Movimentação de materiais: boas práticas para ter mais eficiência
Automação Industrial

Movimentação de materiais: boas práticas para ter mais eficiência

Em uma fábrica, a matéria-prima precisa ser recebida, levada para uma série de processos até ser transformada em um produto que, por sua vez, deve ser encaminhado para embalagem. Depois, seguir para o estoque, onde aguardará o momento de ser preparado e expedido para o seu destino final. 

Todas essas atividades fazem parte da movimentação de materiais – que precisa ser eficiente para garantir o sucesso de um negócio. Neste artigo, você vai aprender mais sobre esse tema. Boa leitura!

O que é a movimentação de materiais?

A movimentação de materiais é o tráfego interno de um item dentro de uma pequena área, como instalações fabris, estoques, lojas ou armazéns.

Envolve uma série de procedimentos para transferir, ou seja, deslocar um objeto ou produto de um local para outro, a fim de embalar, armazenar, entre outras atividades. 

Apesar de parecer algo simples, a movimentação de materiais exige monitoração e o cumprimento de regras e normas de segurança vigentes, para garantir a eficiência no fluxo de mercadorias e evitando danos aos produtos, atrasos e desperdícios. 

Pode ser feita de forma manual, mecanizada ou automatizada.

Em uma fábrica, o tráfego interno abrange ações de reposição de matérias-primas da linha de produção e o transporte entre setores.

Qual é a importância de uma movimentação de materiais eficiente?

A harmonia da cadeia de produção depende da organização de todas as suas atividades, incluindo a movimentação de materiais. Também chamada de intralogística, ela deve ser valorizada, recebendo atenção e investimento.

Afinal, em uma fábrica típica, ela ocupa grande parte do tempo de produção, que se configura em ações como acondicionamento, unitização, carregamento e estocagem de materiais. 

Segundo um estudo da IMAM Consultoria, em toda a cadeia logística de uma carga expedida, são executadas 73 etapas de movimentação desde o descarregamento da matéria-prima dos caminhões até a descarga da mercadoria nos veículos de entrega, no setor de expedição.

A quantidade de movimentação pode variar bastante, mas ela é sempre necessária e tem um custo – que pode ser reduzido ao se adotar algumas soluções que ajudam a obter maior eficiência. Veja a seguir.

Princípios da movimentação de materiais

Existem algumas etapas e procedimentos que podem ser usados para uma movimentação de materiais bem-sucedida. Essas práticas são aplicadas para conseguir a máxima eficiência dos trabalhos, ao mesmo tempo que auxilia na identificação de problemas potenciais.

Planejamento

Essa é a etapa de estudo de todo o funcionamento da empresa, com uma análise detalhada de suas operações, visto que a intralogística atinge mais de uma área simultaneamente.

O planejamento precisa levar em consideração as metas do negócio, a verba e estrutura disponíveis, além de todos os custos envolvidos nos trabalhos de movimentação, como a compra e a manutenção de equipamentos e EPI’s, contratação de mão-de-obra especializada, etc.

Padronização

Defina a quantidade de cargas que serão levadas por vez, os equipamentos e ferramentas que serão utilizados para situações semelhantes, os funcionários que serão responsáveis por cada etapa.

Isso agilizará as atividades, porém, as práticas não devem ser engessadas, pois pode acontecer de terem demandas diferentes, com exigências diferentes.

Unitização

Uma das funções do tráfego interno, com relação a suprimentos, é unitizar os materiais para transporte, ou seja, agrupar itens homogêneos em uma unidade que facilite a movimentação mecânica e o transporte. 

Isso pode ser feito mesmo que por um pequeno intervalo de tempo e traz vantagens como organização de mercadorias, e redução de esforço e trabalho do operador.

Utilização do espaço

Esse princípio defende que o aproveitamento dos espaços verticais é ótimo para descongestionar áreas de estocagem e também para diminuir os gastos de armazenagem, além de economizar espaço. 

Essa é uma forma de uso inteligente das instalações, o que ainda ajuda a organizar o fluxo do ambiente. Entretanto, o empilhamento deve ser feito com muito critério, para não dificultar a localização dos materiais.

Tempo ocioso

O tempo gasto com as movimentações deve ser observado e medido, para conhecimento do período realmente necessário para cada tarefa

Isso pode servir como parâmetro para direcionar as equipes responsáveis pelas operações. Dessa forma, a performance geral pode ser otimizada, pois os períodos improdutivos serão reduzidos ou eliminados.

