Pistões hidráulicos: o que são e como funcionam?
Automação Industrial

Pistões hidráulicos: o que são e como funcionam?

Pistões hidráulicos têm ampla utilização no setor industrial e também em projetos aeroespaciais. Contudo, ainda que esses equipamentos estejam presente em diversas áreas da sociedade, existem diversas dúvidas sobre o funcionamento deles ou mesmo dos benefícios de sua aplicação.

Abaixo, vamos explorar justamente as características desse tipo de produto. Siga com esta leitura e aprenda conosco qual é a função e quais são os principais tipos de cilindros hidráulicos!

O que são pistões hidráulicos?

Basicamente, estamos falando de um tipo de equipamento que transforma a energia hidráulica em força mecânica. Assim, maquinários exercem menos esforço por conta da energia potencial hidráulica aplicada nesses produtos.

Geralmente, um pistão hidráulico é desenvolvido a partir dos seguintes componentes:

  • hastes e vedação para elas;
  • câmara de haste;
  • êmbolo e sua respectiva vedação;
  • câmara do êmbolo;
  • anel raspador;
  • conexão;
  • cilindro.

A composição completa pode mudar, considerando que existem diferentes tipos de pistão hidráulico e, consequentemente, aplicações para cada um deles.

Tipos de pistões hidráulicos

O funcionamento dos pistões hidráulicos passa, diretamente, pela ação de um óleo pressurizado que vai suportar a pressão do pistão e, assim, realizar o movimento da peça conforme desejado. 

Mas para obter esse efeito, antes vale a pena entender como cada tipo de pistão hidráulico age, e quando escolher entre cada um deles.

Simples

Os pistões hidráulicos simples contam com uma porta na parte superior, apenas, e a sua aplicação é, como sugere o nome, simplificada: somente em uma direção.

Dupla ação

Já o cilindro de dupla ação conta com dois pontos localizados em ambas as extremidades da cabeça, mas também da haste, garantindo mais movimentação e aplicações para a peça.

Diferencial

O pistão hidráulico diferencial é um tipo que oferece uma haste de êmbolo prolongada em suas extremidades.

Com amortecedor

Como o nome desse pistão hidráulico sugere, sua ação é amortecedora, tendo como seu principal objetivo a redução de velocidade dos cilindros para evitar choques.

Como os pistões hidráulicos funcionam?

Como os pistões hidráulicos funcionam?

Para entender como funciona o pistão hidráulico, vamos avaliar o seu próprio desempenho. O primeiro passo para a sua utilização consiste na energia de um fluido hidráulico. Esse tipo de óleo vem pressurizado e, em seguida, o cilindro conectado à haste realiza o trabalho por meio da pressão hidráulica exercida no pistão e assim, produzindo o movimento desejado.

Aplicações de pistões hidráulicos

Vale apontar, ainda, que os pistões hidráulicos contam com aplicações variadas e em distintos segmentos da sociedade. Como destacamos no início deste artigo, eles têm amplo espaço no setor industrial e também em projetos aeroespaciais.

Mas sua aplicação é ainda mais versátil. Afinal, os cilindros hidráulicos têm uso amplo e variado em retroescavadeiras, por exemplo, exercendo a movimentação dos seus braços e das pás. É, inclusive, um dos grandes diferenciais que agregam produtividade e eficiência a todo tipo de maquinário das áreas de construção civil e as já mencionadas indústrias.

Tratores e outros equipamentos que necessitam da aplicação de força, no segmento de agricultura, também se beneficiam dos pistões hidráulicos. 

Empilhadeiras também podem contar com o componente para a realização de trabalhos com menos esforço e, paralelamente, mais pesados.

Confira, a seguir, outras aplicações comuns dos pistões hidráulicos:

  • cilindros de levantamento;
  • injeções de prensas;
  • controle de leme;
  • auxílio para o trem de pouso;
  • freios;
  • braçadeiras;
  • medidores;
  • guindastes (muito comuns em guindastes de caminhão montado);
  • carregadores;
  • equipamentos de construção e/ou de mineração;
  • equipamentos florestais.

Vantagens dos pistões hidráulicos

Vantagens dos pistões hidráulicos

A partir dessas informações, deve ter ficado claro que existem excelentes motivos para investir nesse tipo de equipamento, certo?

Vale reforçá-los, contudo. Confira, abaixo, quais são as principais vantagens dos pistões hidráulicos:

  • trata-se de um produto capaz de fornecer saída de potência consistente (grande auxílio aos sistemas de acionamento mecânicos e pneumáticos);
  • seu fluido incompressível oferece mais eficiência operacional;
  • menos riscos de vazamento do fluido (ainda mais, se comparado com o sistema pneumático);
  • custo de manutenção relativamente inferior se comparado com o sistema pneumático;
  • suporta condições adversas em geral, como temperaturas elevadas.

Importante destacar, ainda, que existem pontos de atenção antes de optar pelo pistão hidráulico para otimizar as suas operações. Um deles diz respeito ao seu peso estrutural e dimensões, que impossibilita sua utilização em equipamentos menores.

Além disso, existem impurezas no fluido hidráulico. Elas podem, inclusive, danificar o sistema completamente e, por isso, muita atenção deve ser empreendida para evitar problemas relacionados a isso.

Esse é, de fato, um risco presente nos pistões hidráulicos, mas que possuem solução para cada um deles. Se o temor é o vazamento de fluido hidráulico, medidas de prevenção podem ser adotadas para que isso não se torne um obstáculo à eficiência da sua empresa.

Quer um exemplo? Uma rotina de manutenção preventiva tem tudo a ver com um ambiente de trabalho organizado, seguro e operacionalmente eficiente.

Leia também: processos industriais: o que são, como funcionam e como gerir

Conclusão

E então, deu para entender um pouco mais como funcionam os pistões hidráulicos.

Deve ter dado para reparar que sua aplicação, no mercado, é tão ampla quanto diversificada. O produto exerce uma força superior e evita o desgaste precoce dos equipamentos porque é capaz de lidar com mais pressão.

Alertamos, apenas, para a atenção específica contra o vazamento do fluido hidráulico e para a sua aplicação específica em instrumentos maiores (em decorrência do seu tamanho, os pistões hidráulicos dificilmente podem ser utilizados em equipamentos menores).

Que tal, agora, dar um passo além em seus conhecimentos sobre o assunto? Como falamos sobre a importância da manutenção, confira nosso artigo que explica, detalhadamente, os diferenciais de cada tipo de manutenção

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também