Redutor de velocidade: o que é, tipos e como escolher o ideal!
Automação Industrial

Redutor de velocidade: o que é, tipos e como escolher o ideal!

Para otimizar as operações em sua linha de produção, o redutor de velocidade é peça fundamental. Com suas diversas aplicações possíveis, fica mais fácil aumentar os desempenhos de rotação de acionadores.

Conheça agora um pouco sobre o funcionamento desse conjunto de engrenagens, quais os principais tipos e como fazer a melhor escolha para o seu negócio.

Boa leitura!

O que é um redutor de velocidade e para que serve? 

Redutor de velocidade é um conjunto de peças mecânicas que diminuem a velocidade de rotação de um acionador (equipamento industrial ou doméstico). Esse dispositivo serve para transmitir potência e adequar os movimentos giratórios, aumentando, consequentemente, o torque. Seu acionamento é feito por motores elétricos, de combustão interna ou hidráulicos, e turbinas a vapor.

Os principais componentes dos redutores são: engrenagens, rolamentos, eixos de entrada e saída, mancais, retentores, parafusos, tampas e carcaça.

como funciona um redutor de velocidade

Como é o funcionamento de um redutor?

O funcionamento de um redutor é projetado para mudar a intensidade de movimento do acionador. A fonte de energia gerada por um motor ou turbina é recebida pelo eixo de entrada. O redutor, então, diminui a velocidade liberando uma movimentação mais lenta pelo eixo de saída.

Com o redutor, aumenta-se o desempenho de rotação, o rendimento e a vida útil dos equipamentos fabris. O nível de ruído e a vibração são diminuídos.

Além disso, trata-se de um dispositivo resistente, compacto e de baixo custo. É empregado amplamente na indústria em:

  • máquinas;
  • estufas;
  • espalhadores;
  • elevadores de cargas;
  • britadores;
  • moinhos;
  • moendas;
  • agitadores;
  • pranchas;
  • guinchos;
  • extrusores;
  • pontes rolantes;
  • transportadores;
  • fornos rotativos; entre muitas outras aplicações.

4 principais tipos de redutores de velocidade

Existem diferentes tipos de redutores no mercado. Confira agora os principais e suas características:

Redutor de coroa e rosca sem fim de precisão 

Este tipo de redutor possui uma rosca sem fim que, quando rotacionada, faz a coroa girar. Então, os dentes da coroa são empurrados pelo movimento do parafuso.

Esse modelo de redutor garante boa repetibilidade e é indicado para aplicações de acionamento, posicionamento e alimentadores. 

Há alguns modelos que permitem ajuste de folga em caso de desgaste.

Redutor planetário (precisão) – modelos dentes retos e helicoidais

Permite a ligação em série e é composto por: uma engrenagem anelar de dentes internos, uma engrenagem central – também chamada de solar, e um conjunto de pequenas engrenagens – chamadas de planetárias.

Leva o nome planetário porque sua estrutura tem essas três engrenagens que orbitam ao redor da engrenagem central, gerando torque de saída e atuando sobre as partes separadas do sistema. 

Assim, consegue adaptar a quantidade de relações de engrenagens às relações de transmissão individuais. Dessa forma, se alcança um número de reduções flexível.

Seus dentes podem ser retos ou helicoidais. Devido à fabricação mais simples, os modelos de dentes retos são mais baratos

Já as engrenagens de dentes helicoidais reduzem consideravelmente a vibração e o ruído, com uma transmissão homogênea de potência.

O redutor planetário é indicado para aplicações que precisam de confiabilidade e precisão

Redutor de engrenagem utilizado em motores monofásicos AC

O redutor de engrenagens é o modelo mais comum no mercado. Possui tecnologia simples e exige pouco gasto com manutenção. Esse tipo de redutor oferece alta transmissão de torque e níveis elevados de redução de velocidade. 

Suas engrenagens podem ser cônicas ou cilíndricas. As cônicas oferecem alta potência ao torque e são muito aplicadas, por exemplo, em máquinas agrícolas. 

Os dentes desse redutor são geralmente produzidos em aço 40CrMnti, garantindo resistência mecânica. É indicado para trabalhar com equipamentos como motores monofásicos AC.

Tipos de redutores de velocidade: redutor de engrenagem

Redutor Harmonic Driver

Os redutores harmônicos são de alta precisão cinemática e folga zero. Têm em sua estrutura três peças principais: uma coroa de dentes internos, um tubo flexível de dentes externos e um rotor elipsoidal. 

Neste modelo, coroa e tubo se mantêm engrenados em pontos de contato. O movimento de redução é obtido por meio da diferença entre a quantidade de dentes do tubo e da coroa – que geralmente tem um ou dois dentes.

Como escolher o redutor de velocidade industrial?

tipos de redutores de velocidade: como escolher

Há diferentes tipos e tamanhos de redutores disponíveis no mercado que atendem às mais diferentes necessidades. Defina o objetivo da sua aplicação e identifique as características do seu equipamento

Para escolher o melhor redutor, observe a potência que a máquina movida precisa, qual o seu tipo de carga e a sua rotação de operação. Isso ajudará também no momento de fazer o dimensionamento para o trabalho.

Se a sua prioridade for a redução de vibração e ruídos, há modelos de redutores de engrenagem que podem atender bem à sua expectativa.

Caso necessite de maior transmissão de potência, opte pelos tipos de redutores com dentes retos. 

Considere também se o produto é fabricado com materiais de qualidade e irá te garantir uma boa relação custo-benefício. Nem sempre a peça mais barata atenderá a sua aplicação de forma eficiente.

Se informe sobre bons fornecedores e escolha empresas que são referência no mercado. Elas devem te orientar a respeito de como fazer as manutenções de seu produto, o que é essencial para a sua correta operação.

Atendendo a esses requisitos, a Kalatec está apta para te ajudar no processo da escolha do redutor ideal e conta com uma equipe de especialistas prontos para te auxiliar a sanar todas as dúvidas. 

Micro Motores com redutores Kalatec: solução versátil e acessível para seu projeto!

Conclusão

Os redutores de velocidade cumprem o importante papel de mudar a velocidade de rotação e transmitir potência a máquinas industriais.

Uma de suas principais vantagens é o ajuste da rotação, torque e velocidade, aumentando a produtividade. Ressaltamos também a diminuição dos níveis de vibração, o que eleva a durabilidade dos equipamentos.

Vimos ainda que, para eleger o redutor ideal, é preciso analisar as exigências da sua aplicação, como o tipo de máquina que será movida e qual a sua potência requerida.

Se você tem outras dúvidas sobre o redutor de velocidade, não hesite em entrar em contato com a Kalatec para conhecer uma linha completa de produtos que atendem de forma segura as mais diversas aplicações. 

Até o próximo artigo!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também