Temporizador: qual a função, o que é e como funciona?
Automação Industrial

Temporizador: qual a função, o que é e como funciona?

O temporizador é um aparelho de baixo custo e operação simples, que nos ajuda a assumir o controle do tempo. Costuma ser utilizado em âmbito doméstico, para comodidade e economia de água ou energia elétrica, possibilitando a configuração do horário de funcionamento de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos.

Na indústria, o temporizador é um importante recurso em sistemas de produção. Ele compõe, por exemplo, Controladores Lógico Programáveis (CLP), auxiliando no controle de processos.

Conheça tudo sobre temporizador lendo as informações que a Kalatec reuniu abaixo. Confira!

Qual a função de um temporizador?

Temporizador é um dispositivo que liga ou desliga um circuito em um ou mais momentos predefinidos. Também pode ser classificado como um tipo de relógio especializado, com a função de controlar a sequência de um processo. É aplicado em sistemas elétricos, determinando o período em que um equipamento permanecerá ligado.

Esse aparelho é especialmente útil para economia de energia, já que podem ser programados para controlar o uso de aparelhos diversos, como os de iluminação e som, ar condicionado, ventilador e outros eletrodomésticos, etc.

Além desse uso, é empregado em âmbito industrial, nos processos produtivos, contribuindo para a redução de custos operacionais e de manutenção.

O temporizador é comercializado em diferentes versões: mecânico, eletromecânico, analógico, digital, e aparece até na forma de programa de computador.

Nas fábricas, o dispositivo é uma das muitas funções dos Controladores Lógico Programáveis (CLP), destacando-se pela flexibilidade.

O que é temporizador no relógio?

Quando realizamos determinadas tarefas, como cozinhar, os temporizadores são muito úteis. Conhecidos como timers, esses dispositivos são aplicados nos eletrodomésticos e funcionam como um pequeno relógio.

Seu funcionamento é muito simples: eles marcam o tempo a partir de um ponto inicial e fazem uma contagem do período transcorrido durante a execução de uma atividade.

Quando o tempo programado é finalizado, o aparelho zera o relógio e sinaliza sonoramente, indicando que a tarefa foi concluída. Encontramos os timers em fogões e micro-ondas, por exemplo.

Como fazer um temporizador em casa?

Para fazer um timer simples, use uma protoboard com um circuito integrado 555 e outros componentes básicos de eletrônica, como resistores, capacitor e baterias.

Monte o circuito 555: os pinos 4 e 8 serão usados na alimentação; o pino 1 será o terra; o 5 não será usado (fica sem ligação); o 7 e o 6 serão interligados.

Nesse esquema, temos também o R (resistor) e o C (capacitor) que, quando têm seus valores multiplicados, nos dão o tempo do temporizador. Esse sistema funcionará no modo monoestável.

Outros componentes desse circuito são: uma chave liga/desliga, alimentada com 6V (que pode ser obtida com 4 pilhas comuns) e um botão para iniciar o timer. Um resistor é ligado ao pino 2.

Hora de testar! Ao pressionar (e soltar) o botão START, um led conectado na saída do circuito irá acender durante o tempo que foi estipulado (de acordo com o valor dos componentes R e C – que são os responsáveis pela temporização). Esse tempo pode ser alterado para atender as necessidades do usuário.

Dica: faça uma simulação online do seu circuito para experimentar diferentes valores e checar a temporização, realizando os ajustes necessários.

Qual a diferença entre temporizador e timer?

Quando pesquisamos sobre esse dispositivo, nos deparamos com dois termos: temporizador e timer. Mas a verdade é que se trata do mesmo equipamento: a palavra timer foi traduzida para o nosso idioma como temporizador, e tem o papel de medir o tempo, permitindo ligar ou desligar circuitos de energia.

Essa configuração de horários pode ser aplicada em diversas tarefas do cotidiano, para controlar, por exemplo, o horário de funcionamento de sistemas de piscina ou de irrigação de jardins.

Geralmente, o timer já vem instalado nos equipamentos eletrônicos mas, quando não está incluído, pode ser facilmente adicionado.

