Falhas em Rolamentos: implicações, causas e como identificar
Peças fundamentais para o funcionamento dos equipamentos industriais, os diferentes tipos de rolamentos ajudam a manter o nível adequado de produtividade. Eles interferem diretamente na preservação e na disponibilidade do maquinário.
Por isso é muito importante identificar e prevenir toda e qualquer falha em rolamentos. As causas mais comuns desses problemas estão relacionadas a lubrificação, contaminação, excesso de carga e uso incorreto.
Continue a leitura para saber os efeitos que as falhas podem causar, como elas são divididas, como surgem e de que forma detectá-las.
Quais são as consequências de falhas em rolamentos?
Encontrado em grande parcela das máquinas industriais, o rolamento exige cuidados para não prejudicar o funcionamento dos sistemas de produção.
Dependendo das condições da peça, ela pode causar efeitos indesejáveis, como:
Perda de eficiência
Quando o rolamento apresenta algum dano, como quebra ou desgaste, a performance do equipamento que ele compõe não será satisfatória, traduzindo-se em operações mais lentas e com baixa qualidade, ou seja, menos eficientes.
Isso porque a sua deterioração pode resultar em travamentos que impossibilitam a continuidade das atividades.
Aumento dos custos
A substituição e os reparos de rolamentos danificados gera gastos para a empresa, que poderiam, muitas vezes, ser evitados.
Outras peças também podem sofrer avarias por causa das vibrações ou temperaturas excessivas ocasionadas por falha em rolamentos, como os eixos e mancais, exigindo troca.
As manutenções corretivas também demandarão recursos, resultando em prejuízo financeiro para a empresa e atrapalhando o planejamento e a organização das operações.
Perda de produtividade
Até que o problema seja resolvido, a produção é interrompida, equipe e máquinas ficam ociosas, elevando o tempo de inatividade. A parada não planejada compromete também o fluxo da linha de produção.
Por causa disso, a rentabilidade da operação diminui, comprometendo o cumprimento das metas da fábrica.
Classificação das falhas em rolamentos
As irregularidades mais comuns que ocorrem em rolamentos podem ser classificadas em dois grupos.
Pré-operacionais
Essa categoria se refere aos danos que acontecem antes ou durante a instalação do rolamento.
Podem ser: ajustes incorretos da máquina, do eixo e da caixa de mancal; assento defeituoso do rolamento; desalinhamento; método de montagem inapropriado; excesso de tensão elétrica; manuseio e armazenagem irregulares; etc.
Operacionais
As falhas operacionais ocorrem quando o rolamento está em atividade, ou seja, sendo usado.
Se referem a: pouca ou excessiva lubrificação; baixa vedação; desalinhamento operacional; vibração (falso brinelamento); fadiga do material; fuga de corrente elétrica através do rolamento; entre outras.
Quais são as principais causas das falhas?
Geralmente, uma das condições a seguir é a razão de falha em rolamentos.
Lubrificação inapropriada
Uma das falhas mais comuns é a lubrificação inadequada, feita em excesso ou com aplicação insuficiente. A sua especificação errada ou a mistura de materiais pode gerar incompatibilidade.
A graxa ou o óleo devem ter boa procedência, livres de contaminações. Também devem ser seguidos os períodos e os métodos corretos para o preenchimento.
Todas essas informações podem ser obtidas com o fabricante ou fornecedor do rolamento, que faz a indicação do lubrificante ideal.
Carga excessiva
Mesmo sendo bastante resistente, cada tipo de rolamento foi projetado para suportar determinada carga e o seu limite não pode ser ultrapassado. Caso isso aconteça, a probabilidade de avarias graves é muito alta.
Portanto, devem ser adquiridas peças compatíveis com a aplicação, para que não sejam forçadas ou expostas a vibrações excessivas.
Contaminação
É essencial proteger os rolamentos e seus lubrificantes contra a contaminação por materiais como poeira, areia e água. Esses resíduos diminuem a eficiência das peças e aumentam o atrito.
