Descubra a importância da Automação Industrial para sua Empresa
Automação Industrial

Descubra a importância da Automação Industrial para sua Empresa

A Kalatec, líder em soluções de automação industrial, há mais de 30 anos vem desenvolvendo parcerias e colaborando com implantação de tecnologia nas empresas brasileiras.

A Automação Industrial é uma força motriz para o desenvolvimento econômico.

Com profunda experiência em soluções e fornecimentos em sistema de movimento para fabricantes de máquinas, a Kalatec possui três divisões distintas: Automação Industrial, Máquinas Especiais e Automação Residencial, o que faz dela uma companhia confiável para ajudar você na inclusão de sua empresa na realidade da indústria automatizada.

O que é Automação Industrial

A Automação Industrial é  uma força  motriz para o desenvolvimento econômico. Consiste na otimização dos processos industriais por meio de sistemas automatizados, com a finalidade de aumentar a produtividade, melhorar as condições de trabalho e simplificar operações. A automação atua na gestão e controle das variáveis, integrando processos de produção com o ambiente virtual.

De uma maneira geral, Automação Industrial pode ser definida como a aplicação de tecnologias de software, hardware e equipamentos específicos em processos produtivos, com objetivo de concretizar projetos que sejam capazes de aumentar a autonomia dos processos de fabricação e reduzir ao máximo o esforço humano na cadeia de valor. Trata-se, enfim, de um conceito intrinsecamente ligado à Indústria 4.0, que engloba Sistemas ciber-físicosInternet das Coisas e Computação em Nuvem para originar “fábricas inteligentes”.

Para conhecer o notável Portfólio de Produtos de Automação Industrial da Kalatec, clique aqui.

 

Benefícios da Automação Industrial

Por realizar análise e controle de variáveis, a automação pode prever diversas rotinas a partir de dados acumulados, o que permite tomada de decisões mais assertivas no processo de fabricação e promoção de melhoria contínua na empresa.

A automação também garante a eficiência na linha de produção, assegurando qualidade padronizada, que é fundamental para o sucesso no mercado, e aumentando a produtividade, o que permite que a sua empresa alcance a excelência operacional e ofereça produtos de qualidade com preço competitivo.

Além de promover a conexão entre as células produtivas, certificando o compartilhamento de dados, a automação melhora o fluxo de trabalho e proporciona segurança aos funcionários, ao automatizarem-se os processos de risco.

 

Onde se aplica a Automação Industrial

É  um erro pensar que  automação é apenas para as grandes indústrias. Todas as empresas precisam conhecer o tempo de cada etapa do seu processo de fabricação, a eficiência da linha de produção, o custo do produto, entre outros dados, pois essas são informações essenciais para o empresário tomar decisões.

Automação Industrial é, portanto, fundamental para que, assim como as grandes companhias, as pequenas e médias empresas também sejam eficientes em seus processos de fabricação e reduza os custos de produção. Para isso é necessário uma visão sistêmica de todos os processos fabris, observando desde a matéria prima que é retirada do almoxarifado até o produto final fabricado. E o que faz esses processos serem eficientes é, sem dúvida, a automação.

Se você precisa de auxílio para estruturar o projeto de automação de sua empresa e tem dúvidas, consulte nossos especialistas. A Kalatec está sempre pronta para ajudar a potencializar os seus resultados com os melhores equipamentos da automação industrial

Edilson Cravo – Engenheiro Especialista em Automação Industria com 20 anos de experiência e gestor da Kalatec Automação.

kalatec motor de passo

kalatec motor de passo

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também