Aplicações do temporizador

Já deu pra notar que estamos falando de um dispositivo muito versátil, que pode ser empregado em diversas situações, para comodidade, auxílio ou economia.

A associação de defesa do consumidor Proteste afirma que o temporizador pode ser usado de diversas formas para poupar energia: atuando no desligamento programado de sanduicheiras, grills, cafeteiras, etc. Vamos conhecer agora outros exemplos de aplicações possíveis.

Como funciona o temporizador de chuveiro?

Sabemos que o chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais consomem energia em uma casa e, por isso, algumas estratégias podem ser adotadas para economizar. Um temporizador pode ser acoplado ao chuveiro para controlar o tempo do banho quente, interrompendo o aquecimento após o tempo programado.

O dispositivo opera como um cronômetro, geralmente com períodos entre 3 e 15 minutos – que são definidos antes do início do banho. Ao abrir a torneira, tem início a contagem do tempo.

Alguns modelos possuem luzes sinalizadoras para mostrar a contagem regressiva, ou emitem sons para indicar que, em breve, a água ficará gelada.

Trata-se de uma alternativa viável e que traz bons resultados, uma vez que o dispositivo tem baixo custo de aquisição e ajuda a reduzir, notavelmente, o valor da conta de luz.

Uso do temporizador na cozinha

Os cozinheiros conhecem bem a importância de marcar corretamente o tempo de preparo de pratos. Afinal, é muito comum esquecer de vigiar o forno e queimar alimentos.

Por isso, o uso de um temporizador é fundamental, para programar o período exato de cozimento das receitas, sem a necessidade de ficar preocupado checando um relógio, já que é disparado um alarme quando o tempo se encerra.

Sua operação é muito simples e, muitas vezes, não utiliza baterias, pois funciona à corda, realizando uma contagem regressiva, programada ao girar o aparelho, no sentido horário.

Além de útil, o dispositivo ainda decora o ambiente, já que é encontrado em diferentes versões e cores: desde os mais tradicionais, em formato de relógio de mesa, até os mais modernos, em formatos variados (os mais criativos possíveis!).

Vale ressaltar que muitos timers já vêm embutidos em fogões, facilitando ainda mais a vida do usuário.

Temporizador para tomadas

Essa aplicação é bem interessante e o usuário pode escolher entre as opções analógica (mais barata) ou digital (mais precisa). Os dois tipos são autovolt, ou seja, podem operar com 127V ou 220V.

O temporizador analógico apresenta múltiplas programações, porém, geralmente com intervalos de 15 em 15 minutos para programar o momento para desligar. Já o modelo digital aceita programação minuto a minuto e tem um visor para o usuário definir os horários para ligar ou desligar um equipamento.

O funcionamento é simples: basta programar o dispositivo, ligá-lo na tomada e, depois, ligar o equipamento no temporizador.

Temporizador na indústria

O temporizador utilizado na indústria é conhecido como relé de tempo, timer ou relé temporizador e tem a capacidade de executar operações de chaveamento com manipulação do tempo.

Entre as suas funções, ele consegue retardar a energização e a desenergização de sistemas de produção. Ao manipular o tempo antes, durante ou após o seu acionamento, o dispositivo realiza processos de comutação de seus contatos, auxiliando em diversas tarefas, como:

  • reversão de motor;
  • automação e sincronização de processos;
  • padronização de sinais para CLP;
  • prolongamento de impulso;
  • prevenção de sobrecarga durante partidas de motores;
  • pulso na energização; etc.

Conclusão

Ao longo do texto, vimos que o temporizador traz centenas de vantagens para o cotidiano e o trabalho industrial.

Pode ser adotado na cozinha, para não deixar as receitas “passarem do ponto”, no chuveiro, para evitar desperdícios, e para modernizar sistemas de irrigação, luz e sonorização, entre outros usos.

Nas fábricas, é empregado em painéis elétricos para auxiliar o comando de máquinas.

Para saber como o temporizador pode otimizar as atividades nas empresas, converse com um de nossos especialistas em automação.

Até logo!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também