusta, dá para garantir os melhores resultados no uso dos equipamentos.
3. Faça o autotuning dos servos motores
Esses componentes envolvem diversos cálculos complexos, como de torque máximo, nominal, energia e ganhos. Esses, especialmente, aparecem em três formas (Kp, Ki e Kd) e são essenciais para levar o equipamento ao máximo desempenho.
Como o cálculo não é tão simples, vale buscar maneiras de otimização, como o autotunning. Esse processo autoregulado faz com que os ganhos sejam calculados e ajustados automaticamente. Isso diminui o tempo de partida do componente, melhora a configuração e garante um desempenho reforçado.
4. Conte com o apoio de um suporte especializado
Além de aplicar as dicas anteriores, é interessante ter o apoio direto de quem mais entende do tema. A orientação de um time altamente capacitado no tema faz com que os servos motores funcionem em plena capacidade, sem comprometer aspectos como segurança e qualidade.
Um dos jeitos de explorar essa alternativa é ao encontrar um bom fornecedor. Além de adquirir motores de alta qualidade, você terá a chance de conversar com especialistas para entender quais são as maiores exigências e quais modificações realizar. Dessa forma, é possível implementar as mudanças necessárias para atingir os objetivos.
Os servos motores são equipamentos potentes e que podem se tornar ainda melhores, com a abordagem correta. Com essas dicas, você será capaz de obter uma performance reforçada, de modo a garantir resultados diferenciados para o projeto do empreendimento.
E para conquistar todos os objetivos com a estratégia, aproveite e conheça onde adquirir equipamentos de automação industrial com segurança.