Sistema MES: entenda o que é e para que serve
Automação Industrial

Sistema MES: entenda o que é e para que serve

sistema mes

As informações relacionadas aos processos industriais são valiosas, pois permitem a análise do desempenho da produção, direcionando as ações dos gestores, com foco na melhoria contínua.

Mas como saber tudo o que acontece no chão de fábrica, em tempo real? Para isso, muitas empresas adotam sistemas de controle de produção como o MES. Já conhece essa ferramenta?

Hoje vamos falar sobre ela, como funciona, quais são seus benefícios e como implantar de maneira eficiente.

Acompanhe!

95-1 sistema mes

O que são Sistemas MES?

Sistemas de Execução de Manufatura (Manufacturing Execution Systems – MES) são soluções de software que conectam e monitoram equipamentos e setores de produção no chão de fábrica. Seu papel é garantir que as operações de fabricação sejam bem-sucedidas e que o desempenho da empresa melhore.

Traz benefícios para empreendimentos de diversos segmentos, fazendo uma ponte entre as áreas de produção e de gestão, ajudando a organizar, controlar e monitorar as atividades fabris, buscando aumentar a eficiência e reduzir custos.

Para tanto, é integrado a ferramentas de gestão, como o ERP (Planejamento de Recursos Empresariais), acompanhando a matéria-prima desde o momento em que ela chega à fábrica até a sua entrega ao cliente.

O MES fornece relatórios em tempo real, ajuda a sincronizar atividades e possibilita uma tomada de decisões mais assertiva, como a compra de material no momento e quantidade corretos.

Segundo a associação MESA (Manufacturing Enterprise Solutions Association), um MES padrão tem 11 funções principais, incluindo a gestão das operações, que dá uma visão global das ordens de serviço programadas e seus planos de produção.

Isso ajuda a alinhar a equipe e reduzir erros, elevando a qualidade e aumentando os ganhos.

Para que serve o MES?

Seu papel é reunir e fornecer dados que auxiliam os gestores a criarem estratégias para elevar a produtividade, ou seja, fabricar mais em um tempo menor, diminuindo gastos e elevando a eficiência. Tudo isso sem deixar de lado a qualidade.

Atua como um “centro de controle” das atividades industriais, com rastreamento e monitoramento de dados. Dá pra acompanhar a movimentação de materiais,  tempos de setup, indicadores como o OEE, etc.

Com o sistema os gestores conferem se o planejamento está realmente sendo executado. Se houver irregularidades nos processos, elas serão prontamente identificadas, facilitando a aplicação de ações corretivas.

Dessa forma, garante-se um bom desempenho e ainda é possível encontrar pontos de melhoria.

Qual a diferença entre MES e ERP?

Os sistemas MES e ERP têm papéis distintos, mas que se complementam. O ERP integra as áreas de uma empresa em um sistema de informações, fornecendo dados em tempo real e auxiliando decisões ágeis dos gestores.

Já o MES preenche uma lacuna entre o chão de fábrica (onde estão equipamentos e sistemas supervisórios, como o SCADA) e o nível de planejamento de negócios (onde estão ferramentas como o ERP).

É feita uma integração entre MES e ERP para abranger todos os dados da organização. Enquanto o ERP mostra aquilo que precisa melhorar, o MES indica como fazê-lo.

Quais os benefícios do MES?

Ao se integrar a ferramentas de gestão, esse sistema traz inúmeras vantagens, entre as quais destacamos:

Decisões assertivas

Com base em uma captura de dados aprimorada e visibilidade das operações em tempo real, os gestores tomam decisões de forma mais assertiva.

Os materiais, por exemplo, podem ser rastreados para assegurar que cumpram regulamentos vigentes, principalmente no caso de indústrias de alimentos e fármacos.

Aumento da produtividade

Com a automatização de processos proporcionada pelo MES, a produção apresenta menos falhas. Assim, funcionários podem ser realocados para tarefas mais estratégicas.

A força de trabalho otimizada, a disponibilidade do maquinário, com um ritmo adequado de fabricação, resulta em aumento da produtividade.

Redução de resíduos

O uso de um sistema de gerenciamento faz as empresas reduzirem o surgimento de resíduos em todos os setores.

No escritório, por exemplo, menos papel será utilizado, pois o MES é computadorizado e faz seus registros digitalmente.

Na linha de produção, com os problemas sendo resolvidos mais rapidamente, são fabricadas menos peças defeituosas, diminui-se o desperdício, gerando menos sucata e sobras de material.

Gestão de estoque

O estoque torna-se inteligente devido ao seu melhor gerenciamento. As mercadorias não são mais produzidas em excesso, pois o custo de sua fabricação, transporte, armazenamento e monitoramento é alto.

O MES fará registros constantes, sinalizando aos departamentos responsáveis – no momento ideal – o que está disponível e o que precisa ser comprado e/ou produzido.

Isso significa que a produção passa a ser feita de acordo com o volume de demanda do cliente, reduzindo consideravelmente os gastos.

estoques inteligentes

Como implantar o Sistema MES em sua indústria

A Manufacturing Execution Systems é indicada para médias e grandes empresas, auxiliando os fabricantes a implementar a Indústria 4.0, atuando em conjunto com tecnologias avançadas como a Internet das Coisas (IoT).

Por esses e outros motivos, gestores de todo o mundo fazem uso dessa solução, aplicando-a seguindo algumas etapas:

Diagnóstico

Observe os sistemas já existentes na fábrica (para controle e medição) e cheque se dialogam entre si. Então defina o que precisa ser melhorado.

Projeto de implantação

Escolha um fornecedor de MES e estabeleça de que forma será implantado (se por etapas, ou dentro de um ERP, etc). Comece a aplicação nos pontos que mais precisam de atenção, como os gargalos de produção.

Testes

Organize-se com cronogramas para testar as ferramentas MES junto aos funcionários que irão usá-las.

Acompanhamento

Compare a produtividade: como era antes e depois do MES? Quais são os resultados? Acompanhe para conseguir efetivamente reduzir os custos. Veja se os erros diminuíram e se a confiabilidade dos processos aumentou.

Registre tudo em documentos, compondo um valioso histórico que pode ser acessado por usuários de toda a fábrica, a qualquer momento.

95 - 2 sistema mes

Conclusão

Esperamos que agora você tenha uma compreensão melhor sobre o que o MES pode fazer e refletir se é uma boa alternativa para o seu negócio.

Importante para o mundo competitivo que vivenciamos, vimos que essa tecnologia ajuda a empresa a se conhecer melhor e aproveitar ao máximo seus recursos, produzindo e ganhando mais, gastando menos.

Gostou desse artigo? Para saber mais sobre automação industrial, visite também o site da Kalatec. Até mais!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também