3 Dicas para escolher o Drive do seu Motor de Passo
Dicas para projetos

3 Dicas para escolher o Drive do seu Motor de Passo

Muitas falhas acontecem em processos de automação principalmente porque a equipe fez escolhas erradas durante o desenvolvimento do produto.

Para saber adquirir corretamente o drive ideal para usar no seu motor de passo e evitar problemas futuros, fique ligado nas nossas dicas!

Antes de mais nada, vamos relembrar: o que é um motor de passo? 

É um tipo de motor, simples e de baixo custo, voltado para projetos que demandam precisão. Esses motores trabalham transformando energia elétrica em rotacional, de maneira contínua, precisa e confiável. Visualmente falando, eles podem ter o perfil circular (mais comum no mercado) ou o perfil quadrado, chamados de hi-torque, que apesar de possuírem o mesmo tamanho do circular apresentam um torque de trabalho superior.

O motor de passo é um produto digital que está à altura dos servos motores. Ambos possuem características muito similares: alta precisão, alto desempenho, fácil utilização, e os dois trabalham com drivers

Ele pode ser aplicado em esteiras transportadoras, mesas rotativas, máquinas de corte e solda, etiquetadoras, máquinas de raio x, posicionadores, posadoras, bombas peristálticas, equipamentos médicos, impressoras 3D, entre outras. 

Entenda a função dos drivers nos motores de passo 

Os drivers são itens que ajudam a controlar a potência elétrica dos motores de passo, convertendo o sinal de comando, conforme a aplicação ou lógica. Ou seja, têm a função de receber os pulsos digitais externos, amplificá-los e energizar a exata bobina (tensão e corrente) em uma sequência que permita o movimento do motor.

Basicamente, os drivers de motores de passos são divididos em duas categorias:

Drivers Simples: possuem um funcionamento totalmente dependente do comando elétrico externo. Eles não geram a lógica dos pulsos digitais, frequência ou temporização, por isso precisam de um PLC externo (Programmable Logic Controller – Controlador Lógico Programável) com saídas rápidas de pulsos. Nesses PLCs é que a lógica da operação dos motores será programada e armazenada.

Drivers Inteligentes: têm o funcionamento programável via software. Eles vêm com uma placa lógica programável interna. Em outras palavras, possuem um PLC básico incorporado em sua placa de controle, o que os habilita a desempenhar funções mais complexas no equipamento, como ser apto a ter programas residentes, conexão IHM (Human Machine Interface – Interface Homem Máquina), controle de entradas e saídas, gerar os pulsos digitais de seu movimento e interagir com outros componentes, como termopares, células de carga, trabalho em rede, gerar comunicação remota, etc.

Os drivers inteligentes são mundialmente conhecidos por serem intuitivos e simples.

 

Os drivers dos motores de passo podem melhorar a funcionalidade dos equipamentos

 

Veja abaixo 3 dicas para escolher o melhor Drive:

– Procure uma empresa fornecedora de confiança para adquirir o seu drive. Somente assim será possível conseguir produtos de qualidade e ainda obter orientação e suporte na aquisição do material. 

Com mais de 100 mil drives de motores de passo vendidos, a Kalatec Automação é a maior distribuidora fora dos Estados Unidos da Applied Motion, que possui um driver inteligente, cujo o software de programação é grátis e de fácil entendimento, habilitando o operador de chão de fábrica ou ao pequeno fabricante a programar seu equipamento com autonomia e eficiência.

Você pode conversar com os especialistas da Kalatec e tirar todas as suas dúvidas, antes da aquisição.

– Analise o seu produto. É preciso saber exatamente qual é o seu motor de passo e qual o objetivo do seu produto para entender qual drive pode ser compatível. Fatores como categoria e marca são informações valiosas na hora dessa escolha. 

Por isso, passe o máximo de informações possíveis para a empresa fornecedora que escolher adquirir o drive, assim ela poderá lhe ajudar da melhor maneira. 

– Conheça a variedade de opções de drivers existentes no mercado antes de definir. Existem hoje diversos drives construídos com as mais avançadas tecnologias. Muito além dos convencionais, linhas de produtos avançados oferecem vários recursos e facilidades, como driver para motor de passo com Ethernet (arquitetura de interconexão para redes locais), comunicação Canopen e opção de seriais RS232 ou RS485 para comunicar com outros softwares. 

A Kalatec também está à disposição para você seguir essa dica. A empresa detém um grande estoque e será capaz de apresentar diversas opções, analisar a sua real necessidade e de quebra ainda oferecer consultoria pré e pós-venda. Lembre-se: identificar o produto ideal e se certificar de que ele tem garantia são fatores essenciais para conquistar segurança e eficiência.

Acesse o nosso site e entre em contato conosco – a sua produção pode ser diferente com o nosso apoio, expertise no mercado e preços compatíveis.

Para continuar ligado no mundo da automação industrial, curta a nossa página no Facebook e continue acompanhando o blog!

 

 

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também