Tipos de freios: qual a função, tipos, e onde usar
Automação Industrial

Tipos de freios: qual a função, tipos, e onde usar

Você já parou para pensar nos tipos de freios que existem nas soluções de automação industrial, quais suas diferenças e vantagens?

A automação é uma área ampla, repleta de soluções que transformam o serviço repetitivo de forma inovadora.

No entanto, do mesmo jeito que essas soluções geram movimento, é preciso contar com dispositivos capazes de reduzi-lo e pará-lo quando necessário.

É aqui que os diferentes tipos de freios entram em ação. Na prática, o objetivo destes sistemas é o mesmo: diminuir a velocidade até a estagnação. Mas e na teoria, como cada sistema de freio se diferencia?

Para explicar em detalhes, preparamos um breve guia para facilitar seu entendimento. Confira!

Quantos tipos de freio existem?

Você quer a verdade sobre os tipos de freio? Bom, vamos para a primeira delas: existem diversos sistemas de frenagem que variam de acordo com a aplicação.

Um dos mais conhecidos, o freio a disco, é do tipo mecânico.

Hoje, boa parte dos veículos leves conta com ele e seu acionamento é bem simples: no momento que o condutor pressiona o pedal devido, uma pastilha interna é acionada e, por consequência, pressiona o disco. Assim, a velocidade é reduzida por conta da fricção.

Porém, novamente: esse é apenas um dos sistemas de freio entre vários, com um funcionamento distinto.

Em dispositivos de automação industrial, é possível encontrar incontáveis tipos de freios, que se dividem em três categorias: mecânico, hidráulico e elétrico.

Que tal entender mais? Vamos explicar cada um em detalhes a seguir, confira:

Importância dos freios industriais

Os freios industriais desempenham um papel fundamental no funcionamento seguro e eficiente dos equipamentos de automação. Eles são responsáveis por controlar o movimento, reduzir a velocidade e até mesmo parar o sistema quando necessário. 

A importância dos freios industriais pode ser destacada pelos seguintes aspectos:

Segurança

Os freios industriais garantem a segurança dos operadores e de todo o ambiente de trabalho. Eles possibilitam que os equipamentos parem de forma rápida e precisa, o que evita acidentes e danos materiais.

Precisão 

Em processos industriais, é essencial ter controle preciso sobre o movimento dos equipamentos. Os freios proporcionam essa precisão, uma vez que o sistema para exatamente quando necessário, sem oscilações indesejadas.

Proteção do equipamento 

Os freios industriais protegem os equipamentos contra sobrecargas e desgaste excessivo. Eles atuam como um mecanismo de proteção, para combater danos causados pelo movimento brusco ou descontrolado.

Economia de energia 

Ao utilizar freios eficientes na indústria, é possível economizar energia. Isso ocorre porque esses sistemas asseguram desaceleração e parada suaves, o que reduz o consumo de energia durante o processo.

Produtividade 

Com freios industriais confiáveis e de alto desempenho, é possível aumentar a produtividade dos processos industriais. O controle preciso do movimento permite diminuir o tempo de paradas e otimizar o fluxo de trabalho.

Manutenção e durabilidade 

Os freios da indústria bem projetados requerem menos manutenção e têm uma vida útil mais longa. Isso significa menos tempo e recursos gastos em reparos e substituições, algo que contribui ativamente para a eficiência operacional e redução de custos.

Onde os freios industriais são usados?

Os freios industriais são amplamente utilizados em diversos setores e aplicações. Eles são encontrados em equipamentos como guindastes, elevadores, transportadores, máquinas de embalagem, prensas, máquinas têxteis, máquinas de impressão, entre outros. 

Em guindastes, por exemplo, os freios são essenciais para controlar o movimento de carga e garantir a segurança durante a elevação e a descida. 

Já em máquinas de embalagem, os freios são responsáveis por parar o processo de forma precisa, sem danos aos produtos. 

Cada setor e aplicação têm requisitos específicos de frenagem, o que leva ao desenvolvimento de diferentes tipos de freios para atender às demandas de cada segmento.

Quais os tipos e características do sistema de freio?

O universo dos sistemas de freios se estende de várias maneiras, mas quando falamos de processos industriais, podemos resumi-los a alguns exemplos. Confira:

Freios Mecânicos

O freio mecânico usa uma força para atuar sobre um objeto e assim reduzir seu movimento.

A força pode ser aplicada de diversas maneiras, como por exemplo, através de uma alavanca ou de um pedal.

O tipo de freio mecânico mais comumente usado em veículos é o freio a disco, como explicamos acima.

Com ele, um disco é preso às rodas e é acionado quando o piloto pisa no pedal do freio.

O disco então gira junto com a roda e seus dentes encaixam-se em uma superfície estacionária, criando assim resistência ao movimento do disco e consequentemente do veículo.

Outro tipo de freio mecânico é o de tambor.

Nele, um tambor é preso às rodas e acionado quando o piloto pisa no pedal do freio.

