Motor de Passo ou Easy Driver: precisa de ajuda para escolher?
Automação Industrial

Motor de Passo ou Easy Driver: precisa de ajuda para escolher?

Sua empresa está desenvolvendo um projeto e está em dúvida entre usar um motor de passo ou um easy driver? Então, você chegou ao lugar certo!

O motor de passo e o easy driver, que nada mais é que um step servo, conseguem cumprir o objetivo de colocar a estrutura em movimento.

Contudo, cada um deles possui características e funcionalidades específicas que são melhores indicadas para determinado trabalho. Quer saber mais sobre cada um deles e definir qual é capaz de oferecer o que a sua empresa precisa? Nós vamos ajudar! Se liga nas dicas abaixo:

Por que escolher um easy driver?

O easy driver oferece maior confiabilidade comparado ao
motor de passo

 

Para responder sem receio a essa pergunta, entenda as principais características do easy driver:

– Torque: O melhor aproveitamento da curva torque versus velocidade é uma das maiores vantagens do easy driver em comparação com os motores de passo. Enquanto os motores de passo demandam um dimensionamento seguro, utilizando 50% do torque para compensar o escorregamento, nos easy drivers, devido à dinâmica do conjunto do motor de passo com encoder, se consegue chegar a até 70% a mais de torque, garantindo 30% a mais de velocidade do que um motor de passo tradicional.

– Precisão: O easy driver envolve as características dos motores de passo, contudo oferece maior precisão. O acionamento é realizado de forma similar (com sinais de pulso e de direção), mas opera em malha fechada, tendo um sensor de posição e a capacidade de corrigir ou prevenir falhas.

– Velocidade: Normalmente os motores de passo oferecem boa performance até 600 RPM (rotações por minuto) e os servos motores são muito utilizados nas faixas de rotações acima de 1500 RPM. Para solucionar essa lacuna entre as velocidades de 600 RPM a 1500 RPM conte com o easy driver

– Aplicação: esse tipo de motor é recomendado para trabalhos de intermitência máxima, paradas instantâneas, ações repetitivas e alterações bruscas na direção. Quando está em repouso, ele realiza “buscas”, que são as movimentações de vai e vem – nem sempre perceptíveis.

Ainda está na dúvida se o easy driver é a melhor solução para a sua empresa? Clique aqui e confira um guia de aplicação da Kalatec, entre em contato também com os especialistas da Empresa e receba todo o suporte necessário.

Motor de passo: é uma boa opção?

 

O motor de passo possui um preço mais atrativo que os demais equipamentos similares

 

Veja abaixo alguns pontos positivos e negativos do motor de passo:

– Preço acessível: normalmente o motor de passo tem preço mais acessível. Além disso, ele oferece custos mais baixos de cabeamento. Outra característica que vale realçar é a parametrização facilitada, pois possui um sistema de controle com malha aberta, simplificando a conexão com a máquina.

– Torque mais baixo: como mencionado acima, o motor de passo possui torque mais baixo. Ele também pode ficar totalmente imóvel quando se encontra em repouso, mesmo que a corrente de alimentação esteja ativa.

– Alimentação: ele é comparável a um indutor em série com resistência, quanto à alimentação. A corrente leva algum tempo para se desenvolver. O resultado é que a velocidade fica restringida à tensão de alimentação. Quanto mais elevada a tensão que incide sobre o motor e o driver, maior será a produtividade, ou seja, o motor rende mais. Mas a tensão precisa respeitar os limites suportados pelo equipamento.

– Aplicação: O motor de passo aplica-se melhor ao trabalho de regime contínuo. Assim, ele desacelera ou acelera determinado sistema. Esse tipo de equipamento também se mostra eficiente em diferentes aplicações, especialmente quando atuam em uma só direção, porém a precisão pode sofrer alguma interferência com a redução de corrente, a mudança na direção e o aumento da carga. Por causa da fricção ou inércia, esses motores tendem a perder passos após uma brusca mudança. Depois disso, o motor readquire sua repetitividade.

Avaliação

Em uma simples avaliação, pode-se dizer que o easy driver oferece mais vantagens. Mas não significa que esse modelo é o melhor para a sua produção.

Acesse o nosso site, converse com os técnicos da Kalatec e com todo o apoio de uma assessoria que entende do assunto, tome a sua decisão! A Kalatec disponibiliza ainda materiais à pronta entrega para você ter a solução que precisa na mesma hora – sem desperdício de tempo e esforço.

Para continuar ligado no mundo da automação industrial, curta a nossa página no Facebook e continue acompanhando o blog!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também