indústria 4.0: qual o Impacto nos pequenos negócios?
Automação Industrial

indústria 4.0: qual o Impacto nos pequenos negócios?

A Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 consolida-se no período presente. O novo momento do segundo setor da economia inclui uma conexão cada vez maior de equipamentos, a adoção da robótica e a consagração da automação. Agora, é possível obter linhas de produção robustas e que conquistam níveis inéditos de produtividade.

A princípio, parece se tratar de uma alternativa destinada apenas a grandes players do mercado. No entanto, o cenário também tem impacto nos pequenos negócios, que devem se preparar para essa realidade.

A seguir, veja qual é a relação entre a Indústria 4.0 e as empresas menores e como os negócios são modificados.

O reconhecimento da importância das mudanças é essencial

Primeiramente, os pequenos estabelecimentos devem entender que a capacidade de se adaptar é um dos requisitos para ser bem-sucedido no mundo dos negócios. Mais que se modificar dentro do próprio nicho, é preciso ter uma visão completa e compreender quais são as tendências.

A nova Revolução Industrial, portanto, tem como um dos impactos a necessidade de reflexão e de visão ampla. Agora, os empreendimentos devem pensar em concorrer mesmo com líderes de mercado se quiserem se manter ao longo do tempo.

O planejamento para realizar investimentos garante a saúde financeira

Diante da necessidade de adaptação, outro impacto da Indústria 4.0 tem a ver com os investimentos necessários. Nesse caso, a gestão deve reconhecer a relevância de provisionar parte dos recursos para fazer melhorias e investir na automação da melhor maneira.

Nesse sentido, há uma demanda cada vez maior por informações, controle e planejamento. Com a atuação correta, o negócio tem a chance de conseguir o dinheiro necessário para fazer um investimento de forma tranquila e segura.

indústria 4.0

A escolha de soluções da Indústria 4.0 faz a diferença

Também há resultados em relação às alternativas que serão escolhidas. Com o novo modo de trabalhar na indústria, surgem oportunidades igualmente diferenciadas. No entanto, os pequenos empreendimentos não têm a mesma capacidade dos maiores, o que torna preciso selecionar o que faz sentido para os objetivos e para as possibilidades.

Um negócio de porte pequeno pode decidir investir em soluções de automação menos complexas e mais fáceis de operar, por exemplo. A escolha de componentes certos, como motores, rolamentos e transportadores, já ajuda a criar um sistema robusto e prático. Em muitos casos, já é um jeito de levar a produtividade a um novo nível e de atingir o desempenho esperado.

Essa é uma questão fundamental e que, na verdade, viabiliza que as empresas de porte menor se envolvam. Desse modo, dá para explorar os pontos positivos sem comprometer as finanças.

O alcance de competitividade pode ser um efeito para pequenos negócios

A soma de todos esses impactos tem uma consequência principal e muito importante: o ganho de competitividade. Graças à atuação da Indústria 4.0, os pequenos empreendimentos conseguem resultados melhores de produtividade e eficiência. Isso gera economia, qualidade e destaque no mercado.

Além de tudo, é uma forma de saírem à frente dos concorrentes de mesmo porte e que não se adaptaram a essa possibilidade. No final, é um meio de aumentar a robustez e viabilizar a continuidade.

A Indústria 4.0 tem grande impacto nos pequenos negócios, que devem ficar atentos a essa tendência. Desde que as decisões certas sejam tomadas, é possível consolidar um desempenho melhor e fortalecido.

Quer ter outras dicas como essas? Curta a nossa página no Facebook e continue acompanhando o nosso blog!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também