Gestão à vista na produção: entenda o conceito e como implementar!
Automação Industrial

Gestão à vista na produção: entenda o conceito e como implementar!

gestão à vista produção dashboard

Ter conhecimento sobre o que acontece na empresa permite ao gestor adequar a produção, para buscar uma versão otimizada.

Existem alguns modelos e métodos de gerenciamento que podem ajudar a seguir essa direção, por um caminho que foca no bom desempenho, para evitar frustrações.

Se você não sabe o que é gestão à vista ou já conhece, mas gostaria de se aprofundar no assunto, nós explicamos tudo e damos dicas de como usar esse recurso no seu negócio.

O que é gestão visual?

Gestão visual é uma metodologia de gerenciamento visível e acessível ao grupo de funcionários, que mostra o rendimento e os resultados em tempo real.

Esse modelo traz dados que refletem o que se passa na fábrica ou em determinado setor. Ele acompanha o fluxo produtivo e/ou a prestação de serviços, mostrando o status de operações, tudo sempre atualizado.

As informações costumam ser apresentadas em um quadro ou painel, na forma de gráficos e/ou indicadores de desempenho, para ver como as atividades estão se desenvolvendo e se as metas estão sendo cumpridas.

Os dados também podem ser disponibilizados online, trazendo praticidade para o acompanhamento e controle da produção.

98

Qual é o objetivo da gestão à vista?

A gestão à vista é uma estratégia para melhorar os resultados a partir de engajamento e aumento da produtividade.

Ela auxilia a cuidar da performance da produção, aprofundando o conhecimento sobre os processos internos, que estão em constante movimento.

Ajuda a compreender os aspectos organizacionais do negócio, mostrando as porcentagens que já foram atingidas e o quanto falta para alcançar as metas.

Os gestores usam essa metodologia para tomar decisões mais certeiras, devido à visão global dos dados – o que pode prevenir problemas e gastos desnecessários. Ou seja, conseguem atuar com mais eficiência, realizando ajustes em tempo real.

TGM

Foto: As IHMs Xinje ajudam a gerenciar os processos industriais

Como implementar o conceito de gestão à vista? 

Para acompanhar os resultados e divulgar o desempenho da equipe de forma eficiente, é preciso seguir alguns passos:

Identificar informações pertinentes e modo de exibi-las

Dados que causem real impacto a cada departamento devem ser colocados à vista de todos os funcionários, para que compreendam o negócio, suas metas, e encontrem, juntos,  maneiras de alcançá-las.

Geralmente, são divulgadas informações como: índices de performance, indicadores de setor e de gestão, planejamento estratégico, negociações, códigos de conduta, e o que mais a empresa considera relevante.

A interface para o painel de gestão à vista pode ser um software ou um aplicativo como o Excel ou o Google Sheets – que têm recursos como gráficos. Seu padrão deve ser claro e de fácil compreensão, para uma interpretação intuitiva.

Coletar informações para constante atualização do painel

Uma equipe é montada e fica responsável por coletar, processar e divulgar as informações de interesse.

Para causar os efeitos esperados, a atualização deve ser periódica, com o tempo mais adequado definido pela equipe. O plano precisa ser seguido para cativar os funcionários e para que o quadro de gestão à vista não se torne obsoleto.

Ter compartilhados valores e culturas da empresa

Não basta apenas tornar as informações transparentes. Um bom gestor e uma boa equipe precisam saber identificar desvios e se unir para desenvolver planos de ação.

Essa cultura de unidade deve ser propagada, para que fique claro que somente com ajuda mútua todos seguirão pela mesma direção, alimentando os mesmos valores. Desta forma, os resultados esperados serão entregues.

Quais são os benefícios da gestão à vista na produção?

Até aqui, vimos que essa prática organizacional tem como objetivo explicitar o andamento da empresa e incentivar o time a melhorar seu desempenho. A seguir, outras de suas vantagens.

Visão Holística do Negócio

Desde o chão de fábrica até os níveis estratégicos passam a ter acesso aos mesmos dados, ao mesmo tempo, evitando ruídos de comunicação.

Essa informação global e democratizada gera nos funcionários uma consciência de que são importantes para alcançar os resultados da empresa. Assim, eles entendem o ambiente em que estão inseridos e o motivo de estarem ali.

