Motor de corrente contínua: o que é, como funciona e vantagens
Automação Industrial

Motor de corrente contínua: o que é, como funciona e vantagens

Você conhece bem os motores presentes no nosso cotidiano e nas fábricas? O motor de corrente contínua é o conversor rotativo de energia elétrica mais escolhido, por conta da sua simplicidade de funcionamento.

Estamos falando dele mesmo, o popular motor CC, que marca presença importante principalmente nas indústrias, apesar de existirem outras opções, como o motor CA.

No post de hoje, conheça um pouco mais sobre essa máquina de corrente contínua, como ela funciona e como é classificada.

Saiba também qual a diferença entre o motor CC e o motor CA e aprenda as características de um produto com ou sem escovas.

Vamos lá!

Como funciona um motor de indução e quais as suas aplicações

O que é o motor de corrente contínua?

Motor de Corrente Contínua (motor CC), como o nome supõe, é um motor acionado por uma fonte de alimentação de corrente contínua.

Também conhecido como motor DC – sigla que se refere ao seu nome em inglês: Direct Current Motor. Trata-se de um tipo de Máquina de Corrente Contínua (MCC) que converte energia elétrica em energia mecânica.

Esse motor elétrico rotativo consegue variar a velocidade de equipamentos industriais em uma ampla faixa, com a intensidade da corrente sendo alterada ou aplicando uma tensão variável de alimentação.

A maior parte dos motores CC possui um componente interno capaz de alterar a direção da corrente periodicamente. A troca de energia entre estator e rotor (comutação) é realizada com escovas ou sem escovas.

Como funciona o Motor CC?

O motor se move a partir do torque elétrico produzido pelo rotor e seus enrolamentos de armadura. O estator, com os enrolamentos de campo ou ímãs permanentes, gera um fluxo magnético que atravessa essa armadura.

Então, é criado um campo de excitação, com polos norte e sul.

Um comutador faz a corrente circular constantemente na mesma direção da armadura. O contato deste enrolamento é feito, normalmente, por escovas de carvão, que introduzem energia elétrica nele.

Assim, quando um condutor de energia elétrica está em um campo magnético, ele concebe uma força mecânica que resulta em torque e giro do eixo do motor. Na automação industrial, um PLC pode ser utilizado para controlar o funcionamento do motor, monitorar seus parâmetros, receber informações de sensores (como sensores de temperatura, pressão, velocidade, etc.)

Os dados são transmitidos em forma de frames pela rede PROFIBUS e podem conter informações de controle, medições, diagnósticos e outros dados relevantes para o processo.

Quais são os tipos de motores de corrente contínua?

Motor de corrente contínua: principais partes

O motor CC é geralmente constituído por esses elementos:

  • Estator ou enrolamento de campo – parte fixa do motor, tem estrutura ferromagnética com polos que recebem bobinas ou um ímã permanente. Os polos induzem tensão às bobinas;
  • Rotor ou armadura – eletroímã composto de uma parte central de ferro com enrolamentos. Tem formato cilíndrico sendo formado por bobinas que, após tensionadas, geram um campo magnético, convertendo energia ou produzindo movimento. O rotor também abriga o comutador com escovas;
  • Comutador – anel mecânico que retifica a tensão, atuando como um diodo retificador. Faz com que as correntes que passaram pelas bobinas mantenham sempre o mesmo sentido. Faz contato com as partes fixa e girante por meio de escovas feitas de grafite ou liga de carbono;
  • Escovas – realizam o contato elétrico entre a parte fixa e a girante com atrito constante que desgasta a peça, exigindo manutenção frequente;
  • Compensador e interpolo – enrolamentos do estator colocados entre a sapata polar e os polos.

Motores de corrente contínua: Vantagens e desvantagens

Por ter um fácil controle da velocidade, de acordo com a tensão aplicada, o motor CC atende a uma infinidade de aplicações na automação industrial.

Investir em equipamentos de qualidade e eficientes é fundamental para reduzir gastos com energia elétrica, uma vez que a maior parte da energia consumida na indústria brasileira é utilizada por motores elétricos.

Além dos equipamentos industriais, elevadores, guinchos e acionamentos de laminadores de aço, o motor CC pode ser utilizado em veículos elétricos, ferramentas, eletrodomésticos e até em brinquedos.

Observe seus pontos positivos e negativos:

Vantagens

  • A velocidade pode ser controlada rapidamente em uma faixa de valores abrangente;
  • Pode ter a velocidade controlada pelo campo ou pela armadura;
  • Os conversores de controle do motor CC são compactos;
  • Permite aceleramento, frenagem e alteração do sentido do giro;
  • O torque permanece constante durante a variação de velocidade;
  • Seu conjugado de partida é elevado;
  • Tem boa precisão e dispensa reduções mecânicas;
  • Tem facilidade de transporte e limpeza;
  • Seu comando é simples.

