Controle de Temperatura: como fazer e qual controlador escolher
Automação Industrial

Controle de Temperatura: como fazer e qual controlador escolher

Em uma fábrica, o controle de temperatura mantém a estabilidade dos processos, que seguem uma padronização e atuam sob constante monitoramento, realizando as adequações necessárias.

Dentro de um sistema, o controlador de temperatura contribui para que inconformidades nos processos sejam identificadas e solucionadas.

A Kalatec te convida a acompanhar esse artigo para conhecer melhor tal instrumento de medição e saber como ele está presente na indústria. Preparamos também dicas para ajudar a escolher o modelo ideal.

Leia nosso artigo sobre controle de processos industriais e como implementar

O que é um controlador de temperatura?

Controlador de Temperatura é um equipamento utilizado para manter objetos, ou ambientes, quentes ou resfriados de acordo com a temperatura desejada. Faz medições e propicia as condições ideais para diferentes processos industriais.

É conectado a um sensor (um termopar ou uma sensor tipo J,K, por exemplo) e fornece uma saída para um dispositivo de controle, como um aquecedor ou um resfriador.

É usado em fornos, estufas, tanques, câmaras climatizadas, embaladoras, processamento de alimentos, chillers, ar condicionados, extrusoras de plástico, formadoras térmicas, caldeiras, secadores, entre outras aplicações industriais.

O instrumento compõe um sistema de controle que resulta na qualidade dos materiais, das operações e dos produtos.

O controlador faz, automaticamente, medições e regulagem dos graus de calor ou frio, seguindo uma programação prévia.

Diversos tipos de matérias-primas e insumos dependem do controle de temperatura que, se não acontecer, os torna improdutivos.

O controle também é importante para a segurança das atividades industriais, pois coloca sistemas e máquinas em condições apropriadas para o trabalho, prevenindo quebras e acidentes que podem ser graves.

Tipos de controladores de temperatura existentes no mercado

O controlador consegue atender a muitos projetos, pois tem versões em diferentes modelos e formatos, apresentando variados recursos e características. Os tipos mais comercializados são o Multi-loop e o Single Loop.

Os dispositivos Single Loop controlam uma variável específica. São econômicos e simples, apresentando modelos básicos a incrementados.

O Multi-loop controla a temperatura de duas ou mais zonas e se integra a outros equipamentos.

funcionamento de um controlador de temperatura

Como funciona um controlador de temperatura?

O controlador de temperatura usa um sensor para comparar a temperatura atual com a temperatura esperada e, após essa medição e a constatação de diferença, emite sinais de correção.

As ações de ajuste realizadas neste momento são acionamentos, ou desligamentos, de aparelhos de refrigeração ou aquecedores, por exemplo.

Controladores de tensão e corrente, ou válvulas como as do tipo proporcionais fazem regulagens na energia para alcançar a temperatura especificada pelo usuário.

Portanto, o controlador consegue adequar a potência dos dispositivos para chegar à temperatura alvo. De acordo com as mudanças climáticas, alguns modelos ainda fazem compensações de forma automática.

E quais são os parâmetros do controle de temperatura?

Para configurar a temperatura desejada no controlador é usado o parâmetro “Setpoint”. Com ele o sistema saberá quando precisa ser desligado, para manter o grau esperado de aquecimento ou resfriamento.

Já o parâmetro “Histerese” tem o papel de apontar a temperatura de religação do sistema. A “Calibração do Sensor” serve para os casos em que o controlador mostra uma temperatura em seu display, mas ao aferir com um termômetro, o número é outro.

Com esse parâmetro, o usuário pode fazer uma compensação de até 15 graus para acabar com a diferença.

O recurso “Alarme” é usado para sinalizar ao funcionário importantes limites do processo, por exemplo: quando houver variação de valores em comparação com o número determinado pelo “Setpoint”.

Pode ser um alarme “Alto” ou “Baixo”, indicando quando a temperatura está acima ou abaixo do desejado, conseguindo desligar o equipamento para protegê-lo de superaquecimentos ou congelamentos.

