Quero automatizar minha pequena indústria: por onde devo começar?
Automação Industrial Dicas para projetos

Quero automatizar minha pequena indústria: por onde devo começar?

“É possível automatizar minha pequena indústria?”. Essa é uma pergunta feita por muitos gerentes ou engenheiros de produção. Existe a percepção de que a automação é um recurso exclusivo para as grandes indústrias. Isso está errado, claro. Mesmo pequenas fábricas podem usar os conceitos e ferramentas da automação.

Aliás, não só podem, como devem. Afinal, o uso da automação é uma das principais armas para que as pequenas indústrias possam competir mais de perto com o ganho de escala das grandes fábricas.

Mas como fazer esse processo? Por onde começar a transição para a automação de uma pequena indústria? É o que veremos a seguir. Portanto, continue lendo!

Por onde começar a automatizar minha pequena indústria?

Dizer que “Quero automatizar minha pequena indústria” é só o primeiro passo. A transição para a automação industrial pode ser problemática se não for feita com cuidado, especialmente em pequenas empresas.

A razão para isso é simples: além do investimento inicial necessário para o processo, a automação exige uma mudança de paradigma dentro da indústria. É necessário que existam técnicos entendidos do assunto para a manutenção, além de outros cuidados para equilibrar e preparar o chão da fábrica para os equipamentos.

Por isso, em pequenas indústrias, o processo pode fracassar, se for mal conduzido. A maneira correta para fazer a transição para a automação em uma pequena indústria é começar estudando a sua linha de produção.

Cada indústria tem a sua lógica de atuação e configuração interna. Por causa disso, não dá para passar uma receita de bolo que funcione igual para todos. Portanto, o ideal é começar a transição na pequena indústria por um estudo completo da linha de produção da fábrica, identificando quais os pontos que podem ser automatizados.

automatizar minha pequena indústria

Quais os próximos passos depois disso?

Depois de estudar as oportunidades de automação na sua linha de produção, o próximo passo é pesquisar os fornecedores do mercado e entender as soluções que eles oferecem. Assim, na hora em que pensa no que fazer para “automatizar minha pequena indústria”, você pode comparar as máquinas e ver qual delas oferecerá o melhor resultado para você.

Para comparar, é importante que você tenha em mãos os seus próprios resultados, usando métricas atualizadas e detalhadas que meçam o seu desempenho atual. Com isso e com as previsões dos fornecedores em mãos, você vai saber exatamente qual a sequência lógica para automatizar sua linha produtiva.

Vamos a um exemplo que ajuda a entender a situação. Imagine uma linha de produção que tenha 3 setores: um que modela o produto, outro que embala e o último que finaliza. Atualmente, todos contam com operadores humanos e em sintonia: cada um faz a mesma quantidade de trabalho que os outros, então a linha produtiva segue sem problemas.

Porém, imagine que você troca o setor de modelagem (o segundo da linha) por uma opção automatizada, que trabalha 3 vezes mais rápido do que os outros. O problema é que você vai criar um “congestionamento” de produtos na linha de fabricação. O setor anterior não conseguirá alimentar o automatizado. Além disso, o setor de finalização não dará conta de acompanhar o ritmo e vai acumular um monte de serviço. Por isso é importante estudar a linha de montagem e estimar os efeitos de cada ação, para saber qual a melhor sequência para sua indústria.

E a longo prazo, o que devo fazer?

Depois de todo o estudo, você deverá começar a executar o seu planejamento com cuidado, atuando de maneira conjunta com o setor financeiro para garantir que os processos de automação estão sendo lucrativos e seguindo o ritmo conforme a indústria vai crescendo.

Lembre-se de verificar sempre os resultados e ir ajustando seu planejamento de forma a garantir a saúde da sua linha de produção.

Ok, agora você já pode dizer “quero automatizar minha pequena indústria” e sabe exatamente como realizar esse objetivo. Viu como é possível começar com empresas de qualquer tamanho?

Se você gostou do artigo e ele foi útil para você, aproveite e curta a nossa página no Facebook para acompanhar outros conteúdos como esse!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também