Robótica com arduino: O que é e como usar?
Automação Industrial

Robótica com arduino: O que é e como usar?

robotíca com arduino

Se você gosta de criar coisas, já deve ter ouvido falar do Arduino, uma popular plataforma de código aberto, que revolucionou o mundo das invenções. Ela possibilita a criação de milhares de projetos, para os mais diversos fins.

Continue a leitura para entender mais sobre essa incrível ferramenta. Neste artigo, você vai saber o conceito, onde é usada, sua relação com o Lego, como criar um robô e muito mais. Confira!

O que é arduino?

Arduino é uma placa eletrônica de código aberto baseada em hardware e software descomplicados. A plataforma Arduino faz a leitura de entradas e as transforma em saídas. Pode receber instruções usando uma linguagem de programação e um software apropriados.

Basicamente, é formado por um controlador, entrada USB ou serial, e pinos digitais e analógicos de entrada e saída. Não tem conexão de rede, mas pode ser combinado a outros Arduinos, gerando extensões (shields) ou ser conectado a um computador hospedeiro.

Entre suas vantagens, seu custo é baixo, em comparação com outras plataformas de microcontroladores.

O software Arduino pode ser executado em diferentes sistemas operacionais: Windows, Macintosh OSX e Linux.

É indicado para iniciantes, pois sua programação é simples, porém, usuários avançados também se beneficiam com a sua flexibilidade.

Tanto o software quanto o hardware Arduino têm código aberto e são extensíveis – o que significa que qualquer projetista pode construir sua própria versão do módulo.

100 opção 1

Onde o Arduino pode ser utilizado?

O Arduino é largamente utilizado por amadores, estudantes ou especialistas, em diferentes projetos, que vão desde brinquedos a instrumentos científicos.

As possibilidades de aplicação são ilimitadas, incluindo a prototipagem, em que ideias são visualizadas antes de se chegar a um resultado final.

Encontramos a plataforma na medicina, engenharia, arquitetura, automação de projetos eletrônicos ou robóticos, e assim por diante. Também é aplicado no controle de sistemas interativos domésticos, comerciais, ou móveis.

No âmbito educacional, desde crianças até universitários o utilizam para aprender programação e desenvolver trabalhos e pesquisas.

Qual a diferença entre robótica com Lego e com Arduino?

Ambas as ferramentas são extremamente úteis e auxiliam o aprendizado em diferentes áreas, compondo infinitos projetos, incluindo os de robótica.

Uma das diferenças entre elas é que o Lego apresenta algumas limitações: ele não possibilita o desenvolvimento de itens mais complexos, como ventiladores e lâmpadas.

Além disso, o Lego é menos robusto e mais caro que o Arduino e não se integra facilmente a peças de outros fabricantes.

Apesar de serem considerados concorrentes, Lego e Arduino podem ser combinados para chegar a resultados admiráveis.

O que é um kit de robótica?

Trata-se de um conjunto de componentes que facilitam a execução dos mais variados projetos de robótica. Podem incluir chassis, kits de rodas, braços articulados, entre outros elementos.

É um bom instrumento educativo, pois auxilia a introdução do usuário ao universo criativo, gerando inúmeras possibilidades, devido à sua simplicidade de montagem e programação.

Os kits podem ser compostos por materiais low tech (baixa tecnologia), como interruptores pequenos, fios simples para robótica, potenciômetro, motores 6V, leds coloridos, resistores, bateria 9V, pilhas AA e suportes.

Caso queira um kit mais incrementado, pode montar o seu próprio ou procurar por lojas especializadas, selecionando itens como:

  • placa Arduino Uno;
  • servo motor 9g 180º;
  • buzzer;
  • motores DC com caixa de redução;
  • jacarés;
  • protoboard;
  • jumpers;
  • conectores;
  • sensores;
  • led RGB;
  • cabo USB;
  • bateria 3.7 V;
  • módulo de Bluetooth;
  • recarregador e suporte de bateria.

O que é um kit Arduino?

É um conjunto de objetos como módulos, sensores, motores, peças eletrônicas e outros componentes que permitem ao usuário realizar projetos usando o microcontrolador Arduino.

Existem vários tipos de kit Arduino, com características e instruções diferentes, sendo alguns mais indicados para iniciantes, outros de nível intermediário e, ainda, opções para criadores mais experientes.

Há, inclusive, versões destinadas ao aprendizado de crianças. Basicamente, os kits ajudam a desenvolver projetos usando eletrônica digital e analógica.

Quais os componentes necessários para criar um robô com o sistema do Arduino?

A lista de materiais e ferramentas para a construção de um robô com Arduino pode variar de projeto para projeto, mas aqui citamos alguns itens essenciais:

Como construir um robô com Arduino?

Para montar um robô com Arduino simples, o primeiro passo é construir uma base, que pode ser de acrílico, madeira, entre outros materiais. Nela são fixadas as peças elétricas e eletrônicas.

Depois disso, os componentes podem ser interligados, com montagem e conexões conforme o planejamento.

Agora é a hora de decidir as ações que o robô realizará e escrever os códigos de programação no software apropriado. Depois, a base elétrica deve ser interligada à programação, com atenção especial às conexões.

Por fim, testes são realizados para checar o funcionamento do robô e correção de alguma possível irregularidade.

100 ajustado

Conclusão

Esperamos ter esclarecido a você alguns dados importantes sobre robótica com Arduino.

Vimos que o surgimento dessa plataforma acessível contribuiu significativamente para que muitos criadores ao redor do mundo tornem seus projetos realidade, sem muita complicação nem investimentos elevados.

Ficou com vontade de criar um robô também? Saiba que a Kalatec tem equipamentos de qualidade e com excelente preço para compor o seu projeto. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais. Até logo!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também