Também existem alarmes de “Loop”, de “Desvio” e de “Banda”, além de diversas outras opções de parâmetros.

Dicas para escolher corretamente os controladores de temperatura

Para contar com as vantagens do controlador e garantir melhor desempenho a um processo de fabricação, é preciso selecionar o modelo mais adequado. Para te ajudar nessa tarefa, observe essas dicas:

Conheça a sua necessidade

Para fazer uma primeira triagem, identifique a faixa de temperatura de trabalho do seu processo. Isso irá ajudar a fazer o dimensionamento correto do aparelho, para trazer os resultados esperados.

Verifique as medidas

O controlador deve ter dimensões compatíveis com a aplicação. Ou seja, a largura, altura e profundidade do produto e do local de instalação devem ser considerados.

Usabilidade

Por cumprirem um papel fundamental nas fábricas, o controlador deve ser de fácil manuseio, com telas e recursos intuitivos, para que os operadores consigam monitorar com facilidade as temperaturas.

E, claro, deve suportar as principais redes de comunicação industriais, como o protocolo Modbus.

Cheque a tensão e as saídas

Nunca é demais lembrar: confira a compatibilidade da tensão de alimentação do controlador com o seu local de instalação.

Além disso, saiba os tipos e a quantidade de saídas que você vai precisar para fazer a ligação com os equipamentos que exigem o controle.

Pense no sensor

É relevante saber o tipo de sensor que será usado no seu sistema de controle de temperatura, já que alguns modelos de controladores apresentam entradas apenas para sensores específicos.

Procedência do equipamento

Por último e não menos importante, se atente quanto à qualidade do produto, que deve atender a normas e certificações internacionais de segurança como a CE (Conformidade Europeia) e a UL (Underwriters Laboratories).

O controle de temperatura nos processos industriais

Uma pesquisa da Universidade de Brasília ressalta a importância do monitoramento da temperatura e do tratamento térmico dos alimentos, para preservar as suas características, nutrientes e qualidade.

O estudo afirma que “para conservação eficiente do alimento, deve-se observar a temperatura de exposição, o tempo a que será submetido à ela”, entre outros aspectos. E esse é apenas um exemplo em que o uso de controladores é inevitável.

Confira agora as formas mais adotadas para acompanhar os níveis de temperatura nas operações fabris:

1 – Controle de Temperatura ON/OFF

Envia sinais para as máquinas ligarem ou desligarem para adequar a temperatura e chegar ao nível de interesse.

É uma forma de controle de baixo custo e o seu funcionamento é considerado o mais simples. Exemplo: termostato de refrigeradores.

2 – Controle de Temperatura Proporcional

Tem a capacidade de reagir às variações térmicas antes que ultrapassem os padrões de temperatura desejados, atuando automaticamente e com agilidade, de acordo com as necessidades atuais. Exemplo: tanques industriais.

3 – Controle de Temperatura PID

O tipo de controle Proporcional Integral Derivativo se destaca pela sua eficiência, indicado para atuar em processos de alto desempenho.

Faz o controle preciso e remove a oscilação, provendo a variação contínua da saída, inserido em um sistema de realimentação de loop de controle.

Exemplos: CLPs (Controladores Lógico Programáveis), controladores Single-Loop, etc.

Conclusão

Esperamos ter esclarecido que o controle de temperatura garante a estabilidade dos processos na indústria, otimizando o seu desempenho.

Ao adotar controladores, os desvios de saída são amenizados e ocorre uma maior proximidade entre a especificação e o “Setpoint”.

Notamos que, além de garantir o funcionamento ideal do maquinário, a temperatura correta melhora a qualidade dos produtos e previne acidentes.

E para te ajudar a implementar as melhores opções de controladores disponíveis no mercado, contate a Kalatec – empresa especializada em produtos para automação.

Confira a maior linha de produtos de automação industrial da Kalatec

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também