Inicialmente usado como um recurso pedagógico, hoje o arduino é a peça central de objetos simples e complexos, adotado por iniciantes a especialistas.
Com essa pequena plataforma eletrônica, tornou-se fácil e acessível realizar a prototipagem de itens variados como drones, robôs e até aceleradores de partículas.
E se você quer saber o que mais é possível fazer e conhecer projetos com arduino, continue a leitura!
Um projeto arduino é basicamente uma testagem de produtos ou criações. É possível atender a demandas do mercado e da indústria, para fins didáticos ou apenas como um hobby ou passatempo.
Para realizar um projeto desses, utiliza-se o arduino – plataforma de código aberto que permite o desenvolvimento de protótipos.
Essa placa microcontroladora programável é usada em diversos segmentos. Ela é composta por um chip Atmel, portas digitais e analógicas, interface e entrada USB.
Esse artefato de fácil manuseio tem entradas para conexões com módulos e sensores. Consegue se conectar a computadores e redes, usando softwares e hardwares.
É utilizado em âmbito residencial, predial, industrial e acadêmico – em áreas como programação, robótica e automação.
Uma prova do sucesso da plataforma é o número de usuários cadastrados em seu site oficial do Arduino: mais de 80 milhões.
Sua flexibilidade facilita a construção de projetos personalizados e objetos como brinquedos, braços robóticos e até equipamentos médicos.
As aplicações são incontáveis, permitindo ligar praticamente tudo a tudo.
Para se ter uma ideia das possibilidades, em reportagem da revista Época Negócios, é apresentado um projeto para conectar até plantas à internet.
Conheça agora alguns projetos com arduino. Se inspire e coloque em prática suas ideias também!
Estas são apenas noções básicas. Como se tratam de projetos open source, você pode fazer modificações que se adéquem melhor ao seu plano e ao seu bolso.
Outras informações e os softwares necessários são encontrados facilmente na web, em páginas especializadas em cultura “maker”.
Com o arduino é possível montar sua própria impressora 3D do tipo desktop. Para isso, é preciso materiais como:
Também serão necessários Motores Nema 17; extrusor e hotend; filamento; correias e polias, sensores e chaves fim de curso. Para nivelar a área de impressão, a sugestão é instalar servos motores.
Além disso, é preciso fazer o download do firmware Marlin; e dos softwares IDE Arduino e Slic3r.
A estrutura da impressora (o frame) pode ser construída em MDF 6mm. Faça o case do LCD, a mesa de aquecimento (eixo Y) e também os eixos X e Z.
Encaixe as partes eletrônicas e os outros motores. Depois, faça as ligações elétricas e instale a fonte, o arduino e o shield. Prepare as chaves fim de curso e ligue a mesa de aquecimento. Instale a extrusora e os pinos.
Use um computador para download dos softwares e configuração do firmware. Instale tudo na impressora e comece os testes!
O arduino é um bom recurso pedagógico porque abrange várias disciplinas em seu manuseio, como arte, engenharias, física e matemática.
Naturalmente desafiante, ajuda estudantes a aprender conteúdos, na prática. Uma sugestão fácil é a construção de um carrinho.
Para montá-lo, você precisa de um chassi, dois motores com redutores de velocidade, rodas e sensores seguidores de trilha. Na parte superior, coloque um arduino e, na inferior, insira um suporte para quatro pilhas AA.
Depois, é só configurar e usar!
Em tempos de pandemia, cresceu a quantidade de testes com respiradores mecânicos alternativos, para auxiliar os sistemas de saúde.
É possível construir respiradores de baixo custo com Arduino Uno, ambu (bolsa de ressuscitação manual), motor de passo, display e botões para controle de velocidade.
Também são utilizados ponte H ou shield (dependendo da potência do motor), além de outros componentes mecânicos. Nesse projeto, conforme o motor gira, o ambu abre e fecha, realizando a ventilação artificial.
O arduino pode ser empregado em uma máquina caseira que desenha ou escreve sozinha: a mini CNC plotadora.
Sua construção necessita de drivers de DVD; controladores; servo motor; Arduino Uno; cabo USB; barra de pinos; parafusos; espaçadores; placas de circuito impresso; caneta; fios e jumpers.
Na montagem, use as carcaças dos drivers para fazer uma estrutura em forma de “L”, com eixos X, Y e Z. Faça uma mesa de plotagem com as placas e espaçadores, colando o driver e o arduino na estrutura.
Conforme testa, ajuste a altura ideal da caneta. Baixe um software de CNC e configure para a sua máquina começar a trabalhar.
Também é possível automatizar aquários. Com a instalação de sensores, dá para monitorar um parâmetro fundamental para a vida aquática: o ph.
Os detectores fazem a leitura dos níveis e enviam mensagens ao arduino, que pode ser instalado em uma caixa controladora. Ele acionará tarefas como regulagem da luminosidade, para controlar a variação do ph.
O controle da iluminação é um dos projetos com arduino mais populares. Você pode implementar essa ideia de automação residencial ligando componentes elétricos a uma protoboard e ao chip arduino.
Os comandos serão enviados pelo aplicativo ao roteador wifi. O arduino, então, irá processar e executar as operações por meio dos atuadores e sensores.
O acionamento e o controle da luminosidade podem ser feitos até de forma remota, por aplicativos no celular.
Na indústria, o arduino é usado para controlar motores e outros atuadores, e muito mais.
Se você precisa de uma máquina que se movimente pela fábrica, sugerimos a construção de um robô seguidor de linha. Ele completa um percurso programado e auxilia em muitas tarefas.
Para fazer um, você vai precisar de:
Para montar, siga os seguintes passos:
Para economizar e tirar seus projetos com arduino do papel, você pode criar, em casa, uma placa similar ao modelo original Arduino. Dá para fazer plataformas simples e elaboradas, com adição de recursos para aplicações específicas.
Monte seu próprio arduino, usando:
Para montar, coloque o microcontrolador no centro da protoboard e deixe o primeiro pino virado para baixo. Encaixe os capacitores nas duas últimas colunas da protoboard.
Insira o cristal na diagonal e conecte os capacitores nos mesmos pinos. Coloque o resistor de 10k no primeiro e no sétimo furos. Insira a chave na diagonal do canto esquerdo inferior da protoboard.
Coloque o outro resistor no canto superior direito no segundo e no sétimo furo (contando da direita para a esquerda). Encaixe o LED logo à frente, nos dois primeiros furos direitos da segunda linha de furos da protoboard.
Encaixe os jumpers, interligando o circuito. As 4 pilhas geram tensão de 6 volts e, ao acrescentar o diodo, se reduz 0,7 volts. O seu arduino está pronto!
Como pode ver, as aplicações com arduinos são diversas e para montar o seu próprio projeto, basta ter disposição e criatividade.
Com o seu sistema aberto e a possibilidade de incrementação com módulos e sensores, ideias geniais como as citadas acima já foram construídas para entreter, servir e ajudar comunidades inteiras.
Em constante evolução, a plataforma ainda tem muito a nos mostrar! E você pode contar com a Kalatec e o seu portfólio de produtos que inclui motores de passo, motores bldc entre outros componentes para seus projetos com arduino.
Entre em contato para saber mais e até a próxima!