Resistor de frenagem: o que é quando se deve usar?
Automação Industrial

Resistor de frenagem: o que é quando se deve usar?

Na indústria, o controle de motores elétricos é uma das principais aplicações de eletrônica de potência. Para obter um controle preciso e seguro desses motores, é necessário utilizar dispositivos como inversores de frequência, que são capazes de controlar a velocidade e a direção de rotação do motor.

Porém, quando o motor é desacelerado ou parado, a energia cinética que foi armazenada no sistema precisa ser dissipada para evitar danos ao equipamento. É nesse momento que o resistor de frenagem entra em ação, dissipando a energia excedente em forma de calor.

Saiba mais neste conteúdo elucidativo e completo. 

O que é um resistor de frenagem?

Um resistor de frenagem, também conhecido como resistor de carga, é um dispositivo eletrônico usado para dissipar energia em excesso em circuitos elétricos ou eletrônicos. 

Ele é conectado em paralelo com um componente ou carga, como um motor elétrico ou um inversor, para limitar a corrente que flui através do componente durante a frenagem ou desaceleração.

Quando o componente é desligado ou desacelerado rapidamente, ele pode gerar energia que precisa ser dissipada para evitar danos ao circuito. O resistor de frenagem é projetado para absorver e dissipar essa energia, convertendo-a em calor que é liberado para o ambiente.

Os resistores de frenagem são comumente usados em sistemas de acionamento de motores elétricos, inversores de frequência, robótica e outros sistemas elétricos que exigem frenagem controlada e eficiente. 

Eles podem ser feitos de materiais diferentes, como cerâmica, metal e carbono, e sua capacidade de dissipação de energia é medida em watts ou quilowatts.

Importância do resistor de frenagem na indústria

O resistor de frenagem é um componente importante em muitas aplicações industriais que envolvem o controle de motores elétricos ou outros tipos de cargas elétricas. Aqui estão algumas razões pelas quais o resistor de frenagem é importante na indústria:

  • proteção do equipamento;
  • aumento da vida útil;
  • melhoria da eficiência energética;
  • segurança.

resistor de frenagem importância

Proteção do equipamento

Ao limitar a corrente que flui através dos componentes durante a frenagem ou desaceleração, o resistor de frenagem protege o equipamento contra danos causados por picos de corrente ou excesso de energia.

Aumento da vida útil

A dissipação controlada de energia pelo resistor de frenagem ajuda a reduzir o desgaste prematuro dos componentes do sistema de acionamento, como motores elétricos e inversores.

Melhoria da eficiência energética

O resistor de frenagem pode ajudar a reduzir o consumo de energia em sistemas de acionamento, convertendo a energia cinética do movimento do motor em energia térmica, que geralmente é dissipada no ambiente.

Segurança 

O resistor de frenagem é um componente crítico em sistemas de frenagem de emergência, pois ajuda a controlar a desaceleração do equipamento e a evitar acidentes. Desse modo, assegura a segurança de todos os envolvidos. 

Quando usar um resistor de frenagem?

O resistor de frenagem é particularmente útil em sistemas de acionamento de motores elétricos, como em máquinas-ferramenta, robôs industriais, equipamentos de elevação, transportadores e outros tipos de sistemas automatizados

Ele é utilizado em conjunto com um inversor de frequência ou outro dispositivo de controle de motor. Além disso, o resistor de frenagem é usado em sistemas de frenagem de emergência.

Nestes casos, o resistor é projetado para dissipar a energia cinética do motor ou da carga rapidamente, reduzindo a velocidade do equipamento e impedindo que ele cause danos ou ferimentos.

Não sabe qual resistor de frenagem usar na sua empresa? Entre em contato com os especialistas da Kalatec e assegure a melhor escolha!

Como instalar um resistor de frenagem?

Para instalar um resistor de frenagem, siga as seguintes etapas:

Escolha o resistor de frenagem adequado para o sistema de acionamento, levando em consideração a corrente e a tensão de operação do sistema, bem como a energia que precisa ser dissipada.

Analise a compatibilidade do resistor de frenagem com o inversor de frequência e a carga, de acordo com as especificações do fabricante.

Se necessário, instale um circuito de proteção térmica para evitar que o resistor de frenagem superaqueça e se danifique.

Conecte o resistor de frenagem aos terminais do inversor de frequência e à carga, em conformidade com as instruções do fabricante. Logo, certifique-se de que as conexões estão firmes e bem isoladas.

Em seguida, verifique a resistência do resistor de frenagem com um multímetro para garantir que ele esteja dentro das especificações do fabricante.

Configure o inversor de frequência para controlar a frenagem da carga, de acordo com as instruções do fabricante. Ajuste os parâmetros de frenagem respeitando as necessidades do sistema.

Então, realize testes para checar o funcionamento do sistema de frenagem e ajuste os parâmetros, se necessário.

É importante ressaltar que a instalação de um resistor de frenagem deve ser realizada por um técnico qualificado, que tenha conhecimento sobre os princípios de eletrônica de potência e segurança elétrica. 

Além disso, é fundamental seguir as instruções do fabricante do equipamento e utilizar componentes de qualidade para garantir o bom desempenho e a segurança do sistema.

resistor de frenagem como funciona

Como especificar um resistor de frenagem?

A especificação de um resistor de frenagem depende das características do motor e do sistema de controle. O valor da resistência é geralmente escolhido para corresponder à tensão nominal do motor e à potência de frenagem necessária. 

O valor da resistência também é influenciado pela corrente máxima que pode ser suportada pelo resistor e pela dissipação de calor.

A resistência do resistor de frenagem é geralmente expressa em ohms e a potência dissipada é expressa em watts. 

É importante garantir que o resistor de frenagem seja capaz de lidar com a potência gerada pelo motor durante a frenagem, para evitar danos ao resistor e ao sistema de controle.

Para especificar um resistor de frenagem, é necessário levar em consideração vários fatores, como a corrente de frenagem, a tensão de operação, a potência dissipada e a resistência do resistor.

Conclusão

O uso de resistores de frenagem em sistemas de controle de motores é muito comum na indústria. Eles são utilizados em processos de frenagem rápida de motores elétricos, evitando danos ao sistema e prolongando sua vida útil.

Com o advento da automação industrial, a importância dos resistores de frenagem aumentou ainda mais. Os sistemas de controle de motores são cada vez mais automatizados e integrados a outros sistemas industriais, o que exige maior precisão e eficiência na frenagem.

kalatec

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também