Os dentes do tambor então encaixam-se na superfície estacionária, de modo a criar resistência ao movimento do tambor e consequentemente do veículo.

Os freios mecânicos são geralmente usados em veículos leves, como bicicletas e motocicletas.

Vale lembrar que podemos relacionar esse tipo aos redutores de velocidade mecânicos, que se utilizam de engrenagens, mancais, retentores, entre outros elementos.

Freios Hidráulicos

O freio hidráulico utiliza a força de um líquido pressurizado para diminuir a velocidade e parar um sistema.

Essa pressão hidráulica é criada por um pistão, que é acionado por uma alavanca ou pedal.

O pistão então empurra o fluido através de uma série de tubos e mangueiras para os freios.

Esse fluido então aplica pressão nos freios, de modo que o mecanismo se encarregue de reduzir a velocidade do sistema.

Vale também mencionar o hidrovácuo, que interpreta a pressão exercida ao acionar o freio e transfere a intensidade para o cilindro, de modo que a frenagem ocorra de acordo com o impulso acionado.

Freios Eletromagnéticos

Na automação industrial, o freio eletromagnético é o mais utilizado, baseado no princípio do eletromagnetismo, a excitação da bobina proporciona o torque de frenagem mecânica.

Esse tipo de freio é normalmente utilizado em aplicações de bobinamento e desbobinamento de papel ou laminados e o seu controle é feito por um balancim ou célula de carga.

Freios eletromagnéticos podem ser fornecidos com magnéticos a base de grafite para melhor deslizamento em sistemas de controle de tensão. Para sistema de frenagem seca, o recomendado são os monodiscos e os multidiscos.

Esses tipos de freios normalmente têm um custo inicial mais alto do que outros tipos de freios, mas podem oferecer vantagens significativas em termos de confiabilidade e desempenho.

Freio pneumático

O freio pneumático é um tipo de sistema de frenagem que utiliza ar comprimido para controlar o movimento. 

Ele é amplamente utilizado em veículos pesados, como caminhões e ônibus, bem como em equipamentos industriais. 

O funcionamento do freio pneumático é baseado na compressão de ar em um reservatório, que é liberado para acionar os freios quando o pedal é pressionado. 

Esse freio oferece uma resposta rápida e eficiente. Como resultado, gera uma frenagem segura e precisa.

Freio eletro-hidráulico

O freio eletro-hidráulico é um sistema que combina a energia elétrica e a hidráulica para controlar o movimento. 

Ele é comumente encontrado em veículos de alta performance, como carros esportivos e motocicletas de alto desempenho. 

O funcionamento do freio eletro-hidráulico envolve o acionamento elétrico de uma bomba hidráulica, que pressuriza o fluido hidráulico para atuar nos freios. 

Esse freio oferece uma resposta rápida e precisa para uma frenagem eficiente mesmo em altas velocidades.

Características dos freios industriais

Os freios industriais apresentam características específicas que os tornam adequados para diferentes aplicações industriais. 

Uma das principais características é a capacidade de dissipar o calor gerado durante a frenagem de forma eficiente, algo que previne o superaquecimento e garante a segurança operacional. 

Outra característica importante dos freios industriais é a sua capacidade de controle, viabilizando ajustes precisos na força de frenagem de acordo com as necessidades específicas da aplicação. 

O que é um freio de serviço?

Em um sistema, o freio de serviço é aquele considerado o método primário. Em um veículo, é a frenagem acionada no pedal dedicado, que é separado física e mecanicamente dos outros métodos.

Entre eles, podemos mencionar, ainda levando em conta o exemplo dos veículos, o freio de mão — ou de “estacionamento”.

Em um sistema mais específico, como uma empilhadeira, pode haver um terceiro freio de emergência.

Qual é o melhor sistema de freio?

A resposta depende da aplicação, já que cada tipo de sistema de frenagem é baseado em tecnologias diferentes e se adequa a condições distintas de funcionamento.

O freio mecânico é o mais simples, composto apenas de um sistema de componentes que atuam sobre sobre um sistema de movimento.

Ele funciona por atrito e pode ser facilmente afetado por condições adversas, como lama ou água.

Já o freio hidráulico usa uma bomba para aplicar uma força sobre os fluidos nos canos, fazendo com que o movimento seja bloqueado. Este tipo de freio é mais preciso e confiável, mas requer manutenção frequente.

Por fim, o freio eletromagnético funciona através de um sistema de controle eletrônico, que atua diretamente no sistema de movimento.

Ele é o mais moderno e eficiente dos tipos de freio, mas também o mais caro.

Assim, vale dizer que a escolha do tipo de freio ideal depende das condições de uso e da aplicação desejada.

Conclusão

Agora que você entendeu mais sobre os diferentes tipos de freios, é possível entender como os sistemas de movimento funcionam — especialmente equipamentos de automação industrial.

Afinal, esse é um elemento essencial para o bom funcionamento, precisão e segurança de atuação de componentes industriais automatizados.

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Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

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