5 habilidades que o profissional de automação industrial precisa ter
Automação Industrial

5 habilidades que o profissional de automação industrial precisa ter

Com a Indústria 4.0 e a revolução da Inteligência Artificial, a perspectiva é que muitas profissões sumam e sejam substituídas por outras. Uma profissão que vai crescer será, é claro, a do profissional de automação industrial.

Se você quer se preparar para essa mudança de paradigma na indústria mundial, precisará aprender quais são as principais habilidades que um profissional da área precisa ter para se destacar.

No artigo de hoje, indicaremos o caminho das pedras para você se preparar e ser um excelente engenheiro de automação industrial no futuro. Siga a leitura para saber quais as principais habilidades desta carreira!

1. Habilidade de solucionar problemas de maneira sistemática é importante

O processo de transição para a automação industrial (e a própria metodologia dessa tecnologia) gira ao redor da ideia de resolução de problemas.

Por exemplo, uma das tarefas mais importantes do profissional de automação industrial é mapear a linha de produção e prepará-la para receber o maquinário responsável pela automação da produção.

Para conseguir realizar essa tarefa, o profissional precisará da habilidade de solucionar problemas. Isso é feito ao esquematizar o obstáculo em etapas e ir, ponto a ponto, checando soluções até que o desafio seja superado.

2. Capacidade de lidar com números, estatísticas e métricas de desempenho

A automação industrial tem impacto vital na capacidade produtiva de uma empresa. Com ela, a fábrica produz mais, mais rápido e com menos custos.

Por isso, a tecnologia é essencial para a administração da fábrica, que pode aprovar mais ou menos recursos dependendo da utilidade que enxergam na automação.

O profissional do setor, portanto, precisa aprender a lidar muito bem com números, estatísticas e métricas de desempenho para controlar a eficácia do sistema automatizado e medir as alterações durante o ano.

3. Pensamento lógico é essencial ao profissional de automação industrial

Quem trabalha com a automação industrial precisa dominar o pensamento lógico, já que ele é essencial para uma linha de produção automatizada.

profissional de automação industrial

Por exemplo, imagine uma linha de produção composta por quatro setores: A, B, C e D. Todos eles trabalham na mesma velocidade, para que haja um fluxo perfeito na linha.

Todavia, se o profissional não pensar de maneira lógica e automatizar o setor A, por exemplo, ele terá problemas nos outros. 

Se o A trabalhar com o dobro da velocidade, eventualmente o B não conseguirá lidar com o fluxo de produção e vai “congestionar” a linha de produção.

Por isso, o profissional de automação industrial precisa dominar o pensamento lógico e a causa e consequência de suas ações.

4. Conhecimento de elétrica e eletrônica para lidar com as máquinas

Além das habilidades pessoais, o profissional de automação industrial precisa ter alguns conhecimentos técnicos importantes.

Parte deles é de elétrica e eletrônica, já que essas duas áreas comandam o funcionamento das máquinas usadas na automação industrial.

Por isso, o profissional que queira entrar na área deverá dominar o uso de circuitos elétricos, comandos eletrônicos e os fundamentos básicos que permitem que as máquinas possam funcionar.

5. Conhecimento em programação para usar bem as ferramentas do setor

Fazer só com que as máquinas funcionem, entretanto, não é o suficiente para a automação industrial. É preciso também que elas executem tarefas altamente complexas. Nessa hora, vem a calhar um bom conhecimento em programação.

Os profissionais da área deverão saber no mínimo o básico sobre o assunto, mas é desejável que dominem algumas linguagens para poder comandar as máquinas e ferramentas da área de maneira adequada.

Se dominar essas 5 habilidades, o profissional de automação industrial terá tudo para ter sucesso numa área com demanda em constante crescimento.

Se você gostou do artigo, curta nossa página no Facebook e siga nossos perfis no YouTube e LinkedIn para conferir mais conteúdo de qualidade como este!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também