Além disso, a vida útil dos rolamentos é reduzida. Por isso, é recomendada a blindagem dos componentes, uso de sistemas de filtragem e outros recursos de proteção.
Manuseio Inadequado e Instalação
A montagem é feita por pressão ou expansão térmica e, quando realizada incorretamente, também pode causar fadiga prematura ou falha em rolamentos.
A instalação requer ferramentas específicas e cuidado redobrado quanto às tolerâncias do eixo e do alojamento. O encaixe não pode ser demasiadamente apertado nem solto, sob risco de desalinhamento.
O manuseio e a armazenagem devem igualmente ser feitos com atenção, pois qualquer impacto pode deformar o rolamento.
Como identificar falhas nos rolamentos?
Segundo estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os danos são identificados por meio da vibração dos componentes.
“Dessa forma, é possível analisar os sinais de vibração quando o rolamento está em funcionamento, e através dessa análise é diagnosticado o defeito”.
Para detectar falhas nas peças, fique atento a essas dicas:
- Durante a instalação do rolamento, verifique se os limites de tolerâncias de montagem estão sendo seguidos (referentes a força, folga, etc);
- Verifique se há indícios de contaminação, excesso de umidade ou outras condições relacionadas ao ambiente em que o rolamento está inserido;
- Procure por descascamentos e ondulações – eles podem ser causados por sobrecarga, oxidação, pouca folga, temperaturas altas, etc;
- Perceba se há aquecimento ou descoloração (que podem surgir por falta de folga ou lubrificação, excesso de carga, etc);
- Observe se existem rebites quebrados ou que estão se soltando. Isso pode ocorrer devido a altas rotações; excesso de variação da rotação; desalinhamento; impactos com corpos estranhos; entre outros motivos que resultam em quebra da gaiola;
- Confira se tem algum ponto oxidado ou corroído, problema geralmente causado por armazenamento inapropriado, penetração de água; falta de óleo protetivo; etc;
- Cheque se há alguma parte desgastada irregularmente. O motivo para essa ocorrência pode ser: montagem mal feita; alojamento ou eixo com pouca precisão; falta de rigidez de algum componente; excesso de folga; etc;
- Não se esqueça de realizar a manutenção das peças rigorosamente, de acordo com o estipulado pelo fabricante ou fornecedor.
Por que escolher os rolamentos da Kalatec?
A Kalatec possui linhas completas de rolamentos, projetados para uma vida longa e com durabilidade satisfatória. Seus produtos têm alta qualidade, tradição no mercado e são fabricados atendendo a rigorosos padrões.
Além disso, têm baixo custo e alta capacidade de carga. É o caso da Série LMF de Rolamentos Lineares, que se diferencia pela construção com flanges.
Já os Rolamentos Lineares da Série SMA são montados em blocos de alumínio e têm fácil aplicação em muitos projetos, com instalação econômica e rápida.
Outro produto que se destaca é o Rolamento Linear Pillow Block Aberto. Desenvolvido para utilização em conjunto com eixos com suporte linear de alumínio, ele apoia, guia, localiza e move componentes com precisão.
E temos também o rolamento Winkel (rolamento de rolos).
As principais aplicações incluem linhas de automação em fábricas, medicina, embalagem, máquinas-ferramentas, semicondutores, impressoras 3D, montagem automotiva, aeroespacial e processamento de alimentos.
Conclusão
Esperamos que tenha ficado mais claro para você a importância do conhecimento sobre todo tipo de falha em rolamentos.
Entender suas consequências em uma linha de produção é essencial para saber que essa peça influencia diretamente no nível de eficiência de uma empresa.
A classificação das falhas ajuda os gestores a planejarem vistorias e manutenções, cruciais para identificar danos no momento certo, ou seja, antes de gerarem prejuízos.
Como você pôde ver, se atentar para as falhas e para a sua prevenção é um cuidado que vale a pena tomar, para prolongar a vida útil dos equipamentos e não comprometer o fluxo produtivo.
Gostou do artigo? Então continue navegando pelo blog para conferir outros temas de seu interesse!