Sensor de temperatura: o que é, função e funcionamento
Automação Industrial

Sensor de temperatura: o que é, função e funcionamento

O sensor de temperatura é um excelente instrumento para notificar, em tempo hábil, alguma mudança de temperatura em dispositivos, maquinários e veículos, até. Assim, evitam-se riscos associados ao superaquecimento ou qualquer mudança brusca que possa danificar os seus equipamentos.

 

Mas como funciona um sensor de temperatura e como ele pode ser aplicado em diferentes realidades das empresas e dos seus respectivos nichos de mercado?

 

Temos as respostas para as suas perguntas nos tópico abaixo. Siga com esta leitura e aprenda conosco qual é a função e onde são usados os sensores de temperatura!

 

O que é um sensor de temperatura?

 

Vamos entender, primeiramente, o que é um sensor de temperatura para avaliar a sua relevância na rotina de uma empresa ou indústria: o dispositivo é parte elementar do sistema de arrefecimento e tem como principal objetivo a análise e a indicação da temperatura de um item em questão — como o motor de algum equipamento.

 

Assim, é possível avaliar a temperatura de determinados itens e saber, antecipadamente, se existe algum problema e quando é o momento ideal para interromper o funcionamento de uma máquina prestes a superaquecer.

 

Mas existem também outras aplicações para o sensor de temperatura, como veremos adiante neste texto. Vale lembrar que ele difere dos controladores de temperatura

 

Qual é a função de um sensor de temperatura?

 

Além do sensor de temperatura outros componentes atuam para obom funcionamento do sistema de arrefecimento. Alguns exemplos:

 

  • bomba d’água;
  • válvula termostática;
  • ventoinha.

 

Entre outros itens. Mas no caso do sensor de temperatura, especificamente, a ideia toda gira em torno de mensurar e calcular o calor de algum dispositivo (como o motor usado anteriormente de exemplo).

 

Inclusive, é possível otimizar e integrar as estruturas do maquinário para que o sistema desse equipamento responda de maneira eficiente diante de diversas circunstâncias. Um exemplo: caso o sistema de arrefecimento esteja abaixo da temperatura ideal, o sistema pode agir de determinada maneira para otimizar o consumo de recursos e a performance da máquina. O mesmo vale em casos nos quais a temperatura excedeu esse nível ideal.

 

Como funciona um sensor de temperatura digital?

 

Além desse modelo eficiente para o monitoramento do calor, existe também a modalidade de sensor de temperatura digital. Esse, inclusive, é um dos casos que citamos acima que permite muito mais integração e decisões autônomas baseadas em dados configuráveis.

 

Normalmente, a tecnologia aplicada para isso é o sensor infravermelho, que contribui com a rápida identificação de temperaturas elevadas, garantindo um tempo de resposta preciso  para diferentes situações que estejam causando a anomalia.

O que acontece quando o sensor de temperatura está com defeito?

O que acontece quando o sensor de temperatura está com defeito?

 

Mesmo diante de meios, boas práticas e tecnologias que contribuam para a longevidade de todo tipo de dispositivo, o sensor de temperatura pode apresentar problemas durante o uso.

 

E, logicamente, a medição da temperatura fica comprometida ou, ao menos, imprecisa. Nesses casos, pode acontecer o superaquecimento do equipamento e, até mesmo, causar problemas severos que vão prejudicar toda a estrutura interna do maquinário.

 

Alguns problemas que podem ser identificados quando o sensor de temperatura está com defeito:

 

  • aumento de atrito entre as peças;
  • desgaste das peças internas;
  • redução da vida útil de todos os componentes;
  • rápida evaporação de líquidos aplicados para a refrigeração do sistema.

 

Estar com a manutenção preventiva em dia é uma grande forma de evitar problemas com o sensor de temperatura e com todas as máquinas da sua empresa, na verdade.

 

Afinal de contas, o método consiste em avaliar o melhor momento de interromper as máquinas para aplicar os métodos de reparos e ajustes conforme o tempo de vida útil de cada componente ou, até mesmo, a partir de medidas de avaliação dos níveis de funcionamento de todo o sistema.

 

Ou seja: é necessário estabelecer uma lista com todos os itens que devem ser avaliados, periodicamente, para garantir que o sensor de temperatura não apresente problemas. Ou, caso apresente, que não seja uma surpresa capaz de interromper a sua produção de maneira abrupta e imprevista.

 

Onde são usados os sensores de temperatura?

 

Seja no comércio ou na indústria, o sensor de temperatura tem participação ativa no funcionamento e na garantia de boa performance do maquinário em geral.

 

Veja, abaixo, algumas das aplicações mais comuns desse tipo de dispositivo:

 

  • na indústria siderúrgica, sendo de grande relevância no monitoramento de temperatura tanto na produção quanto no tratamento do aço;
  • no setor de fundição, que auxilia a avaliação periódica e completa do metal líquido e sua temperatura ideal;
  • em forjas, para o monitoramento de temperatura ao longo de todo o processo;
  • cerâmica, que tem a sua fundamental importância também para alcançar o resultado esperado em cada tipo de peça;
  • vidrarias, sendo o sensor de temperatura bastante usado para o monitoramento do calor nos fornos industriais.

Onde são usados os sensores de temperatura

Como deve ter dado para perceber, há muito do que se beneficiar com um bom sensor de temperatura para auxiliar no monitoramento dos seus equipamentos.

 

E se você quer saber mais a respeito de soluções de automação, conheça a Kalatec!

 

Conclusão

 

O sensor de temperatura é um dispositivo tão versátil quanto importante para todo e qualquer equipamento que use calor de modo constante e de forma imprescindível para alcançar o resultado esperado.

 

Para isso, você pode contar com soluções digitais, que auxiliam no alcance do resultado esperado e no monitoramento das condições ideais, e também em uma boa rotina de manutenção preventiva.

 

Isso tudo faz a diferença para que você faça uso das melhores soluções atuais para contribuir ativamente com o seu trabalho e, ainda, permitir uma rotina sob controle, segura e sempre produtiva!

Posts relacionados

Samir Kassouf

Samir Kassouf

Engenheiro mecânico formado na UNICAMP. Especializado em Computação, Pneumática, Eletrônica, Trocadores de calor, automação industrial e residencial. Treinado nas fábricas WARNER ELECTRIC , APPLIED MOTION , HIWIN , TBI, NEXEN, GIRARD , ROLLON, WEG , DELTA AUTOMAÇÃO. Gestor da Kalatec Automação participou de projetos na indústria de papel e celulose, metalúrgicas, alimentícias, máquinas agrícolas e vasos de pressão.

Veja também