Linhas automatizadas: a evolução, como funcionam e como aplicar!
Automação Industrial

Linhas automatizadas: a evolução, como funcionam e como aplicar!

A automação na indústria não é nenhuma novidade no nosso mundo moderno. É algo que faz parte do dia a dia de organizações e linhas de produção há muito tempo. 

Contudo, as linhas automatizadas vêm se tornando cada vez mais inteligentes e integradas, com uma malha de tecnologias inovadoras e inventivas que revolucionam constantemente a forma de produzir.

A ideia é não somente ter máquinas cooperando ativamente com os humanos, mas ter um controle maior, um monitoramento capaz de captar tudo, bem como a capacidade de tomar decisões rápidas e efetivas. 

Diante disso, torna-se importante saber como as linhas automatizadas estão caracterizadas nesse novo paradigma. Neste conteúdo, a ideia é falar um pouco sobre isso e sobre como a evolução se deu para o cenário em que CLP (Controlador Lógico Programável), redes neurais e robótica se tornaram personagens-chave das indústrias. 

O que são linhas de produção automatizadas?

As linhas automatizadas são as já conhecidas linhas de produção, só que com o apoio massivo da automação. Nesse sentido, sistemas e máquinas executam tarefas que antes eram delegadas a humanos ou nem mesmo existiam. Novos cargos surgem, novas atribuições e uma maior complexidade na gestão dos recursos internos.

A automação na indústria surge com objetivo de atender a uma demanda cada vez mais crescente. A produção em massa se tornou uma realidade e fez as fábricas entenderem que precisavam de uma disrupção, uma mudança de curso.

Quando falamos em linhas automatizadas, é preciso destacar que não estamos falando somente de uma ou outra tecnologia protagonista. O conceito abrange mesmo a conjunção de paradigmas tecnológicos, coordenados por um princípio de inovação constante. 

As fábricas querem sempre otimizar e revolucionar seus resultados, por isso contam com sistemas e tecnologias.

o que são linhas automatizadas

Como funciona um sistema de linhas automatizadas?

Um sistema de linhas de produção automatizadas se baseia na integração entre tecnologias importantes, como o Controlador Lógico Programável e a Inteligência Artificial. Assim, podemos ter um conjunto de sensores que atuam internamente na captação de informações importantes e permitem levantar dados relevantes sobre as operações.

Existe também a atuação de sistemas que possibilitam controlar o sequenciamento dos processos e questões de contagem e temporização, de modo a ajudar diretamente na execução de atividades e na montagem de kits. 

Tudo isso pode ser controlado até mesmo online, a depender de onde estiver o gestor. É possível acompanhar o desempenho das máquinas e dos softwares, bem como tomar decisões para melhorar essa questão. 

Contudo, a automação pode ser expandida para mais do que isso e controlar diversas atividades ao mesmo tempo, a partir de pequenas tecnologias integradas. 

Exemplos de aplicação de linhas automatizadas na indústria

Podemos citar como exemplo a linha de montagem de carros, que é uma indústria-referência em linhas automatizadas. 

O apoio das máquinas no momento certo ajuda a implementar os elementos certos em cada modelo, de acordo com o planejamento e com os protótipos.

No setor de cosméticos, também já se notam avanços com relação a isso. Inclusive, os elementos tecnológicos ajudam a controlar os recursos e a garantir maior eficiência, para um suporte maior à sustentabilidade e à proteção ambiental.

Na indústria alimentícia, também já se tem o uso avançado e massivo das tecnologias de automação. Nesse caso, é um reforço para o controle dos recursos escassos, de forma similar à indústria de cosméticos. 

A evolução das linhas automatizadas 

Por mais que falemos hoje da amplitude do uso da tecnologia na linha de produção, temos que admitir que a automação é uma realidade há muito tempo. Desde Henry Ford, para ser exato.

O Fordismo revolucionou as indústrias com a noção de linha de montagem, com atividades sequenciais e repetitivas, divisão do conhecimento e segmentação de tarefas. Tudo isso com o intuito de produzir em massa para atender a grandes escalas.

Depois, tivemos o Toyotismo, uma forma de controle da produção industrial para trazer flexibilidade à produção e maior eficiência, visando reduzir desperdícios.  

Com o tempo, as máquinas se tornaram mais inteligentes e mais capazes e foram adentrando as indústrias. Hoje, temos a inteligência artificial como um importante protagonista da nova revolução tecnológica. 

As máquinas não somente conseguem automatizar funções, como também podem tomar decisões para aprender e evoluir com base no que vêem. 

Quer criar uma linha automatizada na sua empresa? Confira as soluções de automação da Kalatec!

Qual a vantagem de um sistema de linhas automatizadas?

Uma das principais vantagens é o aumento de produtividade. Se você tem máquinas realizando processos e ajudando nas operações, é possível aumentar bastante a consistência e a quantidade de produtos criados por dia. 

Afinal, as máquinas não se cansam e podem produzir mais e mais rápido, a depender da necessidade e da demanda.

Há menos erros na produção, com menos probabilidade de acidente e interrupções no fluxo. A padronização de processos, algo típico de uma linha de produção, ajuda a garantir essa consistência que, por sua vez, se transforma em produtividade.

Temos também menos custos, uma vez que menos contratações serão necessárias e menos problemas ocorrerão. A produção se torna mais enxuta, eficiente, flexível e dinâmica.

Também dá para pensar em aumentar a qualidade de produção, com um cuidado maior com possíveis falhas. A produção automatizada devolve o controle aos gestores para assegurar o máximo de cuidado com o que é produzido, a partir do alinhamento e da personalização. 

No geral, se consegue maior segurança para os trabalhadores, que podem assumir funções mais estratégicas, de controle dos sistemas utilizados. Da mesma forma, é viável diminuir os prazos de produção e garantir maior retorno sobre os investimentos. 

vantagens da linha automatizada

Como automatizar uma linha de produção?

Para automatizar a linha de produção, a empresa precisa implementar os sistemas certos, que ajudem nessa questão. Exemplos: Rede Neural Artificial (RNA), Controlador Lógico Programável (CLP), Sistema de Controle Distribuído (DCS), robôs, etc.

Da mesma forma, é preciso ter uma noção madura dos processos internos para padronizar essas etapas. Então, vale também monitorar sempre a produção para assegurar os melhores resultados. 

Entre em contato com a Kalatec e nossos especialistas vão te ajudar a pensar nas melhores soluções de automatização para sua empresa!

Conclusão

As linhas automatizadas garantem menos erros, menos despesas e maior produtividade. Assim, elevam o nível de produção e permitem revolucionar a forma como se pensa a produção internamente.

É preciso saber o que fazer e quais passos efetivamente seguir para começar a automatizar com sucesso.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também