Segurança

As atividades de intralogística precisam seguir rigorosamente as diretrizes de segurança, para proteger os operadores e para que não ocorram danos aos materiais e equipamentos envolvidos, resultando em prejuízo e atraso na cadeia de produção.

Além disso, em todas as operações deve ser observada a ergonomia, ou seja, as limitações humanas têm que ser levadas em consideração, evitando excessos e prevenindo problemas de saúde.

Automação

O tráfego interno pode se beneficiar da automação, melhorando significativamente a eficiência e o rendimento operacional. 

Dispositivos e equipamentos de automação são verdadeiras soluções tecnológicas que podem ser instalados para auxiliar a fluidez e o controle dos trabalhos – muitos deles podem ser integrados e receber comandos por computador.

garrafas com líquido amarelo em processo de movimentação de materiais

4 dicas para uma movimentação de materiais eficiente

Uma movimentação de materiais bem-sucedida contribui para a redução de custos, aumento da capacidade produtiva, melhores condições de trabalho e melhor organização da disposição de equipamentos, funcionários e produtos em um espaço. Veja como alcançar esses benefícios:

Invista nos equipamentos certos

Conhecendo bem os processos da sua empresa, fica mais fácil escolher os equipamentos, máquinas, ferramentas e veículos necessários para a movimentação de materiais. 

Alguns exemplos são: empilhadeiras, paleteiras, guindastes, esteiras, pontes rolantes, carrinhos-comboios, monovias, transportadores de roletes, transelevadores, etc.

Importante ressaltar que a eficiência dos trabalhos é ampliada quando se usa equipamentos mecanizados ou automatizados, em comparação aos manuais. 

Crie uma metodologia eficiente

Veja o que funciona e traz os melhores resultados e documente isso. 

Determine práticas para direcionar o trabalho das equipes: defina onde devem ser colocados os materiais transportados, quais veículos e equipamentos serão utilizados para cada etapa (e onde os mesmos devem ser guardados). 

Elabore cronogramas de checagem e manutenção, instale sinalização de segurança, entre outras ações que tiverem relevância para a sua empresa.

Ofereça treinamentos para os colaboradores

A capacitação dos colaboradores deve ser prioridade, pois um bom treinamento ajuda a garantir a eficiência dos processos.

Forneça cursos relacionados à operação de equipamentos, movimentação, segurança, tecnologia automotiva e o que mais for pertinente. Lembre-se de realizar reciclagem, para manter o pessoal sempre atualizado. 

Essas práticas melhoram a produtividade e reduzem as probabilidades de erros e acidentes de trabalho.

Acompanhe todo o processo

O monitoramento das atividades industriais deve ser constante e, para fazer isso, existem ferramentas que podem ser muito úteis, como os indicadores.

Eles auxiliam no acompanhamento do desempenho, revelando o que vem dando certo e também diagnosticando irregularidades – que podem se transformar em gargalos de produção, quando não corrigidos.

Como a tecnologia auxilia na movimentação de materiais?

Atualmente, a insistência em trabalhar somente por meio de processos manuais pode comprometer a performance e o crescimento de uma empresa. 

Por isso, a tecnologia é aplicada, principalmente na forma de automação industrial, para otimizar as tarefas relacionadas à movimentações. Ela substitui muitas atividades manuais, melhorando os níveis de produtividade, com o uso de softwares supervisórios, controladores, dispositivos, robôs e muito mais.

Soluções para a movimentação de materiais

Os equipamentos de automação são as principais soluções para aumentar a eficiência, agilizar atividades e reduzir custos.

Após analisar os processos que requerem essa melhoria, é preciso procurar por um fornecedor especializado no assunto, que tire dúvidas, faça especificações e garanta a aplicação.

A Kalatec Automação é líder em vendas de produtos de automação industrial, oferecendo, há mais de três décadas, uma linha completa de soluções para empresas de pequeno, médio e grande porte, incluindo:

banner Kalatec para equipamentos para projetos industriais

Conclusão

A movimentação de materiais é um dos pilares dos ciclos produtivos, possibilitando todos os deslocamentos necessários e assegurando a eficiência do fluxo de mercadorias.

Seguindo os princípios que citamos no texto, é possível manter a organização e o bom funcionamento de todo o tráfego interno, que inclui: movimentações, estocagem, controle e proteção de materiais.

Todas essas práticas podem ser aperfeiçoadas com a aplicação de automação, que oferece inúmeras soluções para melhorar o desempenho e, consequentemente, os resultados.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Finalizo te convidando a nos acompanhar também no Instagram e no Facebook – redes que atualizamos constantemente com os melhores conteúdos de automação. Até a próxima!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também