Atualmente, como é feito o controle de processos na sua empresa? Hoje vamos falar sobre uma ferramenta muito importante para a automação de processos: o Sistema de Controle de Processos.
Esse instrumento é valioso para facilitar as tarefas diárias industriais, que precisam ser registradas e monitoradas constantemente, o que impacta diretamente nos resultados do negócio.
Continue a leitura e descubra o que é um Sistema de Controle de Processos, como se apresenta, como aplicar e muito mais.
Sistema de Controle de Processos (PCS – do inglês Process Control System) é um conjunto de ferramentas para gerir as atividades empresariais, com o objetivo de otimizar o fluxo de produção, com foco na melhoria contínua e aumento de produtividade. Também chamado de sistema workflow, esse método ajuda a alcançar as metas do negócio, modelando, executando e supervisionando todos os seus processos.
O objetivo desse instrumento é definir e organizar todas as etapas de um processo, para que ele flua bem, definindo os responsáveis por cada tarefa, estabelecendo prazos e apontando os padrões de qualidade que devem ser seguidos em cada fase, até a conclusão.
Com esse tipo de sistema, as atividades podem ser visualizadas e analisadas por todos os funcionários da organização, atuando como um modelo de gestão à vista, que permite à equipe uma resposta ágil e eficaz.
Para tanto, são utilizados recursos como editores gráficos para a criação de listas de tarefas, painéis de acompanhamento, formulários e outros documentos importantes para a empresa, que podem ser acessados e monitorados de forma remota.
Os processos são formalizados e análises e relatórios são gerados, com base em indicadores. Toda essa automatização melhora o controle administrativo e, consequentemente, a performance da empresa.
Existem diversas formas para gerir os processos, que podem aparecer sozinhos ou atuando em conjunto. Alguns exemplos:
O ideal é que o tipo de controle seja escolhido de acordo com as características da empresa, atendendo às necessidades de cada setor e de cada operação.
Existem desde opções mais simples até mais complexas, que demandam mão de obra especializada para o desenvolvimento, o monitoramento e a manutenção.
O Sistema de Controle de Processos melhora a comunicação corporativa, integrando setores e, em alguns casos, até clientes e fornecedores. Dessa forma, é possível monitorar as atividades e acompanhar o seu andamento. Confira outras vantagens:
Para gerenciar as atividades industriais, a primeira coisa a fazer é mapear todas as etapas de produção.
É importante identificar a viabilidade da automatização do maior número possível de equipamentos, pois isso interfere diretamente no desempenho do negócio.
Existem diversas tecnologias e soluções – incluindo opções de baixo custo – que podem ser adotadas em todas as áreas fabris.
A instrumentação de controle inclui, basicamente, computadores industriais e dispositivos móveis como tablets, que exibem as informações dos processos, além de sensores, IHM’s, CLPs e atuadores.
O controle de processos serve principalmente para saber tudo o que acontece na empresa, em tempo real, possibilitando a identificação de falhas e a sua pronta resolução.
Para tanto, é importante que o sistema seja flexível, ágil e intuitivo, a fim de resultar em uma boa relação custo-benefício para o negócio.
Entre as suas funções, estão: a coleta e a organização de dados, geração de relatórios e gráficos baseados nos indicadores da empresa, e muito mais.
Um dos métodos mais adotados é o BPM (Business Process Management), que foca em um gerenciamento adaptável e busca organizar e facilitar atividades organizacionais.
Esse modelo de gestão ajuda a coordenar o andamento dos processos, configurando-os e apontando o papel de cada funcionário dentro do sistema.
O BPM é uma ferramenta mais ágil, por exemplo, do que os tradicionais e-mails ou papeladas referentes a pendências e tarefas já concluídas. Esse tipo de controle é passível de erros e pode gerar atrasos e improdutividade.
Já a metodologia BPM melhora o fluxo de trabalho e até reduz custos operacionais, pois cada um fica ciente do que já foi feito, como foi feito e o que ainda falta fazer. Com isso, controla melhor os prazos e centraliza informações em um banco de dados.
Na medida em que os processos são realizados, são gerados painéis de gestão, que incluem gráficos e relatórios, possibilitando a identificação de pontos de melhoria e a efetiva gestão dos processos.
As duas práticas estão relacionadas. Afinal, é a qualidade dos processos que garantirá a qualidade do produto final.
Para realizar o controle de um processo, são seguidas especificações pré-estabelecidas e padrões de produção, a fim de evitar erros e manter o nível de qualidade. Diante disso, o cumprimento de alguns requisitos como respeito a normas de segurança, manutenção de componentes, escolha de matéria-prima, registros e documentações, são essenciais.
Quanto ao controle de produto, é feito, principalmente, com base na satisfação do cliente e deve responder adequadamente a uma questão básica: o produto atende às expectativas?
Para assegurar que sim, é importante contar com ações de inspeção, com checklists, para possível correção de erros antes da entrega ao consumidor.
Entre as principais vantagens em manter o controle de processos, baseado em planejamento de produção, destacamos:
Concluímos que o Sistema de Controle de Processos ajuda a facilitar as tarefas diárias e a melhorar os resultados da empresa.
Apesar de ainda haver resistência por parte de alguns gestores, se feita com critério, a adoção de novas práticas de gestão, como a metodologia BPM, impulsiona a empresa a se destacar no mercado competitivo que vivenciamos.
E uma das melhores formas de otimizar os processos é investir em automação, com soluções adequadas para cada empreendimento.
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