4 erros que você deve evitar no desenvolvimento de novos projetos de automação industrial

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A automação começou durante a Revolução Industrial. Ela se tornou comum principalmente nas indústrias que fabricavam veículos (carros, motocicletas e assim por diante). Hoje, ela está presente em todos os segmentos.

Automatizar os processos e as operações industriais é muito importante para alcançar maior produtividade e minimizar erros manuais. Mas que tudo dê certo — e que os resultados esperados tomem forma —, o desenvolvimento da automação deve ser impecável.

Apontaremos, neste artigo, 4 erros que devem ser evitados quando for desenvolver projetos de automação industrial. Leia e descubra como contorná-los.

1.  Não realizar o mapeamento dos processos

A finalidade dos projetos de automação industrial é exatamente aprimorar os processos, deixá-los mais eficientes. Se eles não passarem por um detalhado mapeamento, fica inviável definir quais as etapas que podem ser melhoradas.

Esse mapeamento depende da avaliação dos documentos compartilhados entre os diferentes setores da indústria, da identificação da necessidade de consulta para achar arquivos e também é preciso fazer o rastreamento de atividades efetuadas de forma dúplice ou manualmente.

Outra medida importante é indicar tarefas que podem sinalizar, automaticamente, o começo de outras atividades, esclarecendo etapas nas quais o ciclo de produção sofre interrupções devido à falta de algum funcionário.

2. Gerenciar precariamente os projetos de automação industrial

Um projeto de automação industrial costuma ser exclusivo. Ainda que já tenha desenvolvido maquinário parecido, cada indústria apresenta suas peculiaridades, suas próprias necessidades. E a mesma indústria pode requerer projetos diferentes uns dos outros conforme passe por mudanças.

Além de definir os processos, convém ser flexível para identificar as necessidades efetivas da indústria naquele momento.

A equipe envolvida precisa ter disposição para o trabalho e contar com experiência para a coordenação de todos os recursos.

projetos de automação industrial

3. Analisar equivocadamente o payback

Quando se trata de tecnologia, muitas pessoas pensam que o retorno do investimento (payback) acontecerá de forma rápida, quase mágica. Mas não é assim.

É de fundamental importância avaliar com equilíbrio a taxa de retorno, pois ela servirá para embasar os projetos de automação industrial. Deve-se entender como uma máquina ou outro equipamento se paga e o tempo que leva para isso.

Alguns projetos podem se pagar em menos de 2 anos. Outros podem ter um payback bem menor, como 6 meses ou 1 ano.

Vale lembrar que soluções mais caras que garantem uma produtividade muito mais alta oferecem uma taxa de retorno mais curta.

Também é válido considerar que alguns retornos não são prioritariamente de natureza financeira. Podem existir projetos cuja finalidade seja melhorar a segurança dos trabalhadores na indústria. Há ainda outros retornos considerados intangíveis, mas muito importantes.

4. Não efetuar um planejamento adequado para a implantação

Mapeados os processos, identificadas as necessidades mais importantes da indústria no momento atual, é fundamental planejar a implantação apropriada do sistema de automação.

O ideal é começar automatizando os processos mais fáceis. Gradualmente, os outros processos serão implementados com a automação. Essa mudança paulatina permite que todos os funcionários se adequem à inovação e consigam trabalhar com ela.

Não são todos os funcionários que estarão envolvidos no gerenciamento e coordenação dos projetos de automação industrial, mas todos certamente serão afetados por eles.

É natural que alguns trabalhadores resistam, pois as transformações sempre geram algum transtorno. E a automação não fará uma mudança mágica dentro da indústria.

Os processos e as operações serão efetivamente otimizados, mas sempre aparecerão dúvidas, conflitos e imperfeições. Os desafios e as dificuldades devem ser vencidos em um clima de harmonia e cooperação que envolve gestores e funcionários de todos os departamentos industriais.

Procurando evitar estes 4 erros no desenvolvimento de projetos de automação industrial, as probabilidades de sucesso em médio ou longo prazo e de superação dos problemas aumentam consideravelmente!

Você participa de redes sociais? É uma ótima forma de aumentar seu networking. Aproveite para curtir e seguir a Kalatec Automação no Facebook e continue acompanhando o nosso blog!

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×