Etiquetadoras: Para que servem e quais as melhores?
Automação Industrial

Etiquetadoras: Para que servem e quais as melhores?

Na indústria, as etiquetadoras são ferramentas de organização essenciais para a boa performance do negócio.

Úteis em vários setores da indústria, as etiquetadoras agilizam o trabalho imprimindo etiquetas ou inserindo etiquetas com código de barras ou QRCode nos mais diversos produtos.

A máquina está disponível no mercado em diferentes versões e existem modelos manuais, eletrônicos e até industriais.

Continue a leitura para saber tudo sobre etiquetadoras industriais: para que servem, quais as melhores, quanto custam e muito mais!

O que é uma etiquetadora?

Etiquetadora industrial é um equipamento que pode ser semiautomático ou 100% automatizado. Insere etiquetas adesivas em embalagens e caixas, essencial para as etapas finais de produção nas indústrias, que direcionam as caixas para a distribuição, em forma de “packs”.

É amplamente utilizada em embalagens especiais de múltiplas unidades de produtos, comumente vista em supermercados. As etiquetas podem indicar valores, data e hora, lote, códigos, peso, tamanhos, entre outras informações.

Os modelos de etiquetadoras industriais mais populares são automáticas, compactas e móveis, de modo a ajustar ao tamanho das embalagens e caixas.

A etiquetadora é capaz de imprimir na vertical ou horizontal e pode ser regulada para aplicação de molduras, mudar o tamanho ou formato da letra, cor, entre outros recursos.

Há também modelos mais robustos, que trabalham concomitantemente imprimindo e etiquetando diretamente nos produtos, em alta velocidade.

Geralmente automáticas, com sensores de detecção de produto e sensores que limitam a dispensa individual de cada etiqueta. Motores de passo, easyservos e até mesmo servomotores são utilizados nesses equipamentos.

Etiquetadoras Kalatec

Para que serve uma etiquetadora?

No caso das etiquetadoras para comércio e uso doméstico, servem para identificação e organização de itens ou mercadorias.

Qualquer ambiente pode se beneficiar com o uso dessa máquina, pois ela ajuda na padronização e, com tudo organizado, fica mais fácil e rápido encontrar ou guardar qualquer coisa.

Afinal, as etiquetas definem, por escrito, a “morada”, o lugar de cada coisa. Itens podem ser separados ou classificados por tipos, como uma caixa para guardar somente chapéus, em um closet.

A casa toda pode ser organizada e se tornar mais prática com etiquetas, incluindo cozinha, banheiro, garagem, etc.

Para usar a máquina, basta digitar a palavra/texto e apertar o botão imprimir. Depois, é só destacar e usar as etiquetas. Assim, fica fácil saber o que tem em caixas, gavetas, armários, pastas, cadernos, prateleiras, gôndolas, etc.

Na indústria, as impressoras etiquetadoras aumentam a produtividade, aplicando etiquetas automaticamente em mercadorias na linha de produção. São máquinas imprescindíveis em empresas do ramo alimentício e farmacêutico, entre outras.

Qual a diferença entre etiquetadora e rotuladora?

As duas máquinas têm a mesma função: identificar e mostrar informações sobre produtos e itens em geral. Porém, as etiquetadoras são mais usadas para identificação de kits “leve 3 e pague 2”, ou seja, múltiplos produtos para vendas do mesmo produto em volume.

Isso a torna limitada em relação às rotuladoras, que criam etiquetas com informações mais completas e podem trazer, ainda, a identidade personalizada de uma marca, para atrair visualmente os clientes.

Geralmente, as etiquetadoras manuais mais populares imprimem etiquetas individuais, enquanto algumas rotuladoras imprimem etiquetas contínuas, em rolos de fitas adesivas.

Em que tipo de produto usar etiquetadora industrial?

A etiquetadora industrial é geralmente usada para rotular produtos ou embalagens em ambientes de produção industrial, armazéns ou depósitos. Ela é ideal para empresas que precisam rotular uma grande quantidade de produtos em pouco tempo e de maneira eficiente.

Alguns exemplos de produtos que podem ser rotulados com essa ferramenta tão útil incluem:

  • Produtos alimentícios, como latas de alimentos, garrafas de bebidas, pacotes de carnes e queijos;
  • Produtos farmacêuticos, como frascos de medicamentos, caixas de remédios, entre outros;
  • Produtos de limpeza, como garrafas de detergente;
  • Produtos eletrônicos, como caixas de som, celulares, notebooks, etc;
  • Produtos automotivos, como pneus, peças, entre outros.

Além disso, essa máquina também pode ser utilizada para imprimir etiquetas de códigos de barras, etiquetas de identificação e rastreabilidade, etiquetas de informações nutricionais, etiquetas de preços, entre outras.

