Montagem industrial: tudo o que você precisa saber
Automação Industrial

Montagem industrial: tudo o que você precisa saber

A maior parte dos produtos que utilizamos, quando passou pelo processo de fabricação, percorreu etapas diferentes, com operações diferentes, todas possíveis porque passaram primeiro pela montagem industrial.

Essa prática, comum em muitas fábricas, abrange a instalação e montagem de máquinas, equipamentos, estruturas e sistemas para possibilitar a execução das  mais variadas atividades industriais.

Leia este artigo até o final e saiba tudo sobre a montagem industrial: o que é, quais os tipos, como fazer, e muito mais. Boa leitura!

O que é montagem industrial?

Montagem industrial envolve todos os serviços que deixam um processo pronto para funcionar, como a adequação de layouts, remoção de máquinas, instalação de equipamentos, estruturas metálicas, suportes, tubulações, sistemas de energia e de automação, e testagens. 

Durante a montagem, que pode ser realizada em fábricas de áreas e portes variados, são instalados equipamentos como tanques e sistemas elétricos.

Para uma montagem industrial adequada, é necessária habilidade técnica especializada e o cumprimento de normas e regulamentos. 

Qual a importância da montagem industrial?

Existem diferentes tipos de fábricas, e cada uma possui necessidades específicas, a depender de seu segmento. Entretanto, a montagem industrial está presente em muitas delas, pois possibilita toda a preparação necessária para a execução de um processo de fabricação.

Ela é importante porque permite a adequação e readequação de ambientes para a fabricação de diferentes modelos de produtos, o que garante à empresa o atendimento a diferentes demandas.

Todas as operações e manutenções realizadas durante as instalações contribuem para proporcionar uma produção harmônica e segura.

Quais são as principais categorias da montagem industrial?

Essa prática industrial pode variar, para atender a fatores como a capacidade de produção e o porte da empresa, os equipamentos disponíveis, a variedade de produto a ser fabricada. Os serviços de montagem industrial incluem:

Montagem de estruturas metálicas

Envolve a fabricação, instalação e manutenção de suportes, elementos estruturais de metal especiais (como os de sustentação), mezaninos, fundações, tubulações, dutos, utilidades, guarda-corpos, escadas, plataformas, pipe racks, e outras necessidades de cada projeto.

Montagem de máquinas industriais

É a operação de montagem, instalação, desmontagem, remoção e adequação para correto funcionamento de máquinas da indústria, como: injetoras, prensas, caldeiras, compressores, chillers, bombas, turbinas, reatores, torres de resfriamento, tanques e reservatórios.

banner Kalatec sobre montagem industrial

Montagem elétrica industrial

Compreende toda a instalação de sistemas elétricos e de iluminação necessários para rodar as máquinas e equipamentos. Deve ser feita por uma equipe especializada na área que faça, por exemplo, a adequação da tensão, para que siga as normas internacionais, garantindo o funcionamento seguro da operação.

Montagem de linhas de produção

Construção, instalação e integração de máquinas e equipamentos necessários para permitir a produção em série de um produto. Geralmente, são utilizados dispositivos de controle, sistemas eletromecânicos e de automação industrial, esteiras transportadoras, etc.

Sistemas de combate a incêndio

Instalação de estruturas de combate a incêndios e aparelhos diversos, como: casas de bombas, redes de tubulações, pontos de hidrantes, sistemas de sprinklers, supressores de chamas, detectores de fumaça, calor e gases explosivos, etc.

Todos esses equipamentos devem ser aplicados por profissionais especializados e que atendam às regulamentações vigentes.

Projetos necessários para a montagem industrial

Para que uma montagem industrial seja bem feita, é preciso elaborar um planejamento e um conjunto de projetos:

Projeto básico

Deve conter todos os requisitos e especificações gerais para a realização dos serviços, como: informações sobre o layout e estrutura da fábrica, definição das equipes responsáveis e locais de instalação, seleção de máquinas e equipamentos industriais que serão montados/instalados, e outros dados importantes.

Projeto de engenharia

Este projeto é mais aprofundado, e contém detalhes e cálculos de dimensionamentos e especificações técnicas dos equipamentos, componentes e sistemas.

Também apresenta os cronogramas, ordem de montagem, lista de materiais, desenhos, diagramas, instrumentação industrial e tudo mais que a montagem industrial demandar.

Projeto de montagem

É importante deixar claro e documentado o passo a passo de cada processo de montagem, evitando ações por “intuição”.

Para que cada ação seja segura e eficiente, profissionais da engenharia devem indicar o melhor caminho, com base em planejamentos e testes. Eles devem, por exemplo, determinar as ferramentas e aparatos necessários.

