Rolamento Linear: o que é e como utilizar na indústria?
Automação Industrial

Rolamento Linear: o que é e como utilizar na indústria?

As peças de uma máquina se movem uma em relação à outra, causando atrito entre superfícies e desgastando materiais. Com o tempo, as folgas necessárias são alteradas, o que reduz a eficiência e pode até causar uma parada total em sistemas.

Os rolamentos foram desenvolvidos para suportar ciclos operacionais sob constantes atritos, ajudando a preservar máquinas e equipamentos.

Esse elemento é encontrado em diferentes modelos, com características diferentes, que atendem a uma série de aplicações. 

Neste artigo, vamos detalhar um dos tipos mais utilizados: o rolamento linear. Você conhece essa peça? Quer saber suas principais características e outras informações sobre o assunto? Então, continue a leitura.

O que é um rolamento?

Rolamento é uma peça que suporta e guia elementos girantes, transferindo movimento e transmitindo força, reduzindo fricções e atritos e tornando mais fácil a movimentação de máquinas.

Trata-se de um componente de transmissão mecânica empregado em diversos projetos, como: automóveis, equipamentos esportivos, sistemas produtivos em geral (máquinas, motores, ferramentas), entre outros. Ele permite o movimento rotativo – controlado ou espontâneo – entre elementos e, geralmente, é usado junto a eixos, polias e mancais.

Suporta cargas axiais ou radiais e é constituído de dois anéis (um interno e um externo), corpos rolantes (esferas ou rolos) e gaiola. 

Rolamento Linear

Quais são os tipos de rolamentos que existem?

Geralmente, os rolamentos são classificados quanto ao tipo carga, e podem ser axiais, radiais ou mistos (combinados). Os axiais atuam com cargas paralelas ao eixo, enquanto os radiais recebem carga perpendicular ao eixo.

Os rolamentos também podem ser divididos com base no seu tipo de elemento rolante: rolamentos de esferas ou rolamentos de rolos

Esses tipos se subdividem em algumas variações, com características distintas. Muitas vezes, mais do que um modelo de rolamento é utilizado em uma mesma máquina. Veja os principais:

  • Rolamento de Rolos Cilíndricos – projetado para suportar altíssimas cargas radiais, em sistemas com baixas rotações. Não atua com cargas axiais e apresenta diversas variações, com tipos de retenção de rolo diferentes (para resistir às dilatações térmicas dos eixos). Também existem outras versões, como o Rolamento de Rolos Cilíndricos Cruzados, menos comum, que consegue suportar tanto cargas radiais quanto axiais, sem a necessidade de desmontagem. Há, ainda, o Rolamento Axial de Rolos Cilíndricos, indicado para cargas axiais e baixas rotações;
  • Rolamento de Rolos Cônicos – conhecido como “capa e cone”, também é muito usado em projetos automotivos e em máquinas pesadas. Sua robustez o torna apto para suportar altas cargas radiais. Também existe um modelo robusto voltado à cargas axiais. Não pode ser montado sozinho, pois necessita de um ajuste, por isso, geralmente é utilizado em pares, com um rolamento de frente para o outro. Também há versões do tipo duplo e quádruplo;
  • Rolamento Autocompensador de Rolos – robusto, é indicado para trabalhos pesados. Seu diâmetro e comprimento são grandes e seus rolos são dispostos de forma inclinada, permitindo a distribuição uniforme da carga. Suporta alguns desalinhamentos ou flexões do eixo. Montado com bucha cônica, com redução de folga interna. Foi desenvolvido para atuar com elevadas cargas radiais, entretanto, também existe o modelo voltado à cargas axiais;
  • Rolamento de Agulhas – muito utilizado no setor automotivo (em caixas de câmbio) e em motoredutores industriais. Recebe esse nome pois seus rolos são finos e longos. Admite elevadas cargas radiais, porém, também está disponível no mercado o modelo para cargas axiais; 
  • Rolamento Rígido de Esferas – é um dos tipos mais utilizados e aparece em sistemas mecânicos simples e complexos. Pode ter vários tipos de folga, carreira simples ou dupla de esferas e, ainda, pode ou não apresentar vedação. Tem capacidade limitada de ajuste angular e requer um alinhamento preciso entre o eixo e os furos da caixa. É indicado para altas rotações e suporta cargas radiais e pequenas cargas axiais;
Rolamento Linear
Foto: Rolamento Rígido de Esferas de um Motor de Passo 

  • Rolamento de Esferas de Contato Angular (de uma ou duas carreiras) – aparece em diversas configurações e possui encostos em seus lados, que permitem suportar a carga radial para a qual foi projetado e também pequenas cargas axiais;
  • Rolamento Autocompensador de Esferas – presente em diversos projetos industriais, esse tipo de rolamento é altamente durável. Indicado para altas rotações, suporta principalmente cargas elevadas radiais. Possui anel interno paralelo ou cônico;
  • Rolamento Axial de Esferas – de escora simples ou dupla, é aplicado principalmente em motoredutores e em sistemas automotivos. Atua exclusivamente com cargas axiais médias, em rotações altas. 