Importância das etiquetadoras na indústria

As etiquetadoras desempenham um papel fundamental na indústria, pois permitem que as empresas rotulem seus produtos e embalagens de maneira rápida, precisa e eficiente. Algumas das principais razões pelas quais as etiquetadoras são importantes incluem:

Identificação do produto 

A etiquetagem dos produtos é fundamental para identificá-los e diferenciá-los dos demais. A máquina ajuda a criar etiquetas personalizadas que caracterizam o produto e apresentam informações importantes, como o nome, data de validade, número do lote, entre outras.

Rastreabilidade 

A etiquetagem dos produtos também é importante para a rastreabilidade, com a garantia de que seja possível rastrear a origem do produto, a data de fabricação e outras informações importantes ao longo da cadeia de suprimentos.

Padronização 

A máquina ainda possibilita padronizar a etiquetagem dos produtos, de modo que todas as informações necessárias estejam presentes e que a etiqueta seja colocada no mesmo local em todos os produtos.

Eficiência

A etiquetadora industrial é capaz de rotular uma grande quantidade de produtos em pouco tempo, o que aumenta a eficiência do processo de produção e reduz os custos de mão de obra.

Qualidade 

Ademais, a etiquetadora garante a qualidade da etiquetagem, sem erros e com a garantia que as informações estejam claras e legíveis.

Tipos de etiquetadoras industriais

Existem vários tipos de etiquetadoras industriais disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características e funcionalidades.

Etiquetadora manual 

É uma etiquetadora operada manualmente, que requer a inserção do produto e a pressão manual para aplicar a etiqueta. Esse tipo de etiquetadora é adequado para empresas que precisam rotular uma quantidade menor de produtos ou embalagens. Geralmente é mais barata e fácil de usar.

Etiquetadora automática

Esse tipo de etiquetadora é ideal para rotular grandes quantidades de produtos em um curto espaço de tempo. Ela é mais cara do que a manual, mas oferece uma maior velocidade e precisão no processo de rotulagem.

Etiquetadora portátil 

É uma que pode ser facilmente transportada para diferentes locais, permitindo que as empresas rotulem seus produtos em qualquer lugar. Esse tipo de etiquetadora é poderoso para empresas que precisam rotular produtos em diferentes locais ou para as que precisam rotular produtos em trânsito.

Além desses tipos, também existem etiquetadoras semiautomáticas, etiquetadoras de alta velocidade, etiquetadoras de impressão térmica, etiquetadoras de impressão a laser, entre outras. 

Cada tipo é indicado para um conjunto específico de necessidades de rotulagem e pode ser personalizado de acordo com as necessidades da empresa.

Quais as melhores rotuladoras?

Existem inúmeros modelos de rotuladoras e etiquetadoras à venda: manuais, eletrônicas, automáticas, etc. Sem dúvidas, a melhor máquina é aquela que vai atender às suas necessidades.

Por isso, pense no que precisa exatamente e verifique se o modelo de interesse permite imprimir a mensagem desejada, confira quantos caracteres são suportados por etiqueta, por exemplo.

É preciso levar em consideração a facilidade no manuseio, as funções, o custo-benefício, entre outros fatores.

Vale a pena avaliar, ainda, a forma de impressão, a memória do aparelho, o tipo de tela e teclado, a velocidade e a resolução.

Normalmente, as máquinas manuais são mais adotadas no comércio, enquanto as eletrônicas são as preferidas para organização residencial ou de escritórios.

Qual o preço médio de etiquetadoras?

As máquinas manuais são mais baratas e simples, podem funcionar com um simples motor DC de 42 rpm e 3 Nm. O valor das etiquetadoras varia bastante, dependendo da marca, recursos e se já acompanha refis de bobinas de fita.

Obviamente, o modelo da máquina é o que mais interfere no preço. Algumas versões não precisam de reposição de tinta, por conta de seu sistema de impressão, geralmente térmica, bastando trocar a fita ou papel.

A fita ou papel apropriado para etiquetas pode ser de material adesivo, laminado, plástico, colorido, etc., e é sempre mais barata quando adquirida em quantidade. Há rotuladoras que imprimem em vinil, poliéster, nylon e tecido.

Etiquetadoras Kalatec

Conclusão

Agora você já conhece melhor as etiquetadoras e rotuladoras, bastando escolher o modelo ideal para a sua necessidade.

Pudemos perceber o quanto essas máquinas podem ajudar na organização e produtividade de lares, escritórios, lojas, empresas e até indústrias, devido à sua praticidade.

Vimos que dá para imprimir facilmente data, hora, códigos e qualquer outra informação que se fizer necessária.

Portanto, agora você já sabe que, para agilizar o trabalho de identificação de objetos e/ou produtos, as etiquetadoras são um excelente investimento.

Se você gostou desse post e quer saber mais sobre outros produtos que são verdadeiras soluções, acesse o nosso site. Até mais!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também