O que é um fuso trapezoidal? Saiba as aplicações e vantagens
Automação Industrial

O que é um fuso trapezoidal? Saiba as aplicações e vantagens

Os diferentes processos industriais exigem componentes específicos para assegurar seu bom desempenho e, por isso, é grande a procura por produtos de alta precisão.

Como vimos no post anterior, sobre fuso de esferas, os atuadores lineares mecânicos ajudam a aumentar o padrão de qualidade das empresas.

Hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre os fusos trapezoidais: quais suas características, tipos, vantagens e aplicações. Além disso, vai saber como escolher e onde encontrar o modelo ideal. Acompanhe!

Fuso trapezoidal

O que é um fuso de rosca trapezoidal?

Fuso de rosca trapezoidal ou parafuso trapezoidal é um tipo de barra cilíndrica com roscas e passos contínuos de 30°. É usado em sistemas industriais de posicionamento e movimentação linear vertical ou horizontal.

O dispositivo tem alta fricção, entretanto, pode transmitir torque elevado e fornecer grande força de tração ou compressão. Geralmente, é fabricado em alumínio ou aço.

A função do fuso é converter movimento circular em movimento linear e, para tanto, tem acoplada uma castanha (porca) de mesmo passo e diâmetro, de formato quadrado, cilíndrico ou cilíndrico flangeado.

Características e especificações

Os fusos trapezoidais são conhecidos por transmitir movimento suave e uniforme, suportando altas forças axiais. A castanha do fuso geralmente é fabricada em aço, latão, nylon ou bronze.

A rosca do fuso é helicoidal, repleta de filetes ao redor de uma superfície cilíndrica, possibilitando o encaixe e travamento de materiais por meio de movimento rotacional.

Para determinar as especificações mais adequadas para cada situação, é recomendável contar com o auxílio de uma empresa especialista em automação.

Tipos de fuso trapezoidal

Geralmente, os fusos trapezoidais são feitos em alumínio e aço (carbono, carbono com tratamento, inoxidável, de liga, etc.).

Os fusos de alumínio são indicados para ambientes agressivos, por ter oxidação baixa. São apropriados para máquinas de baixa velocidade de deslocamento e baixa capacidade de carga.

Os fusos de aço são muito resistentes e costumam ser aplicados em transmissões mecânicas de carga baixa a média.

Já os fusos em aço inoxidável podem ter resistência de média a alta contra corrosões, por isso são utilizados em ambientes com a presença de componentes químicos.

São comuns em empresas dos ramos alimentício, náutico, farmacêutico, de papel e celulose, entre outros.

Para quais aplicações o fuso trapezoidal é indicado?

Os fusos trapezoidais são largamente usados em projetos industriais, compondo inúmeros sistemas de movimentação e posicionamento linear. Confira algumas de suas aplicações:

  • Máquinas de gravação de pequeno porte e corte à laser;
  • Diferentes tipos de elevadores;
  • Guindastes;
  • Prensas de fricção;
  • Dispositivos de manuseio;
  • Fresas e tornos;
  • Embaladoras;
  • Atuadores Lineares;
  • Impressoras 3D;
  • Máquinas de moldagem por injeção;
  • Transporte em linhas de montagem;
  • Válvulas;
  • Macacos mecânicos; etc.

Quais são as vantagens do fuso de rosca trapezoidal?

Indicado para a execução de atividades que requerem precisão no avanço do passo e para suportar operações que envolvam carga, esse dispositivo tem diversos benefícios:

  • Pode ser acionado por motoredutores, motores elétricos ou manualmente;
  • Tem montagem descomplicada;
  • Sua manutenção é simples;
  • Pode ser usado com acessórios;
  • Suporta cargas variadas;
  • Não recua nas paradas;
  • Tem boa precisão e baixo custo;
  • Sua atuação é universal em cada posição de montagem; etc.
Fuso trapezoidal - macaco mecanico

Foto: Macaco mecânico com Fuso Trapezoidal

Como escolher o modelo ideal para o seu projeto?

Uma boa performance das máquinas depende da escolha correta do fuso trapezoidal e da castanha. Para isso, deve-se especificar dados técnicos e, após alguns cálculos, consultar tabelas de medidas para a definição do melhor modelo.

Algumas informações que o projetista precisa levantar são: a velocidade de deslocamento, o peso da carga a ser movimentada e o comprimento máximo do fuso.

Também é recomendável ter em mãos as características das máquinas, como as suas dimensões, tipo, peso de carga, desempenho, torque, lubrificação, coeficiente de atritos, etc.

É importante que o seu fornecedor siga as normas vigentes de segurança e qualidade. Além disso, é aconselhável que o atendimento seja feito por quem entende do assunto, ou seja, especialistas que possam tirar dúvidas e ajudar na melhor escolha.

Onde encontrar os melhores fusos trapezoidais?

A Kalatec destaca-se no mercado por ter os melhores produtos de automação, entre eles, fusos industriais. Com mais de 30 anos de experiência, possui uma linha completa para agregar qualidade e precisão ao seu projeto.

A qualidade dos fusos Kalatec foi auditada pelo laboratório de Metrologia e Dureza do Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que comprovou dureza superficial acima de 65HRc.

A Kalatec se preocupa em oferecer o melhor custo-benefício e trabalha com aço carbono para fins de engenharia e estrutura mecânica de alto nível e aqui você encontra os melhores fusos de esferas para o seu negócio.

Além disso, suas fábricas de lineares seguem a norma ISO 9000, que garante a qualidade do processo de fabricação.

Fusos trapezoidais

Conclusão

Concluímos que os fusos trapezoidais são verdadeiras soluções industriais, que servem para viabilizar inúmeros processos produtivos que envolvem movimentação linear, vertical, horizontal e de posicionamento.

Entre as suas vantagens, vimos que suportam cargas variadas, não recuam nas paradas, têm alta precisão e baixo custo.

Se você quer saber mais sobre essa tecnologia e como ela pode otimizar seu projeto de automação, consulte nosso time de especialistas.

Até mais!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também