Motor de passos: Como funciona, quais são os tipos e a precisão ideal?
O motor de passos é um dispositivo cada vez mais diferenciado, no mercado industrial, porque oferece amplitude de aplicações e, em todas elas, agrega valor à atividade.
Por meio dele, obtém-se um controle mais preciso sobre a posição do seu eixo, o que confere total precisão e autonomia sobre o torque do motor e também a sua velocidade.
Mas como funciona um motor de passos e quais são os tipos disponíveis no mercado atualmente?
Ao longo deste post, vamos responder a essas perguntas para que você também entenda, aprenda e se encante com a versatilidade do motor de passos. Confira!
Motor de passos: o que é?
Como destacamos anteriormente, podemos entender o que é o motor de passos a partir da sua capacidade de converter sinais de entrada em algum tipo de ângulo de rotação. Isso tudo, mantendo uma precisão extrema no seu giro.
Vale destacar, ainda, que o motor de passo conta com um número já determinado de pólos magnéticos — são eles que proporcionam os passos dados pelo dispositivo, assim como a precisão do seu ângulo.
O que precisa ser considerado,é o driver apenas,isto é, o dispositivo e circuito de controle que vão disparar o sinal para o motor e que, posteriormente, será convertido em um ângulo de rotação.
Como funciona um motor de passos?
Agora que já vimos o que é o motor de passos, dá para entender melhor o seu funcionamento — que ocorre por meio de um controle individual das bobinas que são atraídas por um dos pólos do ímã que é ligado ao eixo do motor. É essa conexão que estimula a rotação do motor.
Daí, a necessidade de um controlador externo para que o motor entre em movimento.
Motor de passo: quais são os tipos?
Hoje em dia, o mercado conta com três tipos de motores de passos. A seguir, vamos falar quais são e explorar um bocado as características de cada um deles, confira!
Ímã permanente
Esse é um tipo de motor de passos que conta com um ímã posicionado permanentemente em um eixo liso. É uma posição simplificada, mas cuja característica agrega um torque maior na partida do motor.
Paralelamente, quem necessita de mais precisão pode não encontrar o grau de excelência esperado porque esse tipo de motor de passos é o mais impreciso dos três modelos.
Relutância variável
Aqui, podemos mostrar o que é um motor de passos mais diferenciado, pois o modelo de relutância variável conta com 3 a 5 bobinas conectadas ao mesmo terminal em comum. Com seu eixo de ferro, o dispositivo não faz uso de um ímã, deixando com que a energização das próprias bobinas sirvam para alinhar o eixo.
Motor híbrido
Por fim, temos o motor híbrido, que é um tipo de motor de passo similar ao de relutância variável — ao menos na sua composição básica. Isso porque, ele também conta com uma potência complementar e proporcionada por um ímã permanente no seu eixo.
Com isso obtém-se um pouquinho do que há de melhor em cada um dos modelos anteriores: mais torque e também mais precisão nos passos.
Para que serve o motor de passo?
O que normalmente é idealizado para a utilização do motor de passo é a sua projeção em torno de um enrolamento de estator polifásico.
Em seguida, os polos são considerados de acordo com o passo angular necessário por cada pulso de entrada. Assim, cria-se correntes aos enrolamentos para que o deslocamento ocorra com a precisão desejada e tão necessária para o movimento de equipamentos e maquinários da indústria, conferindo total alinhamento com seus processos industriais.
Como controlar o motor de passo?
Como apontamos nos tópicos anteriores, o meio de controle do motor de passo ocorre externamente e por meio de microcontroladores que vão dar assistência para que o deslocamento ocorra no ângulo desejado e com a precisão que esse tipo de dispositivo necessita e oferece aos mais variados processos do setor industrial.
Aplicações do motor de passo
Muita gente sequer sabe o que é o motor de passos, mas usa soluções amparadas por ele e que oferecem, justamente, o grau de precisão necessário no dia a dia.
É o caso, por exemplo, das populares impressoras e também das soluções de escâner. Ou, ainda, em automóveis, por meio do atuador de marcha lenta e também nos mostradores do painel de cada veículo para informar, precisamente, informações relevantes ao condutor.
Motor de passo com Redutor para aplicações em máquinas Router
No setor industrial, podemos apontar as seguintes aplicações para esse tipo de motor:
máquinas de corte a laser;
- fresadora;
- router;
- impressoras 3D.
A Kalatec é referência como fabricante de redutores. Confira todas as nossas soluções!
Quais as vantagens em se utilizar o motor de passo?
A partir de tudo o que falamos ao falar sobre o que é o motor de passo e quais são as suas principais características e tipos de dispositivos, podemos destacar com mais propriedade as suas vantagens — assim como fica mais fácil, também, compreendê-las.
Confira, a seguir, os aspectos positivos em considerar o motor de passos na sua indústria:
- boa performance em baixa velocidade;
- possibilidade de contar com um torque elevado mesmo na baixa rotação;
- atua nos dois sentidos (ao rotacionar);
- alta durabilidade;
- mais confiabilidade no uso;
- agilidade para acelerar e desacelerar;
- ângulo de rotação proporcional ao pulso de entrada;
- repetibilidade e posicionamento precisos;
- simples e fácil de controlar.
E agora que você já sabe o que é o motor de passos, como funciona e quais são as suas vantagens, inclusive, que tal irmos além? Para qualificar ainda mais os seus conhecimentos sobre o assunto, aprenda conosco como ligar o motor de passo e conquistar melhores resultados!
Conclusão
Ao saber o que é o motor de passos, você percebe que esse simples dispositivo é capaz de agregar muito mais precisão aos movimentos de equipamentos diversos. Sabendo selecionar o dispositivo alinhado às suas necessidades e objetivos, você tem muito a se beneficiar.
E se tiver qualquer dúvida sobre o assunto, não hesite em falar com um de nossos especialistas!