Rápida Tomada de Decisão

A gestão à vista produção dá mais segurança e agilidade a decisões como alterações de curso da produção. O mapeamento de indicadores industriais pode ajudar nesse sentido, trazendo dados reveladores.

Com isso, vários problemas para o negócio podem ser evitados, como atrasos na entrega ou gargalos.

Foco no que é Importante

Esse modelo de gestão permite a identificação de pontos de melhoria, o que reduz falhas e ajuda a corrigir problemas na sua origem, melhorando os resultados.

Essas oportunidades de crescimento vêm à tona muito mais rápido, com a atualização constante dos painéis.

Controle de Metas

Quando os objetivos estão à vista, é possível acompanhar melhor o andamento da produção e fazer ajustes, controlando o desempenho.

Os dados coletados podem ser usados para fazer comparações com empresas concorrentes, evidenciando para a equipe as metas e mostrando os efeitos das ações de cada um.

Aumento de Engajamento

Com o feedback sobre o seu trabalho, fica mais fácil para os funcionários manterem um compromisso com a empresa.

Isso melhora o clima organizacional, pois os processos e acontecimentos da empresa ficam mais claros para todos, o que motiva e engaja toda a equipe, elevando a produtividade.

Melhora no Relacionamento

Com o alinhamento de informações, a comunicação interna melhora e a tendência é que os setores se unam para crescer juntos.

Isso resulta em troca de valores e conhecimento entre líderes e colaboradores e, consequentemente, em sucesso para o empreendimento.

Aumento da Produtividade

A metodologia deixa explícito como um produto deve ser, ao mesmo tempo em que mostra se isso realmente está sendo feito.

Ela aperfeiçoa a condução dos processos produtivos, elevando o nível  de qualidade daquilo que coloca no mercado e satisfazendo o seu público consumidor.

Como Aplicar a Gestão à Vista?

Como os processos estão em constante mudança para atender às demandas dos clientes, a gestão precisa ser dinâmica e conseguir se comunicar com toda a equipe para buscarem, juntos, melhores resultados.

Confira algumas ferramentas que são usadas para este fim:

Kanban

Essa ferramenta ajuda a verificar o status das atividades fabris, identificando em um quadro ou em telas digitais as tarefas realizadas.

Geralmente, essas atividades são registradas em cartões físicos que, por sua vez, são organizados em: “a fazer”, “fazendo” e “feito”. Existe também a versão eletrônica do método, chamada e-Kanban.

Mural

Esta é uma forma simples de dar alta visibilidade a informações importantes da empresa. O mural serve para desenvolver a consciência situacional do trabalho e influenciar a atitude dos trabalhadores.

Contém dados para verificação do andamento da produção em relação às metas, com atualização constante.

TV Corporativa

Esse modelo de gestão visual usa telas, imagens e vídeos chamativos, agilizando a atualização da comunicação e, muitas vezes, sendo mais atrativa, dependendo do negócio.

Além de mostrar indicadores, a TV corporativa pode ser usada para transmitir recados, orientar comportamentos, etc.

Painéis

Também chamados de dashboard, reúnem dados e indicadores, exibindo-os na forma de gráficos e tabelas.

Requer atualização periódica para viabilizar a tomada de decisões dos gestores, em busca da melhoria contínua.

Gráficos

Já vimos que eles estão sempre presentes na gestão à vista, mas como devem ser? Recomenda-se que não sejam complexos e tragam dados claros e objetivos, que proporcionem uma análise rápida e uma reação eficaz.

Cronogramas

Existem vários tipos de cronogramas, que ajudam a fazer a comunicação sobre os projetos, organizam e otimizam o tempo e ainda permitem adiantar a execução de algumas atividades.

98 2 2

Conclusão

Concluímos que a gestão à vista na produção proporciona um valioso feedback em tempo real para que líderes e funcionários acompanhem o resultado dos seus esforços e ajustem o que for necessário, sempre em busca da excelência.

Notamos que essa prática traz vantagens como a melhora na comunicação e o maior conhecimento sobre o desempenho, baseado em indicadores. Por esses e outros motivos ela é implantada em diversas empresas.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Até o próximo post!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também