Velocidade do motor de passo: tudo o que você precisa saber
Automação Industrial

Velocidade do motor de passo: tudo o que você precisa saber

Vamos entender sobre a velocidade do motor de passo? 

Assim como os servomotores, os motores de passo são equipamentos altamente confiáveis. 

Sua principal característica é a precisão, funcionando com elevada sincronia com a saída do sinal de pulso do controlador para o driver, alcançando posicionamento e controle de velocidade.

Entretanto, é preciso entender a velocidade do motor de passo para aproveitar todos os seus recursos e ter sucesso em sua aplicação. É isso que você vai aprender neste artigo. Vamos lá? 

Antes de falar sobre a velocidade do motor de passo, entenda sobre o equipamento

O motor de passo é um tipo especial de motor elétrico empregado quando há a necessidade de posicionar algo com muita precisão e também para rotações em ângulo exato, com precisão que pode chegar a milésimos de grau. 

É composto por um ímã muito potente e seu controle é feito por uma série de campos eletromagnéticos, que são ativados e desativados de forma eletrônica, e produzidos por bobinas presentes em torno do rotor.

Este motor não possui escovas ou comutadores e seus pólos magnéticos determinam o número de passos por movimento circular. Geralmente, o número de passos por revolução varia de 200 a 500 passos.

Como dimensionar um motor de passo?

O dimensionamento correto do motor de passo é de extrema importância, pois isso é o que garantirá o funcionamento adequado do equipamento

O sucesso da aplicação do motor de passo depende de muitas variáveis, como: torque do motor, resolução, ajuste da corrente, tamanho, além da tensão DC. 

Para garantir a qualidade dessas variáveis, é essencial a escolha de um driver de qualidade, que tenha filtros para evitar ressonâncias e proporcionar suavidade e repetibilidade.

Por que entender sobre a velocidade do motor de passo?

Ao adquirir um equipamento industrial, por exemplo, é fundamental observar e compreender as suas particularidades e funções. 

Por isso, é necessário levar em consideração a velocidade do motor de passo para que o projeto funcione perfeitamente.

As características de torque desse tipo de motor não são constantes. Em comparação aos servomotores, sua curva de torque, quando em velocidade baixa e média, tende a ser mais elevada. Já em velocidades altas, a curva de torque fica muito baixa.

Para melhor uso em operações industriais

Diversas atividades nas indústrias requerem soluções de automação como o motor de passo. 

Ele é caracterizado por oferecer torque alto quando opera com rotações constantes em velocidades baixas, dentro da faixa de velocidade comum a operações de curto alcance, tornando-o ideal para uso em mesas rotativas e sistemas de avanço lento.

Para mais controle do equipamento 

O meio de controle do motor de passo ocorre de forma externa e por meio de microcontroladores que dão assistência para que o deslocamento aconteça no ângulo desejado. A precisão do dispositivo é notável e necessária aos mais variados processos da indústria.

Para mais eficiência nos projetos

A automação de tarefas com o uso do motor de passo proporciona inovação tecnológica e maior qualidade na produção. 

O equipamento pode ser aplicado em routers CNC, máquinas de corte a plasma ou a laser, rotuladoras, mesas de posicionamento, atuadores lineares, braços manipuladores e também no controle de válvulas, entre outros usos.

Para a aplicação correta do motor de passo em projetos

No momento da compra, alguns fatores devem ser observados: o torque, a resolução, o tamanho e a velocidade do motor de passo. 

Após especificar o produto mais adequado para cada projeto, garante-se a eficácia de operações que podem envolver diferentes máquinas e sistemas automatizados.

Como calcular a velocidade do motor de passo?

Para dimensionar um motor de passo, é necessário levantar os seguintes dados da aplicação:

  • Cálculo da Inércia Movida (kg.cm2)
  • Velocidade Nominal (PPS)
  • Torque Nominal (Kg.cm)

Podemos dizer que não é uma tarefa fácil calcular a inércia do equipamento, mas é indispensável para o sucesso da aplicação. 

Muitas das falhas e projetos mal sucedidos tem a raiz da causa nesse quesito.

Por isso, para calcular não só a velocidade do motor de passo, mas também a inércia e o torque da aplicação, é preciso contar com o auxílio de uma empresa especialista em automação que, com o uso de Softwares de Modelamentos, irá criar com fidelidade o modelo matemático de cada aplicação.

Qual é a velocidade máxima do motor de passo?

Com a resolução e a frequência do equipamento em mãos, é possível entender melhor sobre a velocidade do motor de passo. 

Serão necessárias algumas operações matemáticas, que eu explico, em detalhes, no vídeo a seguir.

Quando utilizar motor de passo x easyservo?

Ao pesquisar por um equipamento de automação como o motor de passo, é comum surgir a dúvida: será que essa é a melhor opção para o meu projeto? 

Afinal, existem outras soluções comuns no mercado, como o easyservo.

Primeiramente, vale esclarecer que ambos conseguem cumprir o objetivo de colocar uma estrutura em movimento

motor easyservo com encoder

Trouxemos as principais características de cada motor para que consiga entender as diferenças, confira:

Características e velocidade do motor de passo

Em geral, o motor de passo tem valor mais acessível e oferece custos mais baixos de cabeamento. Além disso, a sua parametrização é facilitada, pois ele tem um sistema de controle com malha aberta, simplificando a conexão com a máquina.

O motor de passo também oferece opções de torque mais baixo, sendo indicado para aplicações em robótica, máquinas CNC, impressoras 3D, equipamentos médicos, etc.

Quanto à alimentação, a velocidade do motor de passo fica restringida à tensão de alimentação, ou seja: quanto maior a tensão que incidir sobre o motor e o driver, maior será a produtividade, o que significa que esse motor “rende” mais.

Características do Easyservo

O motor easyservo é um sistema de malha fechada com performance superior aos motores de passo, desenvolvido para oferecer um controle de movimento extremamente preciso.

O equipamento consegue controlar o movimento de uma carga com uma incrível resolução de até 51.200PPR, o que o torna excelente para aplicações que exigem movimentos suaves, rápidos, precisos e repetitivos, como as operações industriais.

Quanto ao torque, o easyservo é capaz de fornecer um torque mais alto do que um motor de passo convencional, devido à sua dinâmica, que inclui um encoder.

Adquira motores de passo de alta qualidade e precisão com a Kalatec!

banner Kalatec para motor de passo

Conclusão

Deu pra notar o quanto o motor de passo pode ser útil quando são exigidos precisão e controle de posicionamento, não é mesmo? Vimos que esse valente motor tem muito a oferecer para contribuir com diferentes projetos de automação.

Notamos que entender sobre a velocidade do motor de passo e a sua forma de atuação são importantes para melhor aproveitamento do produto. 

Também percebemos que a sua escolha e dimensionamento são essenciais para garantir o sucesso de qualquer operação.

E, para isso, é uma boa pedida contar com um fornecedor especializado em automação, que tire dúvidas quanto ao funcionamento e as variáveis, como a velocidade do motor de passo, auxiliando também na escolha do modelo.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também