Conheça os tipos de acoplamentos e aplicações na indústria!
Automação Industrial

Conheça os tipos de acoplamentos e aplicações na indústria!

Existem algumas peças que são fundamentais em um processo produtivo. Os diferentes tipos de acoplamentos são um desses componentes que fazem a diferença no dia a dia das empresas. 

Praticamente todos os setores industriais fazem uso deste item, podendo ser empregado em atividades simples e complexas.

Os diferentes tipos de acoplamentos são ideais para máquinas rotativas, aumentando a confiabilidade das operações e melhorando a performance de todo o sistema industrial.

Nos acompanhe nesta leitura sobre este elemento de baixo custo e, ao mesmo tempo, tão valioso.

O que são acoplamentos? Existem diferentes tipos?

Acoplamentos são conjuntos mecânicos responsáveis por realizar a conexão de sistemas de máquinas. Eles fazem a transmissão de torque de acionamentos rotativos. 

Em outras palavras, o acoplamento é o componente responsável por realizar as ligações dos eixos de uma máquina. 

Sua função é unir dois eixos, compensar desalinhamentos, evitando colapsos de rolamentos. Também podem absorver choques e vibrações, transmitir torque e atuar como fusível.

São classificados como permanentes (rígidos ou flexíveis) ou comutáveis (obedecendo a comandos). Geralmente, são compostos por dois flanges – discos em forma de aro.

Podem ser empregados em diversos tipos de equipamentos na indústria, fazendo a ligação entre um equipamento de acionamento e a máquina a ser acionada. Por exemplo: um motor elétrico que faz o acionamento de uma bomba d’água.

A maioria dos tipos de acoplamentos é de manutenção simples e muitos dispensam lubrificação.

acoplamentos tipos e aplicações

Aplicações de um acoplamento industrial

Os diferentes tipos de acoplamentos são muito utilizados como um tipo de adaptador, ou conector, junto a servos motores ou motores de passo, para obter melhor eficiência. Servem para corrigir desalinhamentos de eixos, evitando impactos negativos no funcionamento. 

Trata-se de uma solução que evita grandes mudanças em projetos industriais. Assim, o processo ganha um encaixe mais adequado, com baixa ocorrência de folga.

Outro ponto positivo é que as vibrações decorrentes da operação são amortecidas. Isso aumenta a estabilidade e garante um nível maior de precisão. Desta forma, a empresa reduz seu nível de perdas e desvios no padrão de fabricação.

Suas aplicações são as mais diversas, como: embaladoras, bombas, agitadores, transportadores, elevadores, extrusoras, compressores, ventiladores, reatores, etc.

Aqui listamos alguns exemplos de indústrias que se beneficiam dos acoplamentos:

  • petróleo e gás;
  • alimentícia;
  • metalúrgica;
  • siderúrgica;
  • mineração;
  • agronegócio;
  • sucroenergética, etc.
Conheça a linha de acoplamentos Kalatec para sua Indústria!

Importância da escolha certa do acoplamento na indústria

Encontrar o modelo e tipo de acoplamento ideal é tarefa primordial. Isso está ligado diretamente à preservação da vida útil dos equipamentos. 

Além disso, é importante para evitar cargas radiais excessivas, quebra do eixo de motores, desgaste de rolamentos e outros componentes. Desta forma, obtém-se melhores resultados e eficiência nos processos produtivos.

No momento da escolha, avalie quais são suas necessidades. Elabore um projeto, estude sobre peças, consultando livros, sites e catálogos. 

Cheque a qualidade e a confiabilidade da fornecedora ou fabricante. Isso pode ser feito por meio do site da empresa e de depoimentos dos clientes, por exemplo.

Principais tipos de acoplamentos

Existe uma infinidade de tipos de acoplamentos. Sejam de segurança, precisão, com lâminas, hidráulicos, miniatura, e até magnéticos, eles estão sempre presentes na indústria 4.0. Conheça melhor alguns deles!

Tipo de acoplamento rígidos ou fixos

Servem para fazer ligações sem que haja qualquer movimentação dos eixos que estão sendo unidos, como se fossem uma peça única. 

Um dos tipos de acoplamentos rígidos mais conhecidos é o com flanges parafusadas, em que os eixos ficam presos por oito parafusos. Facilmente desmontável para manutenções.

Tipo de acoplamento de engrenagem

Seu ponto forte é a transmissão de torques altos. Por conta de sua estrutura dentada, precisam de lubrificação frequente. Podem atuar com montagens de eixos flutuantes.

Tipo de acoplamentos de fole

São elementos de transmissão mecânica sem folga e que funcionam como fusível mecânico. Uma das principais características dos acoplamentos de fole é a flexibilidade angular e a rigidez torcional.

tipos de acoplamentos fole

Tipo de acoplamento flexível

Também conhecidos como elásticos. Altamente esses tipos de acoplamentos são empregados na utilização de periféricos como encoders, tacos geradores, fusos e guias pré-carregadas, entre outras aplicações que exijam precisão.

Destacam-se pela suavidade na transmissão mecânica, evitando movimentos bruscos e amortecendo vibrações.

Podem funcionar como fusíveis mecânicos quando selecionados adequadamente e preservam a vida útil de equipamentos como motores de passo e servos motores.

acoplamento industrial

O que avaliar ao escolher um tipo de acoplamento industrial?

O investimento em melhorias é uma das prioridades de uma empresa. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que “a preocupação com a eficiência e a produtividade norteiam os planos de investimento da indústria”.

Nesse sentido, os tipos de acoplamentos são um dos itens indispensáveis para otimizar processos. E o mercado apresenta esses elementos produzidos com diferentes tecnologias e modelos, com características distintas. 

Existem inúmeras marcas e materiais. Mas o que analisar ao escolher um acoplamento industrial?

É preciso avaliar alguns critérios como: qual resultado você deseja obter com a peça? Necessita de redução de vibrações na operação? Gostaria de economizar energia elétrica e gastos com manutenção e tempos de parada? 

Seu motor precisa ser protegido contra sobrecargas e choques mecânicos? Deseja reduzir a emissão de ruídos ou aumentar a durabilidade de equipamentos?

As respostas para essas perguntas te ajudarão a adquirir o acoplamento ideal.

Identificar as características da máquina que receberá o componente também é uma ação que contribui para a melhor escolha.

Entre em contato com um bom fornecedor, que sempre tenha peças à disposição. Observe também se a empresa dá instruções a respeito de dimensionamentos e se fornece um suporte técnico pós-venda.

A Kalatec atende a esses requisitos e possui uma linha completa de acoplamentos. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe de especialistas.

Acoplamentos para Motores de passo e Servo Motores Kalatec

Conclusão

Os acoplamentos industriais apresentam-se como solução ideal para prolongar a vida útil do seu maquinário

Percebemos também que esse componente tem um ótimo custo-benefício, visto que melhora a performance da produção e reduz gastos gerais.

E para aproveitar todas as vantagens dos diferentes tipos de acoplamentos, recomendamos a escolha de um fornecedor de confiança, que possua um amplo estoque e trabalhe com marcas reconhecidas. 

Até o próximo post!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também