Como identificar o tipo de rolamento?

A maioria dos rolamentos disponíveis no mercado segue um padrão internacional que ajuda a identificar facilmente as peças. Isso é muito útil para realizar a manutenção das máquinas e fazer a reposição de componentes.

Para saber qual o tipo de rolamento, basta procurar por uma sequência numérica gravada na peça. O primeiro algarismo ou as letras iniciais indicam o modelo. Quando começa com “1” ou “2”, por exemplo, se trata de um Rolamento Autocompensador de Esferas. Veja outros casos:

  • Primeiro número “2” seguido de 4 números: Rolamento de Rolos Autocompensadores;
  • Primeiro número “3”: Rolamento de Rolos Cônicos;
  • Primeiro número “5”: Rolamento Axial de Escora;
  • Primeiro número “6”: Rolamento Fixo com uma Fileira de Esferas;
  • Primeiro número “7”: Rolamento de Contato Angular;
  • Primeiro número “2”: Rolamento de Rolos Autocompensadores Axiais. Obs: Esse tipo de rolamento começa com “2”, mas é seguido pelo número “9”, para diferenciá-lo dos Rolamentos Autocompensadores de Rolos;
  • Família da letra “N”: Rolamento de Rolos Cilíndricos;
  • Família das letras “NA”: Rolamento de Rolos Agulha.

O que é rolamento linear?

Também chamado de bucha de esferas ou guia de eixo, o rolamento linear é um tipo de rolamento utilizado principalmente para movimentos de translação em linhas retas com leve índice de atrito para movimentar objetos com alta precisão.

Conjugado com eixos lineares, serve para realizar deslocamentos laterais horizontais ou verticais de avanço e retorno.

Indicado para cargas leves e moderadas, o elemento é de fácil instalação e possui estrutura de baixa dimensão e peso – o que auxilia os processos de manutenção e lubrificação.

O rolamento linear é constituído por uma gaiola de polímero com segmentos de pista produzidos com aço temperado com raspadores e esferas.

Quais as aplicações dos rolamentos lineares?

O rolamento linear é adotado em uma série de máquinas e equipamentos industriais, como: prensas, máquinas para afiação, máquinas para embalagens, furadeiras, máquinas de impressão, etc.

Está amplamente presente na indústria devido às suas características, como a alta resistência a cargas elevadas e até materiais corrosivos. Pode compor, por exemplo, esteiras e engrenagens de elevação.

Também é aplicado em robôs, máquinas-ferramenta, sistemas de posicionamento, linhas de produção, sistemas de proteção, equipamentos de medição e monitoramento, etc.

Fora do âmbito industrial, é empregado em eletrodomésticos, sistemas automotivos, aparelhos esportivos, e muito mais.

Quais os tamanhos de rolamento linear?

Rolamento Linear
Foto: Rolamentos Lineares LM Kalatec

O rolamento linear é comercializado em modelos de 16mm, 20mm, 30mm, 50mm, entre muitos outros tamanhos, de forma a atender diferentes aplicações. 

O peso que pode ser aplicado no eixo e no rolamento é o que ajuda a determinar o produto mais adequado.

A Kalatec, especialista em automação, mantém em seu portfólio uma linha completa de rolamentos lineares, que inclui os modelos:

Rolamento Linear

Conclusão

Concluímos que o conhecimento sobre as funções e os tipos de rolamentos existentes ajuda a identificar os melhores componentes para máquinas e equipamentos.

Isso é essencial na indústria, que depende da eficiência e correta escolha de elementos mecânicos. Afinal, eles compõem uma infinidade de sistemas de movimentação e minimizam atritos que desgastam o maquinário.

A Kalatec possui uma linha completa de rolamentos lineares que você precisa conhecer, pois são um dos itens indispensáveis para manter o nível de excelência das empresas.

Nossos produtos são fabricados com os melhores materiais, resultando em qualidade e economia para diversas aplicações. Fale com nossos especialistas e saiba tudo sobre as nossas soluções industriais! Até mais!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também