Desvantagens

  • Exige manutenção frequente, especialmente para os modelos com escovas;
  • São maiores e mais caros quando comparados a componentes eletrônicos de tensão alternada e motores de indução AC de potência igual;
  • Tem dissipação térmica dificultada;
  • Por conta de sua estrutura, tem elevado momento de inércia.

Classificação do Motor CC

O motor de corrente contínua pode ser classificado segundo a forma de conexão do indutor e das bobinas induzidas, desta forma:

Motor série

Com torque elevado e aceleração veloz, este tipo de motor tem armadura e enrolamentos do indutor ligados em série. Costuma ser utilizado em casos que exigem tração como em guinchos, bondes e trens elétricos.

Motor paralelo

Essa máquina também recebe os nomes de motor de derivação ou motor shunt e tem o indutor e enrolamentos induzidos ligados paralelamente.

Tem regulagem de velocidade simples e é aplicado em diferentes tipos de máquinas, esteiras, elevadores e instrumentos.

Motor composto

Também chamado motor misto, esse equipamento tem dois enrolamentos de excitação: um em derivação e outro em série, com composto subtrativo ou aditivo e ligação curta ou longa.

Basicamente usa as vantagens do motor série e do motor paralelo. Apresenta bom desempenho ao atuar com cargas, por isso pode acionar máquinas como tesouras mecânicas e prensas.

Motor de excitação independente

Seu indutor e armadura são alimentados por fontes de energia de corrente contínua separadas. O enrolamento de campo que gera excitação é formado por condutores que não aguentam correntes elevadas.

É aplicado em casos que necessitam de torque constante como compressores, bombas a pistão e ferramentas de avanço.

Motor CC x CA

Uma das principais diferenças entre um motor CC e um motor CA (Corrente Alternada) é que o primeiro tipo funciona sob corrente contínua e o segundo usa corrente alternada, assim como seus nomes já apontam. Outras discrepâncias:

  • O motor CA tem como fonte principal uma corrente de rede trifásica ou monofásica e o motor CC tem como fonte apenas alimentação monofásica, células e baterias.
  • O motor de corrente contínua faz o controle da velocidade de forma simples, de acordo com a tensão linear aplicada. Já o motor de corrente alternada controla a velocidade e a corrente baseado na frequência da tensão, exigindo um dispositivo variador de frequência.
  • O motor CA não tem comutação, por isso não apresenta escovas, ao contrário do motor CC.
  • O tipo corrente alternada tem três terminais de entrada e o de corrente contínua tem somente dois (positivos e negativos).
  • Os motores CA precisam de dispositivos externos para serem iniciados, enquanto os motores CC têm partida automática.
  • O motor de corrente contínua tem armadura girante e campo magnético fixo. Já o de corrente alternada tem campo magnético girante e armadura parada.
  • Os motores CA costumam ser mais baratos, porém, os de corrente contínua são mais indicados para aplicações que requerem ajuste constante e fácil da velocidade.

Tipos de Motor CC: com escova x sem escova

Para entender qual a diferença entre os dois modelos, vamos conhecer um pouco do funcionamento de cada um.

O motor de corrente contínua escovado usa escovas metálicas para enviar de forma mecânica a corrente. Eles criam campos magnéticos que fazem o rotor central girar por meio de atração e repulsão.

Sua vantagem é que têm custo baixo e estrutura simples – facilitando o uso e as manutenções.

Já o motor sem escovas não precisa de contato físico e tem o rotor acionado eletronicamente. Neste modelo de equipamento, bobinas são posicionadas ao redor do invólucro e o rotor recebe ímãs fixos.

Esse tipo tem menos desgaste das peças por causa da falta de atrito no funcionamento e esquenta menos que os modelos escovados – o que é ideal para operações em alta velocidade.

Conclusão

A facilidade em controlar a velocidade é o ponto de destaque dos motores CC. Além disso, sua versatilidade permite que atenda a pequenas aplicações domésticas ou grandes projetos da indústria.

Na Kalatec você encontra os melhores motores para contribuir com o crescimento da sua empresa. Contamos com uma equipe de especialistas está à disposição para tirar suas dúvidas. Entre em contato e aproveite as vantagens de um motor CC!


Conheça também o motor Nema 23 Kalatec!

Ache o seu motor corrente contínua Bosch na Kalatec

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também