Projeto de segurança

A proteção dos trabalhadores, equipamentos e estrutura fabril é primordial, por isso, procedimentos de segurança devem ser adotados, como a elaboração de um levantamento de riscos associados à montagem, instalação de sistemas de alarme e saídas de emergência.

Também são essenciais os treinamentos da equipe e implementação de medidas que estejam de acordo com os padrões recomendados para cada tipo de processo industrial.

Projeto de controle de qualidade

O projeto de controle de qualidade estabelece os instrumentos e dispositivos de medição, controle e automação ideais para cada montagem. Apresenta especificações, desenhos técnicos, listas, instruções, procedimentos de inspeção de qualidade e métodos de testes que objetivam o cumprimento de padrões.

Projeto de manutenção

Os cuidados com as máquinas e equipamentos industriais também merecem atenção, afinal, são as medidas preventivas que irão assegurar um maquinário funcionando plenamente.

Esse projeto inclui previsão de possíveis falhas, revisão e troca de componentes, ações de manutenção preventiva, preditiva e corretiva.

Projeto de treinamento

Este plano deve ser elaborado com o objetivo de capacitar tanto as equipes que realizarão os processos de montagem industrial, quanto os funcionários que irão operar as máquinas e equipamentos no dia a dia. Elas devem estar cientes sobre as Normas Regulamentadoras (NRs), manuseio e cuidados gerais.

Como fazer uma montagem industrial eficiente?

  • É fundamental que a montagem e manutenção dos equipamentos e estruturas sejam feitas por empresas ou profissionais qualificados, como técnicos e engenheiros especializados nesse tipo de trabalho industrial;
  • A escolha do tipo de montagem também é importante, e deve ter em vista a necessidade da empresa, o tipo de produto fabricado, a planta fabril, os recursos e materiais disponíveis;
  • Existem diferentes tipos de layouts que podem ser seguidos na montagem (linear, funcional, celular e posicional), o que exige uma avaliação específica para cada projeto;
  • Devem ser elaborados planejamentos detalhados, em todas as etapas dos serviços;
  • Os testes e treinamentos são essenciais para garantir operações eficientes, seguras e no ritmo ideal.

Montagem industrial e Indústria 4.0

A forma como são feitas as montagens em uma indústria impacta diretamente em seus resultados. Afinal, isso irá refletir na eficiência e ritmo dos processos e, consequentemente, no cumprimento de prazos de entrega dos pedidos aos clientes.

Com o crescente aumento da competitividade que observamos, o grande diferencial em uma montagem será o uso das mais modernas práticas industriais disponíveis, para que exista uma otimização contínua na produção.

Para tanto, os empresários e gestores estão apostando em equipamentos e sistemas que aumentem a precisão e melhorem a performance e a qualidade dos processos, como as soluções de automação.

A integração de sistemas e redes inteligentes, seguindo as tendências da Indústria 4.0, tornou-se urgente, pois ela possibilita um maior controle, com coleta de dados em tempo real e análises que auxiliam na detecção de possíveis falhas, permitindo a sua resolução, e evitando paradas e desperdícios.

Dessa forma, os gargalos de produção são quase ou totalmente eliminados – algo que era como um sonho inimaginável para as fábricas, no passado. Entretanto, já vivemos essa realidade, graças aos avanços tecnológicos, que possibilitam a criação de equipamentos de alto nível, a um custo cada vez mais acessível.

Outra evolução importante observada na montagem industrial é o uso de técnicas energéticas mais limpas e eficientes, além de outras práticas de sustentabilidade, como as relacionadas à reciclagem e diminuição de resíduos da indústria.

banner Kalatec sobre soluções de montagem industrial

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, pudemos entender melhor o que é a montagem industrial e percebemos o quanto ela é importante para organizar e preparar os ambientes fabris para realizarem seus processos de fabricação.

Não é uma tarefa fácil, pois requer investimento, conhecimento e muito planejamento, para que resulte em sistemas funcionais e eficientes.

Além disso, todos os equipamentos e estruturas devem estar sempre de acordo com normas regulamentadoras específicas de cada segmento industrial, para proteger funcionários, equipamentos e estruturas.

Porém, atualmente, já são aplicadas práticas e tecnologias que auxiliam os trabalhos e têm por objetivo comum a segurança e o aumento de produtividade.

Esperamos que o artigo tenha sido útil pra você! Recomendamos que acompanhe também as nossas redes sociais e o nosso canal no YouTube para conferir outras tendências industriais e soluções para aperfeiçoar a sua produção. Até mais!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também